Capítulo 143: A BBC não se curvará perante o governo

Funcionário público britânico Montanha Verde e Pinheiro de Ferro 3392 palavras 2026-04-01 14:48:40

Enquanto isso, em Bona, Alan Wilson recebia os jornalistas da imprensa britânica para alinhar a cobertura jornalística. Na verdade, não se tratava de nada extraordinário, apenas de fazer com que as reportagens refletissem melhor a realidade.

Textos publicitários têm suas vantagens, mas se forem acompanhados de dados, não se tornam muito mais intuitivos?

Diante de jornalistas de diferentes jornais, havia uma folha com dados estatísticos apresentados pela Comissão Militar sobre a proporção entre homens e mulheres na zona de ocupação britânica. Os números eram absolutamente chocantes.

Atualmente, em todas as faixas etárias da zona britânica, a proporção entre homens e mulheres alemães era de quarenta e seis por cento para cinquenta e quatro por cento. Em cada grupo de cem pessoas, havia oito mulheres a mais do que homens. Na prática, o problema já era grave, embora à primeira vista parecesse insignificante.

Em seguida, Alan Wilson apresentou outro conjunto de dados estatísticos, distribuindo-os aos jornalistas. Esta nova tabela mostrava a proporção demográfica entre homens e mulheres de vinte a vinte e nove anos na zona britânica. Nela, a proporção por cem pessoas nessa faixa etária era de trinta e sete por cento de homens para sessenta e três por cento de mulheres.

Isso significava que, para cada homem alemão nessa faixa etária, havia, em média, dezesseis mulheres alemãs correspondentes. E isso partindo do pressuposto de que prisioneiros de guerra na zona britânica já haviam sido quase todos libertados. Na zona americana, ainda existia o Campo de Remagen, e era de se esperar que o desequilíbrio demográfico lá fosse ainda mais grave do que na zona britânica.

— Caros jornalistas, este é o panorama atual na Alemanha. Portanto, criticar com rigor os soldados das forças de ocupação é desnecessário. Os soldados também são seres humanos, e, diante de tal situação, proibições por ordens militares não resolvem nada — disse Alan Wilson com um ar resignado, enquanto os jornalistas examinavam os dados. — Tudo na vida busca o equilíbrio; quando faltam homens em demasia, até as mulheres acabam causando problemas. A propósito, ouvi dizer que houve uma onda de divórcios no país recentemente?

A pergunta de Alan Wilson deixou muitos jornalistas visivelmente constrangidos, pois a onda de divórcios no Reino Unido era avassaladora. A taxa de divórcio disparara para cinco vezes o nível pré-guerra, e a primeira coisa que muitos soldados faziam ao retornar para casa era pedir o divórcio. Os departamentos de registro civil tornaram-se os locais mais movimentados de Londres.

No início, os funcionários públicos tentavam medificar as separações, mas com a multidão de pessoas a aguardar nas filas, a situação ultrapassou totalmente a capacidade de mediação. Desde o retorno dos soldados da Força Expedicionária Britânica até o momento presente, dezenas de milhares de militares já haviam optado pelo divórcio.

Afinal, na Segunda Guerra Mundial, o Reino Unido serviu de base de lançamento para a contraofensiva no continente europeu, e os Estados Unidos enviaram um milhão de soldados para se estacionarem em território britânico. Do ponto de vista macroestratégico, os benefícios para os britânicos foram evidentes: deixaram de temer uma invasão em solo pátrio e as tropas enviadas ao exterior puderam combater com tranquilidade.

Contudo, a ausência dos soldados britânicos combatendo no estrangeiro resultou numa escassez de população masculina no país, exatamente como na atual zona de ocupação britânica. Com as tropas americanas estacionadas por tanto tempo no Reino Unido, muitos soldados norte-americanos acabaram por coabitar com mulheres britânicas.

Muitas dessas mulheres eram esposas de soldados britânicos na linha da frente, cujos maridos tinham paradeiro incerto. Somando-se a isso o facto de os soldados americanos protegerem a Grã-Bretanha no território nacional, os laços afetivos desenvolveram-se com o passar do tempo.

Aliada à escassez de homens no Reino Unido, muitas mulheres britânicas optaram por viver com soldados americanos.

Agora que os soldados britânicos que combateram no estrangeiro regressavam, enfrentavam tal realidade e, naturalmente, decidiam simplesmente pelo divórcio.

No entanto, Alan Wilson já se tinha inteirado sobre aquele casamento em Bona: o soldado que se unira à jovem alemã era solteiro.

Isso também fazia sentido. Quem não tem família não tem amarras ao agir, preferindo pedir baixa para ficar com a mulher amada. Talvez fosse, de facto, uma história de amor genuína.

— Acredito que os senhores jornalistas sejam cavalheiros dotados de empatia e que devam transmitir com precisão aos cidadãos do nosso país as dificuldades enfrentadas atualmente pela Alemanha. A exatidão das informações sempre foi fundamental — disse Alan Wilson, olhando para o repórter da BBC. — Sendo o jornal mais valorizado pelos cidadãos, a BBC deve assumir um papel de liderança.

— Sr. Alan, o senhor talvez seja muito jovem e ainda não compreenda perfeitamente o seu próprio trabalho. A BBC, naturalmente, sempre manteve a objetividade, a neutralidade e a precisão. Isso decorre da responsabilidade dos profissionais de imprensa, e não de pressões políticas. A BBC não se curvará perante pressões do governo — afirmou McHale, correspondente da BBC na zona britânica, erguendo ligeiramente o queixo para demonstrar a ética de um jornalista imparcial.

— Ora, ora! — Alan Wilson soltou um silvo debochado, pediu ao seu assistente Mark que trouxesse uma pilha de documentos e, folheando-os enquanto os empilhava diante de McHale, apresentou os dados ponto por ponto: — Como um governo que sempre defendeu os ideais de liberdade permitiria que a BBC se curvesse? Certamente não há qualquer censura; o senhor McHale está a imaginar coisas.

— Com base nos registos acumulados entre 1937 e 1945, houve cento e cinquenta e três notícias da BBC que demonstraram simpatia por Hitler, sendo que trinta e cinco delas foram publicadas após a Batalha da Grã-Bretanha.

— Muitas pessoas temem que a atitude hostil da BBC em relação ao governo possa dever-se à infiltração de espiões alemães em altos cargos da emissora. Investigações sobre a BBC já geraram debates no seio do governo, embora, é claro, ainda acreditemos que nada disso seja verdade.

— Isso é um absurdo completo! Durante a guerra, a BBC sempre manteve os interesses nacionais do Império Britânico por meio de reportagens benevolentes sobre os acontecimentos — rebateu McHale, mudando subitamente de tom. — E o senhor Alan não estará a exercer pressão política sobre a imprensa neutra?

*Plaft!* Tirando do bolso o distintivo do MI6 e atirando-o sobre a mesa, Alan Wilson fitou o espaço vazio à sua frente e disse com frieza:

— Eu não tenho absolutamente essa intenção...

— Naturalmente, do ponto de vista profissional, reportagens precisas e fiéis aos factos sempre foram o objetivo da BBC. Queremos que o público veja notícias verdadeiras — disse McHale que, ao ver o distintivo de Alan Wilson, recuperou a compostura sem qualquer constrangimento e ajustou o discurso. — O papel dos meios de comunicação é não ferir o direito do público à informação, por isso reportagens verídicas sobre a zona de ocupação britânica são de extrema importância.

— Também permite que o público em geral no país saiba quanto esforço o Conselho de Comércio e os militares têm despendido na reconstrução da zona britânica — acrescentou o repórter do *Daily Telegraph*, afinando o coro. — Durante este período difícil, o público e o governo devem superar os obstáculos juntos.

— Não será uma submissão à pressão do governo? — perguntou Alan Wilson fingindo inocência, contendo o desprezo que sentia.

— Pura tolice! Não há pressão alguma, e certamente não nos curvaremos perante pressões governamentais — responderam em coro todos os jornalistas, negando com veemência.

— Assim é que é. Acredito que todos os jornais servem aos interesses do Império Britânico, especialmente quando se trata de enfrentar um inimigo comum... perdão, um amigo em comum — disse Alan Wilson, fazendo um gesto discreto a Mark para que guardasse as fotografias de transações comerciais entre jornalistas e mulheres alemãs na zona britânica.

Aquelas fotografias destruiriam a harmonia tácita entre o governo e a imprensa, devendo ser guardadas para futuras conversas com os profissionais dos media.

A cobertura daquele casamento transnacional continuou a render desdobramentos explosivos. Graças a negociações construtivas entre as partes, a história logo ganhou as páginas dos principais jornais, muitos dos quais adotaram um tom de simpatia pelo ocorrido.

Destacavam a crueldade da guerra, o elevado número de mortes entre os homens alemães, a proporção demográfica de trinta e sete por cento de homens para sessenta e três por cento de mulheres na faixa dos vinte aos vinte e nove anos, o que significava que dez homens tinham de conviver com dezesseis mulheres da mesma idade.

— É muito provável que as mulheres alemãs desta geração passem a velhice na solidão devido a esta guerra, incapazes de encontrar um companheiro para o resto da vida. Os danos provocados pela Guerra Mundial são evidentes.

— No que diz respeito aos laços afetivos entre os soldados das forças de ocupação e as mulheres alemãs, as normas militares puras já se mostraram ineficazes. Onde quer que os soldados britânicos possam ver mulheres alemãs, estas últimas acabam invariavelmente por persegui-los.

Já a imprensa marrom cobriu o casamento com manchetes provocativas:

— Evidentemente, os cavalheiros do Império Britânico possuem as qualidades ideais para atrair todas as mulheres alemãs. Não são rudes e vulgares como os soldados americanos, nem infiéis no amor como os soldados franceses; é perfeitamente natural que os homens britânicos sejam adorados pelas mulheres nos territórios ocupados.

Aparentemente, tais reportagens expressavam simpatia pelo preço pago pela Alemanha por ter iniciado o conflito. No entanto, no contexto da onda de divórcios que assolava o Reino Unido, os homens recém-divorciados que liam esses jornais retinham apenas a proporção de dez para dezesseis. Para aqueles homens que acabavam de perder as suas famílias, a Alemanha parecia agora um verdadeiro paraíso masculino.

Talvez esses homens, cujas famílias foram sacrificadas pela guerra, pudessem encontrar consolo espiritual noutro lugar e redescobrir o amor.

A cumplicidade de Alan Wilson com os jornalistas na zona britânica não visava apenas garantir a neutralidade e a objetividade das notícias. Esse era apenas um aspeto. Por outro lado, o que ele — um veterano da internet e mestre da pena — estava a fazer era disparar contra tudo e todos.

No que diz respeito a normas morais e padrões de comportamento, a principal diferença ética residia no facto de os europeus serem mais tolerantes e os americanos mais intolerantes; os europeus eram sensatos, enquanto os americanos se revelavam rígidos e conservadores.

Os europeus transbordavam conhecimento e conteúdo, ao passo que os americanos eram arrogantes e ignorantes; os europeus respeitavam a tradição, enquanto os americanos pareciam viver em terras selvagens. Quanto à falta de educação e ao desleixo com a aparência, nem valia a pena mencionar.

Nesse momento, Alan Wilson percebeu que os jornalistas de todos os jornais exibiam repentinamente um profissionalismo exemplar. Era surpreendente como uma zona britânica tão pequena conseguia reunir tantos talentos brilhantes de uma só vez.

Se os americanos careciam de estratégia e os soviéticos de inteligência, quem realmente conquistava a simpatia universal dos países europeus era o glorioso Império Britânico.

Naturalmente, aquelas farpas e generalizações não encontrariam espaço nos jornais, mas não tardariam a espalhar-se a um ritmo alucinante por toda a zona britânica.

— Vou a Bruxelas para uma reunião imediatamente! — disse Alan Wilson, acariciando as costas lisas de Isabella Pokina e desfrutando daquela textura maravilhosa, enquanto sussurrava ao ouvido da mulher: — Posso ficar ausente por algum tempo.

— O que estás a tentar dizer? — perguntou Isabella Pokina, virando-se na cama com um olhar desconfiado.

— Na verdade, não é nada de mais — murmurou Alan Wilson, um tanto envergonhado, fazendo um pedido silencioso e hesitante: — Seria possível fazê-lo a três?