Capítulo cento e vinte e seis: As coisas boas vêm em pares
A onda de choque em expansão varreu tudo em seu caminho, irradiando do epicentro e destruindo qualquer obstáculo, fossem casas, árvores ou vidas.
Os civis que tinham acabado de olhar para cima por causa da luz ficaram instantaneamente cegos para sempre; seus olhos transformaram-se em líquido e escorreram pelas órbitas vazias. Naquele momento, a morte imediata era uma forma de felicidade.
Em seguida, a onda de choque, carregada de calor intenso, iniciou a segunda rodada de colheita. Numa era em que as casas japonesas eram predominantemente de madeira, os incêndios incontroláveis intensificaram o poder da explosão nuclear. Hiroshima tornou-se um inferno.
As pessoas ao redor do epicentro, expostas diretamente aos raios da bola de fogo, desapareceram no ar, deixando apenas as chamadas sombras atômicas. Comparadas àqueles que estavam mais longe, elas ainda tiveram sorte; pelo menos morreram sem dor. Aqueles que não morreram instantaneamente sofreram um tormento ainda maior, com seus corpos gravemente queimados.
As casas dos moradores incendiaram-se, fundindo até telhas, granito e vidro. Muitos pedestres expostos foram reduzidos a cinzas, e as marmitas de ferro que carregavam ficaram completamente retorcidas. Com a propagação da onda de choque, a cidade de Hiroshima foi arrasada. O desabamento das construções e os incêndios mortais causaram ferimentos secundários aos sobreviventes. O Coronel Tibbets não tinha como saber de tudo isso; para ele, tratava-se apenas de uma missão importante, apenas uma bomba com um poder de destruição um pouco maior.
Mas, para os moradores japoneses de Hiroshima, como o alvo escolhido para a primeira aplicação prática de uma bomba nuclear, o poder devastador seria lembrado por toda a vida, caso conseguissem sobreviver.
O operador da Associação de Radiodifusão do Japão em Tóquio notou que a estação de Hiroshima parou de transmitir repentinamente. Ele tentou restabelecer o sinal por outra linha telefônica, mas sem sucesso. Cerca de vinte minutos depois, o centro telegráfico ferroviário de Tóquio descobriu que a área onde os telegramas pararam de funcionar limitava-se ao norte de Hiroshima. Relatórios informais e caóticos de pequenas estações ferroviárias dentro da cidade indicavam que uma explosão terrível ocorrera em Hiroshima. Todos esses relatórios foram enviados ao Quartel-General do Exército Imperial Japonês.
A base militar tentou contatar repetidamente o posto de controle do exército em Hiroshima, mas não recebeu resposta. Os oficiais do Estado-Maior ficaram perplexos, pois, segundo o que sabiam, não ocorrera nenhum ataque aéreo em larga escala no Japão naquele momento, e Hiroshima não armazenava uma quantidade tão grande de munição.
O Quartel-General Imperial enviou imediatamente alguém para investigar Hiroshima. Após cerca de três horas de voo, o oficial e o piloto viram uma nuvem gigantesca gerada pela explosão. Os corpos dos militares e civis de Hiroshima estavam sendo incinerados. Quando o avião chegou sobre a cidade, seus corações estavam cheios de dúvidas. Viram que a cidade ainda ardia e uma espessa nuvem de fumaça cobria toda a região. Pousaram no sul da cidade e, após o oficial relatar a Tóquio, começaram imediatamente a organizar operações de resgate.
"Tudo o que estava vivo foi queimado até a morte; a cidade inteira está imersa em uma onda de calor, algo indescritível." Foi assim que o telegrama enviado ao Estado-Maior do Exército descreveu a cena local em Hiroshima.
Diante do fogo e da radiação, os sobreviventes japoneses fugiram para os rios em busca de refúgio. Mas aquilo não era um fogo comum, e sim uma arma de novo tipo que pessoas comuns não conseguiam compreender. Nem a água conseguia deter aquele fogo; a morte continuava, a ponto de o rio ficar repleto de cadáveres.
O Presidente Truman, que aguardava notícias, soube do sucesso da missão e, após a confirmação pela interceptação de informações japonesas pelos departamentos de inteligência dos Aliados, convocou ansiosamente uma coletiva de imprensa na Casa Branca, declarando alegremente: "Acabamos de utilizar uma nova arma, nunca antes vista, na guerra. Primeiramente, devemos agradecer à proteção de Deus. Esta arma, que custou dois bilhões de dólares, fará com que as forças do mal nunca mais ousem pensar em iniciar uma guerra."
O Presidente Truman estava eufórico. O poder prático da bomba nuclear fora confirmado pelo cenário trágico de Hiroshima, deixando de ser apenas dados teóricos de campos de teste. Agora, os Estados Unidos possuíam a bomba nuclear como trunfo, podendo ditar as regras em todo o mundo. Não precisavam mais ceder a outros países; nem a União Soviética nem mesmo o Reino Unido poderiam impedir os Estados Unidos de liderar o mundo.
"Se o Japão não aceitar nossos termos, eles podem esperar uma chuva de destruição caindo do céu, um espetáculo nunca antes visto na Terra. As forças navais e terrestres seguirão o ataque aéreo; eles ainda não viram tal quantidade e energia, mas já compreendem claramente nossa capacidade de combate." O discurso agressivo de Truman foi imediatamente registrado pelos repórteres de todos os grandes meios de comunicação reunidos na Casa Branca e rapidamente se espalhou pelo mundo.
Alan Wilson, que trabalhava como uma abelha operária, também viu a grande notícia sobre o bombardeio nuclear do Japão nos jornais subsequentes. Isso chegou a arruinar seu bom humor durante o chá da tarde, e ele suspirou impotente após um longo tempo.
"Oficial de ligação, isso não é uma coisa boa?" perguntou Mark, achando estranho ver Alan Wilson com uma expressão de descontentamento.
"Não me importa quantas pessoas morram no Japão, de qualquer forma, são inimigos. O ponto fundamental é que a bomba nuclear pode ameaçar não apenas o Japão, mas qualquer país, incluindo, mas não se limitando aos chamados aliados." Alan Wilson olhou para seu assistente na zona de ocupação britânica, esperando que ele entendesse o que queria dizer.
Ele acreditava que o Primeiro-Ministro Attlee também entenderia isso; caso contrário, não teria investido secretamente grandes somas na pesquisa da própria arma nuclear britânica, mesmo com a economia interna em má situação. É melhor ter essa arma do que depender de outros; caso contrário, os Estados Unidos deveriam cumprir suas promessas anteriores e compartilhar a tecnologia nuclear com o Reino Unido, em vez de voltar atrás e transformar Churchill em um piada.
"Não pode ser? Somos aliados!" Mark não se atreveu a usar um tom muito afirmativo. "Além disso, atualmente não há conflito entre o Reino Unido e os Estados Unidos; os EUA não têm motivos para nos ameaçar."
"Quando você negocia com os americanos, se eles têm a bomba e nós não, o resultado final é que fazemos as maiores concessões." Alan Wilson olhou diretamente nos olhos de Mark e deu de ombros. "Os Estados Unidos nada mais são do que um filho rebelde de olho na herança do pai."
Agora, só restava esperar que o Primeiro-Ministro Attlee, cujas ilusões já haviam sido quebradas por Truman, colocasse o "Projeto Tube Alloys" nos trilhos rapidamente após a explosão em Hiroshima. O melhor seria que tudo corresse bem e o mais rápido possível.
O Comitê de Comércio da Zona de Ocupação Britânica já havia iniciado seus trabalhos. Alan Wilson sabia que esses funcionários enviados teriam uma rara oportunidade de treinamento. A zona de ocupação britânica era quase como uma colônia. Se fizessem um bom trabalho, seria uma grande conquista; e se realmente não conseguissem colocar a economia da zona nos eixos, não sofreriam censuras internas, afinal, as condições ali eram péssimas.
Como as condições básicas eram precárias, a probabilidade de os funcionários enviados para a zona britânica serem punidos era baixa, mas havia a vantagem de enriquecer o currículo. Por isso, muitos se aglomeravam para trabalhar na Alemanha, encarando essa experiência de trabalho como um degrau para a promoção. Em outras palavras, os que vinham eram forças de elite, todos típicos como Alan Wilson, que desejavam muito progredir.
Enquanto hesitava entre iniciar imediatamente uma jornada de "garimpar ouro no estrume" ou atender primeiro aos intermediários de matérias-primas da Índia Britânica, Alim, o mordomo britânico de Ali Khan, entrou em contato por telegrama.
Alan Wilson decidiu ir primeiro a Hamburgo para resolver as questões da cidade e, depois, percorrer a região do Ruhr para "garimpar ouro no estrume".
"Mark, entre em contato com o comitê militar e veja quantos proprietários de empresas alemãs estão detidos." Alan Wilson chamou seu subalterno e lhe deu uma tarefa.
Ele próprio pegou um veículo militar imediatamente para Hamburgo, lamentando-se internamente por estar mais ocupado que o próprio Primeiro-Ministro. Diante dele, ainda havia a questão dos refugiados iugoslavos para resolver. Mihailovic já havia reunido seus homens, contatado croatas e eslovenos e partido novamente da Baviera, pronto para ir de uma vitória a outra. Ele não estava sendo irônico com Mihailovic; ir para a Rodésia era melhor do que enfrentar o punho de ferro de Tito, não era?
Quanto ao que Mihailovic dizia sobre querer lutar até a morte contra Tito, ele não acreditava que o líder dos Chetniks fosse páreo para o adversário. No entanto, indo para o continente africano, talvez Mihailovic, o líder rebelde que acabou sendo executado, pudesse transformar-se em um homem forte em outro ambiente.
"O Príncipe está muito satisfeito com o desempenho do Comissário Alan na Conferência de Potsdam. Não esperávamos que o Comissário Alan, sendo tão jovem, já tivesse se destacado em uma conferência internacional tão importante. Realmente, talentos são talentos em qualquer lugar."
Assim que se encontraram, o mordomo Alim começou com uma série de elogios. Alan Wilson apenas ouviu; o papel que ele desempenhou na Conferência de Potsdam era o de um agente clandestino. Mesmo que não fosse o segredo de estado mais alto do planeta, não era algo que um príncipe de um estado principesco do sul da Ásia pudesse saber.
Mas, como não se bate em quem vem com um sorriso no rosto, Alan Wilson fingiu não perceber e expressou sua saudade de Ali Khan: "A Alemanha de hoje é uma terra de oportunidades; depende apenas de quem descobre primeiro o seu valor aqui. Com a minha longa relação com Hyderabad, certamente não decepcionarei o Príncipe Ali Khan."
Mentiras deslavadas. Desde que saiu de Nova Deli para assumir o cargo em Hyderabad até ter que retornar à Europa, ele permaneceu em Hyderabad por apenas três meses. A "longa amizade" era uma besteira completa.
"Comissário Alan, o cargueiro da fábrica de tabaco que o senhor pediu enviou um telegrama de segurança ao atravessar o Canal de Suez. Acredito que não demorará muito para chegar à Alemanha." Alim bateu na própria testa com um pedido de desculpas, arrependido por não ter dado essa notícia logo de cara, e informou a boa nova a Alan Wilson.
"Oh, meu Deus, isso é realmente uma ótima notícia." Alan Wilson arqueou as sobrancelhas. "Espero que o comércio entre a zona britânica e a Índia Britânica tenha um bom começo." Enquanto falava, ele ignorava completamente o fato de que aquelas máquinas haviam sido desmontadas.
A abelha trabalhadora estava ocupada e feliz. Não passaram dois dias e a notícia de que os Estados Unidos tinham conseguido lançar outra bomba nuclear em Nagasaki chegou, marcando um feito duplo no final da guerra mundial.