114. Sobre a Praga Negra【54/60】
Página (1/3)
Murphy encontrou Tris quando ela acabava de sair da tenda onde os feridos estavam sendo tratados.
Como soberana das forças psíquicas, embora tivesse perdido seus poderes e fosse mais inclinada às artes psíquicas sombrias e ofensivas, Tris não era estranha às técnicas de cura. No pior dos casos, ainda conseguia lançar alguns feitiços de restauração psíquica sobre cada pessoa.
Ela sempre tinha seus próprios afazeres, e Murphy raramente interferia em sua rotina diária.
Desta vez, porém, Tris não parecia nada bem.
Enquanto caminhava, massageava a testa sem parar, e sua pele estava mais pálida do que de costume.
Murphy sabia o motivo.
Ele se aproximou, amparou Tris e perguntou em voz baixa:
— A morte de Salokdar deixou você debilitada? Eu sei que a partida de um ancião sempre inflige aos descendentes uma dor indescritível através do pacto sanguíneo. Maldito seja aquele sujeito! Mesmo morto, continua atormentando você.
— Você está pensando demais. Só estou com dor de cabeça porque não bebi esta noite e acabei forçando demais a mente agora há pouco.
Tris revirou os olhos, bufou e tocou a cicatriz em seu pescoço.
— Perdi toda a essência do meu sangue há mais de cem anos. Além de conservar as características vitais de uma vampira, não sou muito diferente de uma humana comum um pouco mais habilidosa. Acho que, sem querer, descobri a segunda maneira de romper o pacto sanguíneo que atormentou os vampiros por mil anos.
A Senhora Bruxa Escarlate brincou com a própria trança diante do peito e comentou, com um tom levemente zombeteiro:
— Basta deixar-se enfraquecer o suficiente para que a dor causada pela partida do ancião não consiga mais afetá-la. Melhor ainda se você passar todos os dias por experiências mais dolorosas do que essa. Uma dor amarga, mas acompanhada de libertação, pode servir perfeitamente como uma agradável surpresa em algum dia de uma vida entediante.
Murphy fez um bico, conduziu Tris de volta à sua tenda e, por iniciativa própria, abriu uma garrafa de vinho para servir-lhe uma taça. Em seguida, envolveu o recipiente com uma aura gélida de energia da morte, fazendo a bebida esfriar, e levou-a até os lábios de Tris.
— Não precisa fingir que está bem. Ainda dói, não é?
— Você não consegue deixar de desmascarar minha pose despreocupada? Pequeno Murphy, quando é inteligente, você se torna insuportável!
Tris suspirou, tomou a taça e virou o vinho de uma só vez. Depois arrotou vigorosamente, devolveu o recipiente e bateu na cadeira.
— Outra taça. Desta vez, coloque mais gelo.
— Beber demais antes de dormir não é um bom hábito.
Murphy fez sua habitual reclamação e serviu outra taça.
Dessa vez, reuniu ainda mais energia da morte na palma da mão, fazendo a bebida começar a liberar um ar gélido.
Tris apoiou o queixo na mão e observou a cena. Quando Murphy se virou, ela perguntou de repente:
— Você bebeu o Sangue da Origem?
— Como descobriu? Eu pensava que ninguém soubesse desse segredo.
O jovem vampiro de aparência encantadora não negou. Diante de Tris, ele nunca conseguia mentir.
Observou-a com curiosidade, aguardando a resposta. A Senhora Bruxa Escarlate soltou uma risada estranha, tocou os próprios lábios e disse, com certa nostalgia:
— O sabor daquele sangue ancestral, repleto de energia psíquica e poder, era bom, não era? A última vez que o provei deve ter sido há mais de duzentos anos. O avarento Salokdar só nos deu uma taça a cada um quando fomos roubar a Semente da Vida, para fortalecer nossos poderes sob a meia-noite.
— Infelizmente, aquele desgraçado acrescentou alguma coisa à bebida, fazendo com que ela perdesse a capacidade de romper o pacto sanguíneo.
— Ele não ousava me conceder liberdade. Tinha medo da mulher que eu era naquela época. Medo de morrer!
— Pensando bem, aquela ocasião foi tão agourenta quanto um brinde antes da batalha. Não tive sequer tempo de saborear devidamente aquele gosto maravilhoso.
— Dezessete anciãos partiram conosco. No fim, apenas nós dois retornamos. O declínio do Clã dos Abutres Sanguinários começou naquela noite. Esgotamos todo o potencial e todo o poder de elite do clã em troca de uma possibilidade. A semente plantada há mais de duzentos anos, seguindo o ritmo imposto pelo destino, finalmente trouxe ao clã, nesta noite, uma destruição completa.
— Mas foi justamente por isso que conheço bem o aumento de poder que o Sangue da Origem proporciona a um vampiro.
A pequena Murphy, agora você completou os talentos e poderes que eu não pude lhe conceder. Suas asas já são fortes o bastante. Talvez você possa voar sozinho até os confins do céu, em vez de ficar preso neste maldito lugar chamado Transilva.
— Eu poderia, mas isso não significa que queira. Não quero tantas escolhas, porque elas significam que terei de escolher uma coisa e abandonar muitas outras. Escolher não é algo bom, e não precisamos de tanto assim.
Murphy colocou diante de Tris a taça, já coberta por cristais de gelo.
— Este lugar ainda precisa de mim! Você ainda precisa de mim! Portanto, deixemos as viagens e a ampliação de horizontes para depois. Tenho um presente para lhe dar.
Ele estava prestes a tirar do pacote psíquico preso à cintura a caixa mecânica que continha o coração de Salokdar, mas, no instante em que tocou o objeto, endireitou-se de repente e olhou para fora da tenda.
Através da visão compartilhada com o abutre devorador de sangue Réfano, que voava no céu, ele viu outra pessoa se aproximando.
Com efeito, alguns segundos depois, o Primeiro Senhor Cavaleiro da Ordem dos Cavaleiros do Pacto Sanguíneo, Sua Excelência Palano, surgiu diante de Murphy e Tris sob a luz da lua tingida de violeta. Depois de se lavar e remover os vestígios da batalha, ele recuperara toda a sua beleza e elegância.
Aquele sujeito extravagante vestia uma longa túnica prateada, ajustada ao corpo, com um enorme bordado de lua prateada nas costas — uma peça de “roupa de casa” claramente inspirada nos elfos. Nas mãos, carregava um grande buquê de rosas entrelaçadas em vermelho e preto.
Era evidente que também viera entregar alguma coisa.
A expressão de Murphy imediatamente se tornou sombria.
No meio da noite!
Um homem adulto aparecia na tenda de Tris carregando rosas tão espalhafatosas. O que pretendia?
Não haviam combinado tudo antes, no corredor desabado? Aquele sujeito não tinha honra alguma. Estava tentando atacá-lo de surpresa, não estava?
Na realidade, Murphy estava imaginando coisas.
Sua Excelência Palano era um vampiro poderoso e extremamente cavalheiresco. Não viera declarar sentimentos delicados a Tris, mas apenas celebrar, como um velho amigo, a “liberdade” dela.
— Ah, Bruxa Escarlate, tão deslumbrante quanto o fogo da meia-noite; minha antiga musa, é com o coração cheio de gratidão que vejo você finalmente escapar, sob a bênção da meia-noite, das amarras contratuais de um ambicioso e demente.
— A partir desta noite, ninguém mais poderá impedi-la de desfrutar a liberdade conquistada com tanto esforço.
Palano passou os dedos pelos longos cabelos dourados, encaracolados como a juba de um leão. Um discreto perfume masculino espalhou-se pelo ar, e, com um sorriso radiante, ele ofereceu as rosas da meia-noite.
Página (2/3)
Tris segurava a taça de vinho com uma das mãos e, com a outra, recebeu as rosas com indiferença. Levou-as ao nariz e cheirou-as.
— Hum... O peculiar aroma da terra sob as Montanhas Sombrias. Então seu desafortunado jardim de rosas ainda está funcionando?
— Manter um solo capaz de sustentar flores tão delicadas naquele maldito lugar custa uma fortuna todos os anos. A situação financeira da Ordem dos Cavaleiros do Pacto Sanguíneo chegou a esse ponto?
— Pequeno Palano, embora eu não saiba como minha irmã Lília morreu, nem como você conseguiu substituí-la como Primeiro Senhor, o Soberano Paien realmente não pretende controlar seus comportamentos absurdos? Vai deixá-lo continuar circulando por aí e envergonhando-o?
Tris fez um bico.
— Já faz mais de cem anos desde que nos vimos. Na última vez, você me disse que tinha trinta e sete deusas em seu coração. Quantas são agora?
— Cento e trinta e sete!
O senhor vampiro soltou uma gargalhada franca e respondeu, orgulhoso:
— Sou um cavalheiro de sentimentos tão ricos quanto meu apreço pelas coisas belas. Sempre me orgulhei disso.
No segundo seguinte, porém, sua expressão se tornou melancólica. Sob o olhar ligeiramente desgostoso de Murphy, tirou um pequeno caderno preto e delicado, acariciou-o com emoção e continuou:
— Entretanto, ao longo de um século, quarenta e oito das deusas que amei sucumbiram à maldição do envelhecimento. A vida humana é sempre tão radiante quanto os fogos de artifício, e seu encanto extraordinário esconde-se apenas num breve relance. Quando registro a beleza delas, porém, parece que um instante se transforma em eternidade.
— A morte... Ela leva consigo tantas belezas sem piedade, deixando apenas memórias pálidas para consolar nossos corações entristecidos.
Recitando as palavras como um menestrel, o cavaleiro de cabelos dourados abriu o caderninho, arrancou uma página e a estendeu para Tris.
Piscou seus olhos azuis e disse, em voz baixa e carregada de emoção:
— A irresistível Bruxa Escarlate retornou da morte. Minha querida Tris, finalmente posso deixar para trás e esquecer por completo uma tristeza que há muito não me abandonava.
Tris recebeu a folha. Nela havia um desenho feito à mão por Palano.
Era precisamente a cena do último encontro dele com a Bruxa Escarlate, ocorrido mais de cem anos antes.
Murphy lançou um olhar de soslaio e, surpreso, descobriu que aquele libertino inconfiável possuía um talento extraordinário para o desenho.
Na pequena folha, Palano retratara Tris como ela era naquela época. Embora fosse apenas um desenho em preto e branco, ainda era possível perceber que, em sua expressão, em seu temperamento e em sua aparência, ela diferia completamente da mulher que era agora.
Se fosse preciso descrevê-la, Tris daquela época era claramente muito mais fria e altiva do que a atual rainha inútil. Tinha exatamente o ar de protagonista de uma história sobre caminhos sombrios.
— Obrigada, pequeno Palano.
Tris ficou em silêncio por um instante.
Contemplou o desenho em suas mãos e, alguns segundos depois, agradeceu com uma ponta de tristeza:
— Obrigada por me fazer lembrar de um passado que eu já havia esquecido. Mas o que veio fazer aqui esta noite? Como pode ver, estou discutindo assuntos particulares com meu descendente.
A resposta de Tris fez surgir um leve sorriso nos lábios de Murphy.
Não era à toa que ela era a Bruxa Escarlate!
Mulheres inteligentes sempre conseguiam, sem perceber, levar em consideração os pequenos desejos do homem da casa.
Palano, porém, balançou a cabeça. Com elegância e exagero, ajeitou os longos cabelos dourados e então lançou a Murphy um olhar terno, semelhante ao de um amante.
Com um sorriso, explicou:
— Não vim por você, Tris. Vim pelo belo Murphy. As flores são apenas uma lembrança entre velhos amigos. Tenho um assunto importante para tratar com ele.
— Oh?
Dessa vez, foi a expressão de Tris que se tornou estranha.
A Bruxa Escarlate alternou um olhar desconfiado entre Murphy, cuja expressão havia mudado ligeiramente, e Palano, que continuava sorrindo.
Ei!
No meio da noite!
O que aqueles dois homens solteiros e bonitos demais pretendiam discutir em particular?
Embora soubesse que Palano não era particularmente interessado em perseguir amizades íntimas demais com outros homens e confiasse plenamente na força mental de Murphy, não havia garantia de que alguma faísca estranha não surgisse entre os dois.
— Vão conversar aqui mesmo!
Tris colocou a taça e as rosas de lado.
— Sou a anciã de Murphy. Tenho o direito de ouvir qualquer assunto relacionado a ele.
— Naturalmente. Não há nada que precise ser escondido.
Palano estalou os dedos.
Em meio a uma vibração peculiar de energia psíquica, os pontos luminosos transformaram-se em rosas voadoras, que moldaram para ele uma luxuosa cadeira inteiramente feita de energia psíquica. Ele se sentou com extrema compostura e fez um gesto para que Murphy também se acomodasse.
Murphy balançou a cabeça. Permaneceu de pé atrás de Tris, pousando uma das mãos sobre o ombro dela.
O gesto fez Tris respirar aliviada por dentro.
Ainda bem. Ao que tudo indicava, não havia nenhuma faísca maldita entre os dois.
Como esperado do pequeno Murphy: inteligente o bastante e perspicaz o bastante para saber o que fazer e impedir que a velha senhora da casa tivesse pensamentos disparatados.
Página (3/3)
— É sobre a Calamidade Negra!
A expressão do senhor cavaleiro tornou-se séria.
— Esse é, na verdade, o principal motivo de minha vinda a Transilva. Em teoria, eliminar o corrompido Salokdar foi apenas uma tarefa secundária.
— Em seguida, ainda terei de viajar, em nome do Soberano Paien e da Ordem dos Cavaleiros do Pacto Sanguíneo, até Ventoforte, a capital do Reino de Nortdov. Depois passarei pela Baía de Gelo e pelas Florestas de Sax, chegarei aos Penhascos Brancos e, por fim, atravessarei o Estreito de Grineli para alcançar a Cidade Nebulosa do Reino dos Coturnos-Dourados.
— Por ordem do Soberano Paien, devo informar aos líderes de todas as forças do continente que a Quinta Calamidade Negra está prestes a ocorrer. Também devo exigir, conforme o antigo “Pacto de Bronze”, que enviem tropas de elite às Montanhas Sombrias para apoiar a defesa da linha que vai da Fortaleza de Bronze até a Montanha Desolada.
— Transilva é minha primeira parada. Entretanto, Salokdar morreu. Portanto, essa ordem terá de ser aceita pelo novo senhor destas terras.
— Réfano Murphy de Lesembrá!
— Como senhor da região próxima à Cidade de Cadman, exijo que você se prepare devidamente, nos próximos meses, para enfrentar a Calamidade Negra!
— Devido ao terreno peculiar de Transilva e à posição especial que ocupou nas calamidades anteriores, vocês não precisarão enviar soldados para apoiar a Fortaleza de Bronze. Mas deverão preparar as defesas locais para impedir que a Calamidade Negra se espalhe até o coração do continente.
À medida que Palano descrevia a situação, a expressão de Tris se tornava cada vez mais pesada e séria. Murphy também assumiu um semblante grave.
Embora tivesse apenas uma noção vaga do que significava a expressão “Calamidade Negra”.
Era natural.
Afinal, a última Calamidade Negra ocorrera cento e onze anos antes. Para os humanos, aquele acontecimento era tão distante quanto uma história de lenda ou mito.
— O Clã dos Abutres Sanguinários acaba de sofrer um golpe devastador! E a maldita Guerra dos Dez Anos desmembrou a Confederação de Póssia. O Reino dos Coturnos-Dourados e o Reino de Nortdov estão prestes a devorá-la, atacando-a de leste e oeste!
— Pequeno Palano, você sabe muito bem o que aconteceu aqui ao longo dos últimos séculos. A Segunda Guerra da Noite e a Guerra dos Dez Anos enfraqueceram severamente o Clã dos Abutres Sanguinários.
— Os vestígios da Quarta Calamidade Negra nesta terra sequer foram completamente eliminados. Nas regiões remotas, bandos de saqueadores gnolls ainda vagam por toda parte.
— Já não somos nem sombra do que fomos.
— A Transilva de hoje chegou ao ponto mais fraco dos últimos quatrocentos anos. Sozinhos, somos incapazes de defender a linha dos Pântanos Imundos.
— Precisamos de ajuda!
Tris não hesitava quando o assunto era importante. Endireitou-se e disse solenemente a Palano:
— Isto nem sequer é um pedido! Você precisa transmitir minha opinião ao Soberano Paien. Se ele não intervier, será inevitável que a Calamidade Negra atravesse a região de Transilva.
— Entendo. O Soberano já fez os ajustes necessários.
Palano ergueu a mão para acalmá-la, indicando que não precisava ficar tensa.
— Entre as instruções que recebi, está a exigência de que, ao me encontrar com a “Mulher-Loba” e o Rei Luís, eu lhes peça o seguinte: os Reinos de Nortdov e dos Coturnos-Dourados devem enviar tropas ao sul de Transilva para ajudá-los a resistir à Calamidade Negra. Além disso, devem libertar os vinte e seis mil servos de sangue armados e vampiros do Clã dos Abutres Sanguinários capturados durante a guerra anterior.
— Se dividiram entre si a essência da Confederação de Póssia, que antes assumia a responsabilidade pela defesa, então também devem assumir as obrigações que a Confederação cumpriu durante os últimos séculos!
Tris soltou um suspiro de alívio.
Murphy, porém, ainda tinha dúvidas:
— Os reis humanos realmente obedecerão às ordens do Soberano Paien? Não estou questionando a autoridade dele, mas nós somos vampiros, enquanto eles são humanos!
— Quando o assunto é a Calamidade Negra, eles obedecerão.
Palano balançou a cabeça.
— Mesmo sem a exigência do Soberano, os dois reis certamente enviariam forças para apoiá-los. O motivo é simples: se Transilva, que enfrentará diretamente a Calamidade Negra, cair, os reinos deles serão os próximos a sofrer!
— Ninguém pode permanecer completamente alheio a um desastre como esse!
— Não há país ou força neste continente capaz de enfrentar sozinho a Calamidade Negra. Nem mesmo o Reino de Castela, dos elfos, ou o Império de Sanghai, no meio do deserto de areia milenar, conseguiriam fazê-lo!
— Naturalmente, se eles aprendessem com o poderoso e misterioso antigo Reino de Calemo, construíssem na fronteira uma maravilha como a Espinhaço do Dragão, que se estende por milhares de quilômetros, e colocassem milhões de soldados para preencher suas linhas defensivas, talvez ainda houvesse alguma possibilidade.
— Mas estou curioso, Murphy. Por que você questiona a influência do Soberano neste assunto?
O Primeiro Senhor fitou Murphy com perplexidade. Tris fez um gesto com a mão e explicou:
— Eu concedi a primeira transformação a Murphy apenas um ano atrás. Antes disso, ele era um jovem humano de dezoito anos que não entendia absolutamente nada. Naquela época, provavelmente teria considerado a Calamidade Negra uma história de lendas. Os humanos sempre têm uma visão limitada. Você não pode culpá-lo por isso.
— Ah, então é isso?
Palano assentiu. Seu olhar para Murphy tornou-se ainda mais radiante.
Ele suspirou, admirado:
— Em apenas um ano, você alcançou tamanha força! Que talento magnífico, que vontade extraordinária! Ao que parece, nossa raça vampírica verá nascer outro gênio sobrenatural comparável à Bruxa Escarlate.
— Tenho a imensa felicidade de testemunhar isso com meus próprios olhos!
Fim do capítulo