Capítulo 145: A Luta da Flexibilidade
"Contudo?" Stalin pousou os documentos que tinha na mão, olhou para Beria, que aguardava, e perguntou: "Camarada Beria, qual é o nível de confidencialidade do alvo?"
"No Comissariado do Povo para Assuntos Internos, além de mim, apenas o Comissário do Povo de Primeira Classe, o General Merkulov, sabe disso", respondeu Beria rapidamente. "O nível de confidencialidade ainda é bastante alto. Os agentes clandestinos próximos ao alvo entram em contato direto com o Comissário do Povo de Primeira Classe, sendo absolutamente impossível a sua exposição."
"Não se deve dizer que nada é absolutamente impossível." Por alguma razão, Stalin mantinha reservas quanto à afirmação de que a exposição era impossível, o que deixou Beria subitamente apreensivo.
Para alguém que ocupava um cargo de alta segurança, perder a confiança da mais alta cúpula era algo aterrorizante. Será que Stalin já estava cansado do Comissário do Povo de Primeira Classe, o General Merkulov? Ou será que havia perdido a confiança em todo o Comissariado do Povo para Assuntos Internos?
Enquanto Beria ponderava sobre inúmeras possibilidades, Stalin disse com total descontração: "Desta forma, podemos determinar algo muito importante: vamos mudar a forma de luta. Nesta guerra devastadora, o único país que ficou de fora foram os Estados Unidos. Tanto a Grã-Bretanha quanto a França sofreram graus variados de danos severos, e esses países europeus agora precisam urgentemente de colônias para injetar sangue novo. O maior problema que enfrentam é a reconstrução, exatamente o mesmo que nós, os Soviéticos."
"A visão do Camarada Stalin sobre este assunto coincide com os relatórios recebidos", concordou Beria incondicionalmente. "Recebemos a notícia de que as forças militares da França e da Holanda já retornaram à Ásia, tentando restabelecer o domínio colonial no Sudeste Asiático. Os Estados Unidos não manifestaram oposição pública."
"Então, a atitude da nossa União Soviética é de oposição pública!" Stalin declarou sua postura de forma concisa e direta.
"Então, Camarada Stalin, que nível de apoio e assistência seria apropriado fornecer?" Beria perguntou imediatamente ao ouvir aquilo, sabendo que a decisão final cabia ao próprio Stalin.
"Fornecer todo o apoio moral, exceto ajuda material e assistência", disse Stalin com uma risada leve. "Manifestar apoio não custa nada, mas lutar contra os americanos tem um custo. Vamos dar um passo além e exigir que os americanos façam uma ocupação por zonas do Japão. É claro que os americanos não vão concordar, mas nós devemos exigir mesmo assim. Hokkaido ficará para sempre separada do Japão, e os japoneses nunca mais verão Hokkaido, assim como nunca conseguem ver as próprias orelhas."
Stalin sabia muito bem que os americanos, agora de posse da bomba atômica, andavam soberbos, mas a boa notícia era que a Grã-Bretanha, a França e os países coloniais europeus pareciam não querer meter-se nessa confusão.
A Europa e os Estados Unidos não estavam unidos. Isso trazia vantagens? Com certeza. Pelo menos por um curto período de tempo, a Europa não seguiria os Estados Unidos para iniciar uma Terceira Guerra Mundial.
O tema da Terceira Guerra Mundial não era de forma alguma um assunto tabu em nenhum país no ano de 1945. Muitas pessoas acreditavam que uma guerra mundial eclodiria mais cedo ou mais tarde, e havia muitos pensamentos semelhantes dentro da União Soviética.
Na verdade, o próprio Stalin não estava totalmente tranquilo quanto à atual situação na Europa, acreditando que a possibilidade de irromper uma guerra mundial existia, especialmente após os Estados Unidos empunharem a bomba atômica, tornando essa ameaça ainda mais direta.
Foi por isso que ele pediu a Zhukov que convidasse Eisenhower a visitar Moscou em caráter pessoal, adotando uma postura amigável para amenizar as relações entre os dois lados. Eisenhower tinha acabado de partir.
Eisenhower visitou a União Soviética a convite e, acompanhado por Zhukov, assistiu à cerimônia de abertura na Praça Vermelha de Moscou junto com o líder soviético. Diante da multidão em júbilo, ambos se abraçaram e acenaram, fazendo com que todos acreditassem que as relações entre os EUA e a União Soviética eram estreitas.
Nos momentos de lazer, os dois conversaram longamente, desde a Batalha de Leningrado até a Batalha de Moscou, e da campanha africana ao Desembarque na Normandia, compreendendo-se e respeitando-se ainda mais. O que os deixou imensamente felizes foi que, durante a visita de Eisenhower, o Japão se rendeu. Para veteranos calejados por tantas batalhas, aquilo era a consagração da glória.
"No momento oportuno, podemos permitir que o Camarada Zhukov faça uma visita de retribuição aos Estados Unidos, já que Eisenhower fez o convite", disse Stalin calmamente. "As disputas com os Estados Unidos sobre a questão japonesa e a visita de retribuição do Camarada Zhukov não entram em conflito. Devemos conciliar e lutar ao mesmo tempo, prestando atenção aos métodos e às formas."
Atualmente, sob a premissa de preservar os interesses na Europa Oriental, Stalin achava que se podia adotar uma atitude de distensão em relação aos países da Europa Ocidental. Pois não eram apenas os países da Europa Ocidental que precisavam de reconstrução; a União Soviética também precisava ser reconstruída.
Assim como os países da Europa Ocidental temiam uma invasão soviética, a União Soviética também temia a eclodição de uma Terceira Guerra Mundial e uma invasão conjunta por parte dos Estados Unidos, da Grã-Bretanha e da França. Desde que a Alemanha lançou um ataque surpresa contra a União Soviética, a alta cúpula soviética havia perdido a confiança nesses imperialistas.
Agora, esses países imperialistas tampouco eram dignos de confiança, mas podiam ser divididos e desestabilizados, atrasando a união dessas potências imperialistas.
Por outro lado, na Europa Oriental, Stalin acreditava que se podia adotar uma estratégia de defesa ofensiva: usar a Península Coreana como moeda de troca para garantir o máximo de interesses no Japão, fazendo com que os Estados Unidos reconhecessem que a ocupação soviética de Hokkaido era apenas o objetivo mínimo.
Na verdade, naquele momento os americanos ainda não tinham uma presença significativa na Coreia, pois a Coreia havia estado sob o domínio colonial japonês e, naturalmente, não havia espaço para a influência americana. Os americanos também não teriam como projetar uma grande força militar para a Península Coreana a curto prazo. Os soviéticos eram diferentes; eles já possuíam um vasto contingente militar na Sibéria e podiam marchar para o sul a qualquer momento com tropas.
E, de fato, os soviéticos implantaram forças militares na Coreia antes dos americanos.
Se não fosse pela bomba atômica, a União Soviética, que já havia entrado na Península Coreana, poderia facilmente expulsar os americanos.
Contudo, com a bomba atômica, a situação era outra. A atitude dos Estados Unidos, em comparação com antes da detonação da bomba, mudou da água para o vinho, exemplificando perfeitamente o ditado de que mudar de opinião é mais fácil do que virar a página de um livro.
Stalin até se alegrava por ter aceitado a manobra de bastidores iniciada pelos britânicos na Conferência de Potsdam. Se continuassem a não conseguir chegar a um acordo, os Estados Unidos, agora armados com a bomba atômica, certamente encontrariam uma oportunidade para infligir humilhações intermináveis à União Soviética.
Nas questões do Japão e da Península Coreana, Stalin já previa que sofreria pressões dos Estados Unidos. Aquele momento definitivamente já não era o clima de cordialidade do final da guerra mundial, mas sim algo carregado de pólvora.
O Japão e a Península Coreana eram diferentes. A União Soviética podia permitir, conforme os acordos anteriores, que os americanos recebessem a rendição na península ao sul do paralelo 38, pois a Península Coreana afinal fazia parte do continente. Mesmo permitindo a entrada dos americanos, a União Soviética, com sua esmagadora superioridade em forças terrestres, não deveria temê-los.
Hokkaido era diferente. Comparada com a frágil Marinha Vermelha soviética, a marinha americana parecia um exército vindo do futuro. Se pudessem fazer os Estados Unidos reconhecerem a ocupação de fato soviética em troca de garantir a vantagem soviética sobre as forças americanas na Península Coreana, isso parecia um resultado nada ruim, sob qualquer perspectiva.
Teoricamente, Stalin não pretendia abrir mão de nada, mas, até que o projeto da bomba atômica soviética fosse concluído com sucesso, ele era obrigado a engolir sapos por enquanto. Até mesmo a retirada de tropas do Irã estava prevista para ser cumprida, em vez de recorrer a ameaças políticas e militares contra Pahlavi, bastando manter a taciturnidade da divisão norte-sul herdada dos tempos da Rússia Imperial e da Grã-Bretanha.
A União Soviética atual devia adotar uma atitude de distensão em relação à Grã-Bretanha e à França. Mesmo que fosse para criar problemas, não seria na Europa, mas sim usando as cartas na manga no Extremo Oriente — onde a Grã-Bretanha e a França não tinham interesses vitais —, utilizando o Japão e a Península Coreana como tabuleiros para confrontar os Estados Unidos.
Quanto aos acordos de bastidores da Conferência de Potsdam, todos seriam reconhecidos, acompanhados de um cronograma claro de retirada de tropas, mantendo contato com a Grã-Bretanha e os Estados Unidos, especialmente com a primeira, para garantir a transparência da retirada.
"Os Estados Unidos têm a arma atômica e nós não. Nosso projeto de bomba atômica deve ser concluído o mais rápido possível para podermos mudar nossa atual fraqueza psicológica e fazer com que os americanos falem mais baixo quando conversarem conosco", disse Stalin a Beria com um olhar muito sério.
Beria era o responsável pelo projeto nuclear soviético. Já na época da Batalha de Moscou, a pilha de informações sobre energia atômica nas mãos de Beria era espessa. Espiões britânicos e americanos em várias frentes haviam enviado mensagens de que, nos próximos dois anos, era muito provável que a Grã-Bretanha desenvolvesse sua própria bomba atômica.
De acordo com as informações soviéticas, o primeiro país a desenvolver a bomba atômica seria a Grã-Bretanha, mas ninguém esperava que o plano nuclear britânico fosse encerrado e absorvido pelo Projeto Manhattan.
Como Comissário do Povo para Assuntos Internos da União Soviética, Beria detinha em suas mãos dados detalhados sobre a pesquisa nuclear anglo-americana, mas, durante a guerra, Stalin não demonstrava interesse pela pesquisa atômica, o que impedia Beria de avançar com os estudos.
Um estrondo vindo do outro lado do oceano despertou Stalin. As duas bombas atômicas detonadas mais tarde no Japão fizeram Stalin perceber de verdade quão graves podiam ser as consequências de um erro de julgamento.
Se não fosse pelo fato de os britânicos, visando seus próprios interesses, usarem constantemente as armas nucleares americanas para chantagear a União Soviética, uma vez iniciada a chantagem real pelos EUA, a União Soviética perderia muito mais.
"O projeto tem avançado de forma constante. Com certeza faremos os Estados Unidos se acalmarem o mais rápido possível", garantiu Beria solenemente.
"Diga ao Camarada Molotov para marcar uma data e enviar uma delegação para visitar os países da Europa Ocidental, tendo a França e a Grã-Bretanha como destinos importantes", disse Stalin, assentindo com a cabeça, antes de mudar de assunto para expressar sua intenção de demonstrar boa vontade rumo aos britânicos e franceses. "Faça com que o Conjunto de Dança da Bandeira Vermelha os acompanhe na viagem, realizando visitas na forma de intercâmbios artísticos, o que tornará a iniciativa mais pura."
Na zona de ocupação britânica em Bona, considerada pela mídia do Império Britânico como o modelo exemplar de reconstrução, um membro importante da Comissão de Comércio trabalhava incansavelmente como oficial de ligação para a Europa, incapaz de se desvencilhar da vida baseada em sanduíches. Afinal, a vida de um exército de ocupação era simplesmente maravilhosa.
Aquele leal funcionário público do império sofria agora com a corrosão e o assombro dos dragões. Se não tivesse mantido sua intenção original desde o início, Alan Wilson jamais teria aguentado até aquele momento.
Contudo, os dias de vida boa e despreocupada já estavam contados. Alan Wilson era um homem de princípios e dava enorme valor ao espírito contratual; ele não faria como outros estrangeiros na Alemanha, que enganavam o corpo das jovens em troca de alguns maços de cigarro. Ele queria garantir que as duas irmãs pudessem viver sem preocupações antes de partir com tranquilidade.