Capítulo 116: A punhalada pelas costas de um aliado
Alan Wilson acreditava que tudo não passava da relação de aliados entre o Reino Unido e os Estados Unidos, e que bastaria uma conversa de dois dias e algumas notas oficiais para encerrar o assunto. No entanto, ao retornar e preparar sua bagagem para voltar a Berlim, o secretário do Ministério das Relações Exteriores, Alexander Cadogan, apareceu e lhe disse: "Os americanos querem que o Reino Unido encontre um lugar para acomodar aqueles iugoslavos."
"Por que os americanos não os acomodam eles mesmos?" Alan Wilson ficou furioso, seu patriotismo inflamado não pôde ser contido. Aquele era um problema dos americanos; por que forçar o Reino Unido a resolvê-lo?
Embora o problema tenha começado originalmente por causa de Alan Wilson, quem saberia? Não, será que os americanos descobriram algo? As palavras de Alexander Cadogan dissiparam suas preocupações: "De fato, é uma humilhação que os americanos impõem ao Império Britânico. Não há razão alguma para eles agirem assim, mas agiram. O Primeiro-Ministro Attlee está furioso!"
Na verdade, o Primeiro-Ministro Attlee estava genuinamente furioso, mas não por causa de um problema menor como os refugiados iugoslavos, que Truman apenas mencionou casualmente durante uma conversa. Foi apenas por causa de uma palavra vinda de um chefe de Estado que Attlee pediu a Edward Bridges que cuidasse do assunto. O motivo real da ira do Primeiro-Ministro era outro.
"Winston, este é o aliado com uma relação especial de que você tanto falava", disse o Primeiro-Ministro Attlee, olhando para o rosto de buldogue de Churchill com escárnio. "Eu realmente não esperava que, antes mesmo de a União Soviética, contra a qual sempre estivemos alertas, nos atacar, a primeira punhalada viria do seu tão íntimo aliado. Os americanos agiram com perfídia. O que você tem a dizer, Winston?"
O Primeiro-Ministro Attlee tinha motivos para estar furioso, pois, durante sua conversa com o Presidente Truman, ele mencionou que os Estados Unidos deveriam compartilhar os dados da bomba atômica, mas foi recusado.
O Reino Unido possuía seu próprio plano de pesquisa nuclear. Na época, Attlee ainda era vice-primeiro-ministro e tinha conhecimento do "Projeto Tubo de Liga" (Tube Alloys). Logo após a Alemanha invadir a Polônia e o Reino Unido e a França declararem guerra, o Reino Unido começou a desenvolver secretamente novas armas contra os nazistas. Cientistas britânicos descobriram que, através do enriquecimento de urânio natural, seria possível fabricar uma bomba nuclear de grande poder.
No final de 1939, um grupo de pesquisa secreto foi estabelecido em Liverpool para estudar a viabilidade da fabricação da bomba; este era o projeto ultrassecreto codinome "Tubo de Liga". Com o passar do tempo, o desenvolvimento da bomba atômica avançou significativamente. Os experimentos revelaram que um nêutron só poderia ser capturado se estivesse dentro da faixa de alvo eficaz do núcleo.
Nesse momento, a pesquisa britânica estava na vanguarda mundial. Enquanto isso, os Estados Unidos, que também desenvolviam secretamente a bomba atômica, ainda tateavam as teorias do reator atômico e tinham conceitos muito vagos sobre dispositivos de explosão nuclear.
Pouco depois, o Reino Unido começou a se preparar para a fabricação da bomba. Pode-se dizer que, se tivesse continuado seus esforços, o Reino Unido teria a capacidade de fabricar a bomba atômica rapidamente. No entanto, com a expansão da guerra, especialmente após a queda da França, o território britânico deixou de ser seguro.
O Primeiro-Ministro Churchill reuniu-se com o Presidente Roosevelt. Após cuidadosa negociação, assinaram o "Acordo de Quebec": para evitar os bombardeios alemães, os cientistas nucleares britânicos iriam para os Estados Unidos trabalhar com os americanos. O projeto britânico foi integrado ao Projeto Manhattan, sob liderança americana.
Attlee lembrava-se de que Churchill, na época, garantiu categoricamente que os americanos haviam prometido compartilhar todos os resultados da pesquisa. Mas agora, ao pedir a Truman, foi recusado.
"Truman é, de fato, um homem pérfido", disse Churchill, sem a habitual força e teimosia. "Roosevelt me garantiu pessoalmente..."
"Roosevelt?" Attlee fez uma careta. "Você insistiu na integração ao Projeto Manhattan. E agora? Truman me recusou diretamente, querendo manter os dados da pesquisa apenas para si. Os americanos podem usá-la contra o Japão, ou talvez contra a União Soviética, e não há garantias de que não a usarão para nos chantagear no futuro."
"Peça aos nossos cientistas para voltarem imediatamente. Não acredito que não possamos fabricar uma bomba sem os americanos!" Sem se importar com o raro estado de vergonha de Churchill, Attlee disparou a ordem friamente; ele já estava pronto para retornar a Londres. Revitalizar a economia britânica, somado ao reinício do "Projeto Tubo de Liga", parecia-lhe muito mais importante do que qualquer Conferência de Potsdam.
Alan Wilson não sabia que a primeira punhalada americana no pós-guerra contra o Reino Unido havia ocorrido antes do previsto na história. Na linha do tempo original, os Estados Unidos só recusaram formalmente o compartilhamento de dados após a rendição do Japão. Desta vez, após Attlee saber do sucesso do teste nuclear americano na Conferência de Potsdam e questionar o acordo inicial, a recusa de Truman foi antecipada em meses.
Alan Wilson, preocupado com os refugiados iugoslavos, não sabia que o ex-primeiro-ministro Churchill estava mais constrangido do que nunca, sendo ainda alfinetado por seu antigo vice.
"Sir Edward, o que faremos? Acomodá-los na zona de ocupação britânica? Do meu ponto de vista pessoal, é um pedido insolente", queixou-se Alan Wilson a Edward Bridges. "Que os americanos tratem um aliado próximo desta forma..."
Edward Bridges permaneceu impassível, pensando consigo mesmo: "Você ainda não viu nada mais insolente." Como secretário do gabinete, Bridges estava ciente da insatisfação do Primeiro-Ministro com a perfídia americana.
Alan Wilson desconhecia aquela punhalada específica, mas sabia da que viria no mês da rendição japonesa, quando os EUA encerrariam os financiamentos e empréstimos ao Reino Unido sob o pretexto do fim da guerra.
"Acomodar os iugoslavos na nossa zona de ocupação só trará caos à já frágil região", disse Edward Bridges, balançando a cabeça. "Os americanos estão empurrando o problema para nós, e somos obrigados a aceitar. Como você disse, é um pedido insolente."
"Por que não enviá-los para as colônias?" sugeriu Alexander Cadogan de repente. "Assim, ficam longe da vista e da mente, e talvez até sejam úteis."
"Oh, uma boa sugestão", concordou Edward Bridges. "Onde seria mais adequado?"
"Rodésia, onde os imigrantes brancos já formam uma comunidade considerável", pensou Cadogan. "Ou na Malásia Britânica. Franceses e holandeses não estão voltando para suas colônias? Nós também deveríamos reforçar nossa presença na Malásia."