Capítulo Cento e Treze: O Plano Edriel

Funcionário público britânico Montanha Verde e Pinheiro de Ferro 2345 palavras 2026-04-01 14:48:21

Página (1/3)

O chamado plano de revitalização econômica tinha como essência a determinação de que o Império Britânico jamais se renderia enquanto o sangue da Índia não tivesse sido completamente derramado. Naturalmente, isso dizia respeito apenas à parte pertencente à Grã-Bretanha, além de envolver também questões relacionadas a outros países.

A comunidade colonial europeia havia ferido profundamente os sentimentos de outras regiões e povos; na verdade, porém, essa generalização também não era inteiramente correta.

Acontecia apenas que os países com os quais o Império Britânico desejava estabelecer contato eram, por acaso, justamente potências coloniais. Em uma coincidência extraordinária, todos compartilhavam interesses comuns. Assim, podiam sentar-se tranquilamente para discutir como restaurar o sistema jurídico e a ordem na Europa.

A base do plano de revitalização econômica era aquilo que Alan Wilson propusera: estabelecer uma ligação entre a Índia Britânica e a zona alemã ocupada pelos britânicos, adotar um sistema de preços duplos, restaurar e aproveitar o quanto antes a capacidade industrial alemã, compensar a insuficiência produtiva da metrópole britânica e utilizar o mercado da Índia Britânica como destino para o escoamento dos produtos alemães.

Naturalmente, em princípio, não seria excessivo que o Império Britânico sacrificasse seus próprios interesses para ajudar a Alemanha a recuperar-se e extraísse disso uma remuneração insignificante. Tudo era perfeitamente razoável e justificável.

Os Estados Unidos não haviam sido afetados pela guerra e agora dispunham de enormes recursos financeiros. A União Soviética possuía um território vasto e rico, além de uma vantagem esmagadora em forças militares convencionais e capacidade administrativa. Portanto, para os países da Europa Ocidental, só restava buscar vantagens dentro de si mesmos.

De um funcionário público ansioso por promover o progresso, Alan Wilson, ao secretário do Gabinete, Edward Bridges, e finalmente ao primeiro-ministro do Império Britânico, Clement Attlee, o plano europeu de revitalização econômica que as gerações futuras chamariam de Plano Attlee aproximava-se cada vez mais de sua apresentação oficial.

Quanto ao pequeno figurante da Conferência de Potsdam, Alan Wilson, oficial de ligação da Índia Britânica junto ao Ministério dos Assuntos Indianos, transmitiu ao lorde Barron, em Nova Deli, as instruções do secretário do Gabinete, Edward Bridges.

A queda do Império Japonês estava próxima. Embora a guerra soviética no Extremo Oriente praticamente nada tivesse a ver com o Império Britânico, certas informações permitiam saber que a União Soviética já havia atacado Hokkaido.

A parte relacionada ao Império Britânico dizia respeito ao campo de batalha do Sudeste Asiático. Conforme a divisão estabelecida na Conferência de Potsdam, com exceção das tropas japonesas nas Filipinas e no Vietnã do Norte, todos os soldados japoneses no Sudeste Asiático — isto é, as forças conhecidas como Exército do Sul — se renderiam ao Império Britânico.

Alan Wilson conseguia imaginar de olhos fechados quem receberia a rendição: certamente o pai de Pamela Mountbatten. Quase oitocentos mil soldados do Exército do Sul japonês cairiam nas mãos do Império Britânico; desse total, cerca de quinhentos ou seiscentos mil.

Página (1/3)

Página (2/3)

No telegrama enviado a Nova Deli, foi declarado que, diante da destruição causada pelo exército japonês no Sudeste Asiático e da ideia de fazê-lo expiar seus crimes participando da reconstrução do pós-guerra — o que não tinha nada de novo, pois a própria Grã-Bretanha já contava com quatrocentos mil soldados alemães reconstruindo pontes e reparando estradas —, o que o Império Britânico desejava exibir era o tratamento humanitário dado aos soldados alemães na zona alemã ocupada pelos britânicos, e não o tratamento dispensado aos prisioneiros alemães na metrópole. No campo moral, era preciso demonstrar flexibilidade, não rigidez pedante.

Depois do trecho sobre a detenção de soldados japoneses para que participassem da reconstrução, Alan Wilson acrescentou que, após retornar à Malásia Britânica, deveria ser feito um levantamento da proporção entre chineses e malaios dentro do território.

Naturalmente, ele também não se esquecera de mencionar que, caso os holandeses não conseguissem chegar a Jacarta a tempo, o exército britânico poderia assumir primeiro o controle da situação na cidade e aguardar a chegada das tropas holandesas antes de decidir os passos seguintes.

Depois do trecho referente ao tratamento dos prisioneiros de guerra japoneses, vinha a parte sobre a Tailândia. Talvez os britânicos na metrópole não compreendessem inteiramente esse ponto, mas os funcionários públicos da Índia Britânica conheciam perfeitamente o papel da Tailândia. Conceder ao país o tratamento reservado a uma nação derrotada e aplicar-lhe uma punição proporcional era algo que lorde Barron certamente entenderia.

A ofensiva política e a intimidação militar contra a Tailândia podiam começar imediatamente. O país guardava profundo ressentimento contra a França, que havia tomado o Laos e o Camboja, dois antigos Estados subordinados à Tailândia. Aos olhos de muitos tailandeses atentos à política, as verdadeiras potências imperialistas eram precisamente a Grã-Bretanha e a França; o Japão não tinha grande relação com isso.

Entretanto, o inimigo a ser enfrentado ao punir a Tailândia não era o Japão, mas justamente os Estados Unidos, que naquele momento se apresentavam como aliados. O governo pró-japonês de Plaek Phibunsongkhram havia caído, sendo substituído por um governo civil.

Tudo isso estava estreitamente relacionado ao Movimento Tailândia Livre, iniciado pelo embaixador em Washington. A Tailândia renunciara às regiões do norte da Malásia, aos Estados Shan e a outros territórios que o Japão lhe havia concedido, além de mostrar-se disposta a indenizar as perdas sofridas pelos interesses britânicos e americanos no país durante a guerra.

Além disso, o próprio Phibunsongkhram era um usurpador que expulsara o rei Rama VII e manipulava o rei Rama VIII. O governo americano declarou que aquela junta militar não podia representar o povo tailandês e defendeu o abandono de novas medidas de responsabilização contra a Tailândia. Por trás disso estavam interesses concretos: punir ainda mais a Tailândia apenas permitiria que a Grã-Bretanha se fortalecesse no Sudeste Asiático. Os Estados Unidos precisavam de uma Tailândia favorável a si e capaz de contrabalançar o sistema colonial britânico e francês.

Alan Wilson afirmara claramente no telegrama que a atitude do novo primeiro-ministro Attlee em relação à Índia Britânica era menos intransigente que a do primeiro-ministro Churchill. Se concluísse que não conseguiria sufocar a onda de resistência na Índia Britânica, Attlee talvez abandonasse o território.

Nesse caso, os cem mil funcionários públicos da Índia Britânica se transformariam da noite para o dia em desempregados. A metrópole britânica não teria como acolher tamanha quantidade de servidores; portanto, a possibilidade de arrancar territórios da Tailândia estava diretamente ligada ao potencial futuro da Malásia Britânica.

O telegrama deixava clara a gravidade da questão: tratava-se do futuro emprego de cem mil funcionários públicos. Lorde Barron certamente levaria isso a sério. Além disso, a guerra ainda não havia terminado, e agir sob o pretexto de acertar as contas com o Japão seria uma excelente oportunidade.

Página (2/3)

Página (3/3)

Na realidade, nos últimos dias da Conferência de Potsdam, os representantes das diferentes nações já não tinham muito mais a discutir. Do lado britânico, o primeiro-ministro Attlee, que sempre desejara reduzir os custos e restaurar a prosperidade da metrópole, passou a evitar aparições nos últimos dias, deixando a Churchill — que não ocupava cargo oficial algum e possuía apenas o título de conselheiro — a tarefa de lidar com os Estados Unidos e a União Soviética.

O próprio primeiro-ministro Attlee discutia com o secretário do Gabinete, Edward Bridges, o plano de revitalização econômica do pós-guerra. Mais precisamente, tratava-se da comunidade colonial europeia.

“França, Países Baixos, Bélgica, Espanha e Portugal.” Attlee enumerou os impérios coloniais europeus que haviam sobrevivido, ao mesmo tempo que demonstrava grande interesse pelo sistema de preços duplos, sob liderança britânica, entre a zona alemã ocupada pelos britânicos e a Índia Britânica.

“Isso não provocará o descontentamento dos alemães?”, perguntou Attlee, um tanto apreensivo. Afinal, ainda era preciso preservar a dignidade da potência hegemônica mundial.

“Os alemães já perderam tudo. Nas atuais circunstâncias, poderem continuar vivos já é uma sorte. Comparados aos campos de prisioneiros às margens do Reno e às regiões desabitadas da Sibéria, do que os alemães poderiam reclamar?”, Edward Bridges já estava preparado para aquela questão. “Além disso, será algo temporário. Trará benefícios à Índia Britânica, benefícios à Alemanha e também benefícios adequados, embora insignificantes, ao Império Britânico.”

“Então devemos encontrar uma oportunidade para conversar com os franceses. Se conseguirmos resolver a questão com eles, os problemas dos demais países não serão difíceis.” O primeiro-ministro Attlee assentiu, reconhecendo formalmente o plano de revitalização econômica. “Marque uma data para que todos possamos conversar. Mas como faremos para colocar os franceses do nosso lado?”

“Podemos apoiar o retorno dos franceses à Ásia. É exatamente isso que eles pretendem fazer. Acredito que não recusariam o apoio do Império Britânico”, respondeu Edward Bridges com franqueza.

Página (3/3)