Capítulo 141: Os Sinais de Casamentos Transnacionais
“Com a existência da fábrica de tabaco, os cidadãos de Bona também desfrutarão de benefícios. O objetivo agora é fazer de Bona a primeira cidade em território alemão a retomar completamente as aulas escolares.” Alan Wilson estava a mexer-se com um par de calças de montaria, dividido entre o impulso de avançar e o propósito de guiar os alemães para o caminho certo. “Desta forma, Londres poderá encarar Bona ainda mais como um modelo. Se conseguirmos isto, o governo de Londres obterá glória, e os alemães também poderão colher os frutos.”
Alan Wilson, que originalmente pretendia distribuir o seu afeto equitativamente, sentiu a esquiva subtil de Anna. A sua mão, estendida em direção à irmã, avançou gradualmente para a parte interior da coxa, parecendo deixar claro a Anna que ela devia corresponder e não resistir à sua presença.
Assim como os alemães tiveram de aceitar a realidade da ocupação pelas quatro potências, as irmãs Isabella também tiveram de aceitar o facto de que Alan Wilson era o homem de ambas.
A vingança seguiu-se de perto. Naquela noite, Alan Wilson suou intensamente e, com o bónus de funcionário do império, estava determinado a subjugar aquela pequena diabinha que ainda guardava ressentimento, promovendo um acerto de contas rigoroso, no pós-guerra, com os crimes da Alemanha durante o conflito.
Completamente esgotado, Alan Wilson lá saiu para dar o seu contributo para a recuperação da Alemanha pós-guerra. Isabella Bogina, que também não tinha dormido bem a noite toda, dirigiu-se pouco depois ao quarto de Anna e, bastante descontente com o comportamento da camarada de armas, disse: — Deias ter menos vocação para a representação.
— Eu não estava a representar absolutamente nada, até estive a morder os lábios e sem emitir som — disse Anna, seminua, incapaz de conter o riso. — Ele esforçou-se imenso, por isso não ficava bem eu andar a queixar-me o tempo todo.
Ao recordar o desabafo furioso de Alan Wilson, o canto da boca de Anna curvou-se inevitavelmente. Embora fingisse falta de cooperação, psicologicamente ela estava muito mais envolvida do que Isabella Bogina.
— Tu de facto não disseste nada, mas precisavas de dizer alguma coisa? — Isabella Bogina exibia uma expressão de pura inveja. Ela não era surda; acaso não tinha ouvido aquele som de impacto?
Na sua perspetiva, Anna fizera aquilo de propósitos, levando ao extremo a ideia de usar o próprio corpo como arma. A aparente falta de cooperação servia apenas para atiçar o desejo de conquista daquele funcionário da zona de ocupação, revelando planos muito ambiciosos.
— Minha irmã, se daqui a pouco estivermos as duas juntas, que funcionário do império resistirá? Não acredito que ele consiga encontrar noutro lugar o tratamento que tem connosco — disse Anna com entusiasmo, endireitando o tronco de tal forma que o peso no seu peito balançava, proferindo palavras que deixaram Isabella Bogina com o rosto completamente ruborizado.
— A realidade é muito mais confortável do que aquilo que dizem na escola. — Ao ouvir as palavras de Anna, Bogina saiu do quarto com o rosto severo, com os lóbulos das orelhas vermelhos por baixo do cabelo curto.
Desde que chegara à Europa, embora Alan Wilson não pudesse gabar-se de dar o seu suor e sangue tendo a ascensão e queda do Império Britânico como sua obrigação pessoal, considerava também não ter permitido a menor negligência; tudo o que fizera fora para garantir que o panorama geral favorecesse a Grã-Bretanha.
Nisto Alan Wilson estava plenamente convicto, mas só recentemente é que compreendera de verdade a relação entre o interesse pessoal e a honra e desgraça nacional. Se ele não fosse um funcionário na zona de ocupação britânica, como poderia fazer o que bem entendesse com duas irmãs tão belas?
O privilégio de poder fazer o que quisesse com aquelas belas irmãs devia-se, em última análise, à existência do exército de ocupação do Império Britânico. Foi o Império Britânico que obteve a vitória na guerra, criando o ambiente propício para que ele reinasse impune no território de uma nação derrotada.
Por conseguinte, Alan Wilson, tendo alcançado a faanha de matar dois coelhos com uma só cajadada, nutria um zelo pela preservação do Império Britânico que atingia níveis insuperáveis. Como dizem os antigos, cultivar o eu, harmonizar a família, governar o país e pacificar o mundo — decerto que há muita verdade nisto.
Uma vez ultrapassado o momento mais difícil pela Alemanha, esta tornar-se-ia inevitavelmente uma rival económica do Império Britânico no futuro. Em termos de medidas concretas, duas coisas foram feitas: imitar e falsificar produtos britânicos para acumulação, e desenvolver a indústria de base em escala antes de ambicionar outras paragens.
Alan Wilson, outrora atordoado pela paixão erótica, entrava agora num período de lucidez em que o seu pensamento parecia ainda mais agudo do que habitualmente.
Será que o Império Britânico conseguiria competir com uma Alemanha reerguida? Para ser franco, seria extremamente difícil. A Grã-Bretanha já tinha recuperado o nível anterior à guerra e começara a exportar produtos industriais para os países vizinhos. Os primeiros produtos industriais que a Alemanha lançaria no comércio exterior da Europa continental continuariam a ser imitações de produtos britânicos e franceses; através da melhoria tecnológica e do controlo de custos, baixariam os preços de venda para competir no mercado continental.
Tal imitação transformava-se, segundo a definição de Gerschenkron, numa vantagem do atraso. A vantagem do atraso consistia nominalmente em recorrer à tecnologia existente para promover o progresso técnico, mas na sua essência resumia-se a falsificar e plagiar resultados tecnológicos já existentes, formando de seguida agrupamentos industriais para depois os digerir e inovar sob a forma de marca própria.
O selo "Made in Germany" tinha sido inicialmente propagandeado pelos britânicos como resultado da importação de produtos de qualidade inferior vindos da Alemanha. Além do mais, isso tinha acontecido há setenta anos; a base da Alemanha atual era infinitamente superior à daquele Império Alemão recém-unificado.
Competir contra a indústria alemã recorrendo apenas aos meios da metrópole britânica seria verdadeiramente árduo. Após muito ponderar, Alan Wilson concluiu que, antes que a Alemanha recuperasse por completo, deveria arranjar fundos para entrar no capital daquelas empresas alemãs já afundadas no fundo do poço histórico. Assim, mesmo que o Império Britânico sofresse prejuízos, ele próprio asseguraria lucros seguros.
— Há soldados que querem celebrar o casamento com raparigas alemãs! — Na sede das forças britânicas em Bona, o coronel Malcolm partilhou uma dor de cabeça enquanto recebia Alan Wilson como convidado.
Após a "Mensagem ao Povo Alemão na Zona de Ocupação Britânica" emitida em junho, o Marechal Montgomery abrandou gradualmente a proibição estrita de contactos entre os soldados e os cidadãos alemães.
No início, Montgomery proibia severamente os soldados de conversarem casualmente com alemães, de entrarem nas suas residências ou de dançarem com as raparigas.
Mais tarde, essa ordem foi atenuada para permitir que os soldados conversassem e brincassem com as crianças. No mês passado, o exército aliviou ainda mais as restrições, autorizando os soldados a conversar com os alemães na rua e em locais públicos, embora continuasse a ser proibido entrar nas habitações alemãs.
O Marechal Montgomery propusera no Conselho de Controlo a anulação da proibição de convívio com os alemães, obtendo a concordância unânime da chefia militar britânica. Contudo, foram mantidas duas regras: os membros das forças armadas não podiam coabitar com alemães nem contrair matrimónio com eles.
Atualmente, estas duas estipulações continuavam em vigor, mas os soldados sob a sua jurisdição vinham agora propor casamentos, deixando o coronel Malcolm numa posição extremamente embaraçosa, uma vez que tal constituía uma violação dos regulamentos do comité militar.
— Coronel Malcolm, na verdade, quase toda a gente está perfeitamente a par da situação atual na zona de ocupação britânica. Não direi a quantas pessoas diz respeito a estreita relação entre os soldados de ocupação e as raparigas alemãs, mas decerto que o número não é pequeno.
O ar de Alan Wilson era descontraído, como se estivesse a falar de um assunto que em nada lhe dizia respeito. — Dado que o contacto íntimo de facto já é um fenómeno generalizado, a chamada proibição de casar com mulheres alemãs não se torna numa regra obsoleta e sem sentido? Se um soldado britânico estiver genuinamente apaixonado por uma rapariga alemã, porque não hão de os dois unir-se?
Alan Wilson não falava em favor do soldado por causa da sua própria relação de facto com as irmãs Isabella, pois ele nunca tencionara casar-se com as irmãs Bogina; e mesmo que tivesse de casar, com qual delas seria?
Sem mencionar que Alan Wilson ainda acalentava aspirações quanto a um futuro glorioso e procurava o progresso na carreira. E não era só ele que procurava progredir; ele também estava a ajudar Bogina a progredir.
— O Quartes-General Supremo das Forças Aliadas foi dissolvido há um mês, e agora cada zona de ocupação autogoverna-se. Aquela rigidez imaculada que antes se tentava exibir no quartel-general aliado já não faz sentido, pois não?
— Alan, embora as coisas sejam postas nesses termos, temos de reconhecer que as regras militares são as regras militares; enquanto não forem abolidas, continuam a vigorar — disse o coronel Malcolm com um sorriso irónico. — As regulamentações militares por vezes simplesmente não obedecem a qualquer lógica.
— Se fosse possível contê-lo, este problema não deveria constituir motivo de preocupação para si, o que prova que o assunto continua por resolver — retorquiu Alan Wilson, mudando subtilemente de rumo. — Não é assim?
— De facto, o soldado em questão quer pedir a baixa para casar com a rapariga alemã — confidenciou o coronel Malcolm, revelando a verdadeira natureza do caso, sem se saber se admirava a pureza daquele amor transfronteiriço ou se sentia uma enorme dor de cabeça devido ao surgimento da questão.
— Parece que o destino já foi traçado — meditava Alan Wilson no íntimo, avaliando se deveria amplificar o caso.
Se ocorresse uma vaga generalizada de casamentos entre britânicos e alemães, criando uma camada adicional de laços populares, seria benéfico para o Império Britânico consolidar a sua influência junto do povo alemão? Quanto à eventual oposição dos homens alemães, essa não era uma preocupação a ter em conta.
Atualmente, os registos mostravam que havia quase menos dez por cento de homens do que de mulheres na Alemanha, sendo a proporção na faixa etária casadoura e reprodutiva ainda mais drástica. De outro modo, não se verificaria o facto de os soldados conseguirem cativar facilmente as mulheres alemãs em todas as zonas de ocupação.
Os homens alemães teriam decerto de viver, durante algum tempo, num estado de "felizes preocupações", pois seria perfeitamente normal que um homem fosse acarinhado por duas ou até várias mulheres. Sendo assim, porque não ceder uma pequena parte ao exército de ocupação britânico?
— Sugira ao comité militar a realização de um inquérito para apurar quantos soldados já apresentaram pedidos de casamento com mulheres alemãs. — Ao reunir-se com os dois subsecretários, Alan Wilson mencionou o sucedido relatado pelo coronel Malcolm, questionando Tim Brand e Harold sobre a exequibilidade da medida.
— Não será possível impedi-lo? — perguntou Tim Brand com o cenho franzido. — Uma vez aberta a brecha, não correremos o risco de a situação se tornar incontrolável? Afinal, os soldados também são humanos.
— Se os soldados estão dispostos a abandonar o exército só para realizar o casamento, o que mais há a dizer? — Alan Wilson encolheu os ombros com resignação. — Parece que esta questão tem de ser resolvida de imediato. A minha opinião é que devemos reconhecer abertamente a realidade, e até tenciono assistir a esta cerimónia. Calculo que os jornalistas estarão muitíssimo dispostos a noticiá-la.
— Sem dúvida, a imprensa adora todo o tipo de reportagens mediáticas — concordou Harold plenamente com o assunto. — Alan, tu não estarás também a pensar em casar com uma mulher alemã, pois não? De uma perspetiva pessoal, aconselho-to vivamente a não albergar tal ideia.