Capítulo 123: Bonn (Solicitando a primeira assinatura)
Dito isto, um lugar em estado de quase inanição permanente dificilmente se incomodaria com uma pequena brincadeira de Alan Wilson; talvez seja assim a vida, coisas assim acontecem às vezes.
Com a posse do Primeiro-Ministro Attlee, os cem mil funcionários públicos da Índia Britânica já estavam psicologicamente preparados para liquidar o que restava da Índia Britânica e vendê-la por um bom preço.
A prioridade imediata para Londres resumia-se a duas frentes: interna e externa. Internamente, sair rapidamente da estagnação econômica; externamente, como manter a influência do Império Britânico, enfrentando inimigos que incluíam, mas não se limitavam, à União Soviética, abrangendo também os Estados Unidos.
Os estrategistas britânicos tinham plena consciência de que, com o fim da guerra, o Reino Unido enfrentaria uma crise financeira. A Grã-Bretanha estava falida. Os custos da guerra esvaziaram os cofres públicos e impuseram um fardo pesado aos credores do império.
Ainda assim, o governo britânico via isso como uma dificuldade temporária: o preço da vitória. Os americanos certamente pagariam a conta pelos britânicos.
Tal pensamento era comum dentro do Partido Conservador, mas o gabinete trabalhista do Primeiro-Ministro Attlee não compartilhava plenamente dessa visão. Na Conferência de Potsdam, quando Attlee tentou sondar Truman sobre o compartilhamento da bomba atômica e foi recusado no ato, a desconfiança em relação aos Estados Unidos aumentou. A União Soviética continuava sendo o inimigo, mas os Estados Unidos também o eram, em outro nível.
Como o grau e o alcance da ameaça de cada um eram distintos, o primeiro governo do pós-guerra precisava caminhar sobre uma corda bamba, tentando preservar os interesses imperiais enquanto buscava, ao máximo, ganhar tempo para a recuperação do Império Britânico.
Em comparação com Berlim, era ainda mais importante aproveitar bem a zona de ocupação britânica conquistada na Conferência de Ialta.
Muito antes da Batalha de Berlim, os estrategistas de Londres já haviam feito concessões. O Reino Unido entrou na guerra por obrigação de defender a Polônia, mas o destino do país já não era a preocupação central dos decisores britânicos.
O interesse nacional britânico era o tema central. Primeiro, a questão alemã, que permanecia como a alavanca do equilíbrio de poder no continente europeu.
Foi por isso que, na Conferência de Potsdam, Alan Wilson não hesitou em vender a Polônia em negociações de bastidores para agradar à União Soviética. Nem mesmo o novo Primeiro-Ministro Attlee viu problemas na traição à Polônia, tacitamente aceitando o ocorrido.
Se a Alemanha era a alavanca do equilíbrio europeu, então restaurar sua força para resistir à União Soviética tornava-se vital. Não é de admirar que Londres desse tanta importância à zona de ocupação britânica. Sendo honesto, se o Reino Unido tivesse dinheiro, o Plano Marshall britânico não teria precisado esperar anos.
Impérios veteranos como o britânico e o francês já haviam provado repetidamente que, em termos de guerra, eram muito mais dispostos a gastar do que os Estados Unidos. E quando entravam em cena, era em grandes guerras, e não nas "guerras de policiamento" de décadas depois, que escondiam interesses financeiros sob o pretexto de manutenção da ordem.
Mas agora que a guerra havia terminado, o cofre vazio era de fato de partir o coração. Não pergunte, pois a resposta é que não havia arrependimentos. Infelizmente, os eleitores votaram com os pés e tiraram do poder o Primeiro-Ministro herói que liderou o Império Britânico à vitória na Segunda Guerra Mundial.
Na verdade, Alan Wilson nem precisava pensar para saber que, em Londres, não faltavam planos de todos os tipos: liderar a Europa, caminhar lado a lado com os Estados Unidos, ou retornar à tradição de caminhar na corda bamba entre a Europa e os Estados Unidos, mantendo o equilíbrio como potência offshore. Não faltavam apoiadores para nenhuma dessas opções.
Como tratar os outros países europeus? Continuar com a mesma política dos últimos quinhentos anos ou intervir diretamente, cortando a maior fatia do bolo antes que os Estados Unidos se acostumassem ao papel de hegemonia mundial?
Alan Wilson, como funcionário público, não podia impedir as políticas dos estadistas, mas podia tentar criar um ambiente favorável para que planos específicos fossem implementados enquanto a Grã-Bretanha, numa encruzilhada, ainda não havia decidido seu caminho.
Os dois pontos mais claros no momento eram a recuperação da zona de ocupação britânica na Alemanha e a próxima Conferência de Bruxelas, sobre a união dos colonizadores europeus. Ele precisava resolver essas duas questões agora.
Alan Wilson, que já não lutava sozinho, deixou Berlim e retornou à zona de ocupação sob controle britânico. Como a região do Ruhr fora o principal alvo dos bombardeios aliados, o nível de destruição das grandes cidades na zona britânica era ainda pior que o de Berlim.
Primeiro, Alan Wilson precisava escolher um lugar para esconder sua "joia", acomodando as irmãs Isabella.
"Você nos deixa em Bonn e vai para Hannover?" Isabella Polina não conseguia acreditar. Se aquele britânico realmente pretendia fazer uma boa ação, deixar uma beleza que se entregara em uma cidade pequena como aquela só podia significar que ele era homossexual ou tinha algum problema físico.
"Um homem deve priorizar a carreira. Neste momento, tanto o meu país quanto o seu precisam de mim", disse Alan Wilson com seriedade. "Além disso, o que há de errado com Bonn? Talvez você acabe gostando muito deste lugar no futuro."
Aquela era Bonn, a futura capital da Alemanha Ocidental. O fato de Bonn ter se tornado a capital da República Federal da Alemanha também foi algo fortemente promovido pelos britânicos; seria um desperdício não tirar vantagem disso.
Em qualquer país, um lugar que se torna capital recebe atenção especial. A cidade mais próspera dos Estados Unidos é Nova York, mas qual é a mais rica? A resposta é Washington. A renda per capita em Washington supera em três vezes a média americana de sessenta mil dólares, chegando a duzentos mil dólares, mesmo com mais da metade da população sendo negra.
Seja justo ou injusto, a posição de um centro administrativo é sempre muito melhor do que a de um centro econômico. É que, em países médios como a Grã-Bretanha e a França, o centro econômico e a capital costumam ser a mesma cidade.
Como poderia um excelente funcionário público do império esquecer sua missão por causa de doces e balas? Se pudesse escolher, ele nem teria ido a Potsdam; deveria ter ido direto para a região do Ruhr, a joia da Alemanha, para começar seu grande trabalho de garimpar ouro na lama.
Embora o Comitê Aliado de Controle estivesse sediado em Berlim, aquela instituição era apenas para inglês ver. O que realmente afetava a zona britânica era o próprio Comitê de Administração Militar britânico e o recém-formado Comitê de Comércio.
Na primeira noite de volta à zona britânica, Alan Wilson hospedou-se em Bonn. Por ser uma cidade pequena, Bonn não sofrera grandes danos durante a guerra; ao contrário de Hamburgo, Colônia ou Essen, que foram gravemente destruídas.
Esta era uma das raras cidades na zona britânica com boa segurança. Ao cair da noite, Alan Wilson até teve a coragem de sair para dar uma volta. Sob o controle das tropas britânicas, o ambiente ali era um dos mais seguros em toda a situação atual da Alemanha.
De mãos dadas com Isabella Polina, ele sentiu que escolher Bonn como o lugar para manter as duas irmãs fora de vista tinha sido uma escolha correta.
Alan Wilson não se esqueceu de incutir sua lógica em Polina: eu rio da barbárie soviética e da tolice americana; o destino da Europa só pode ser decidido por nós mesmos.
Essa decisão, é claro, só poderia garantir os interesses de todos os países europeus sob a liderança do Império Britânico. Não se podia contar com a França, que jogou os fuzis fora e sofreu sacrifícios inúteis.
"Por enquanto, contanto que os soviéticos não causem problemas, está tudo bem. O que a Grã-Bretanha precisa prevenir ultimamente são os Estados Unidos." Alan Wilson sentiu-se um pouco cansado após caminhar. Não muito longe, alguns soldados britânicos viram a cena com inveja. Todos eram britânicos, mas vejam só, ele podia andar por aí com uma bela jovem alemã de pele clara, enquanto eles não tinham nada.
Os olhos dos soldados britânicos carregavam um pouco de melancolia. Decidiram que, nos próximos dias, economizariam comida para tentar a sorte no mercado negro de cigarros, resolvendo assim a necessidade premente das mulheres alemãs, que careciam de homens.
Por outro lado, Isabella usava as técnicas que aprendera na escola com aquele oficial de ligação imperialista, visando estabelecer uma fonte de inteligência de longo prazo. Alan Wilson, por sua vez, pensava se deveria aproveitar a oportunidade de entrar no Comitê de Comércio para adquirir propriedades em Bonn, cravando uma estaca na futura capital da Alemanha Ocidental para garantir o futuro.
E ele não pretendia fazer isso sozinho; planejava envolver todos os funcionários públicos que chegavam à Alemanha. Como diz o ditado, a alegria compartilhada é maior; era preciso estabelecer conexões.
Quem sabe, daqui a vinte anos, o núcleo dos funcionários públicos britânicos não seriam justamente esses funcionários destacados que tiraram a Alemanha do atoleiro da falência econômica?
Naquela noite, enquanto Alan Wilson dormia, a porta do quarto foi suavemente empurrada. Uma silhueta esgueirou-se para dentro e entrou diretamente debaixo do cobertor.
"O que está fazendo?" Com uma ponta de descrença, Alan Wilson suprimiu a excitação interna e perguntou, fingindo não saber. Ele não conseguia acreditar que uma bela mulher se oferecesse voluntariamente, e até sua voz soou mais aguda.
"Alan, leve nossa família para uma vida melhor e eu serei sua daqui para frente." Isabella Polina contorceu sua cintura de serpente, exibindo na escuridão do quarto uma beleza interior que ninguém mais via.
"Isso não é bom!" Ao mesmo tempo que falava, Alan Wilson puxou a serpente bela para seus braços. No quarto, restaram apenas respirações pesadas. Suportando a dor, Isabella Polina deixou que ele fizesse o que quisesse.
Aquela noite foi extraordinariamente longa. Muito tempo depois, a calma retornou ao aposento.
Se é para ser, que seja um cidadão do imperialismo. Ao acordar, Alan Wilson compreendeu profundamente a felicidade dos soldados americanos estacionados no Japão. Antes, ele achava que o comportamento dos soldados americanos de "abrir o zíper onde quer que chegassem" era um crime, mas, pelo visto, ele ainda não havia compreendido a essência do imperialismo.
Eu não sou contra o imperialismo, eu sou contra não ser o imperialismo! Ele agora tinha uma compreensão profunda dessa frase.
A sensação de levantar e ir embora era maravilhosa. Alan Wilson, com desculpas verbais, disse que precisava ir ao Comitê de Administração Militar britânico em Bonn para dar um aviso e garantir que a família Hellmann não fosse incomodada por lá, e então deixou o quarto.
Assim que Alan Wilson saiu, Anna entrou na ponta dos pés e olhou para Isabella Polina, que escondia seu corpo delicado sob o cobertor, chamando-a suavemente: "Polina!"
Isabella Polina sentou-se de uma vez, sem se importar com a nudez, e encarou fixamente a irmã nominal, rangendo os dentes: "Como te ensinaram na escola?"
Antes que pudesse terminar, sentiu uma pontada na parte inferior do corpo e franziu levemente a testa: "Devemos prestar atenção à natureza do nosso trabalho."