Capítulo Noventa e Um — Entre a Persuasão e a Coerção

Funcionário público britânico Montanha Verde e Pinheiro de Ferro 2200 palavras 2026-01-30 07:01:16

Esses soviéticos... Alan Wilson balançava a cabeça em seu íntimo. O mundo sempre fora desigual por natureza, e agora havia esse país excêntrico que insistia em mudar os desígnios do destino. Aos olhos de Alan Wilson, era pura loucura.

Todos deveriam se unir sob o estandarte do imperialismo, transformar todos os países do Terceiro Mundo em colônias e escravizar para sempre seus povos – era isso que as potências imperialistas deveriam realmente fazer.

Mas, claramente, o bloco imperialista unido agora apresentava dois tipos de traidores, em graus diferentes: um clamava pela libertação do mundo inteiro, o outro pela autodeterminação dos povos. Não havia dúvida de que ambas as ideias eram inimigas do Império Britânico.

Do ponto de vista ideológico, a União Soviética era o inimigo mais urgente. No entanto, considerando que o teatro de guerra europeu mal havia acabado e que os soviéticos estavam gravemente feridos internamente, se não curassem suas feridas em dez anos, não teriam forças para buscar encrenca fora da Eurásia; projetar poder além dessas fronteiras era impossível, por ora.

Por outro lado, o aliado americano, que tanto falava da "relação especial" anglo-americana, era o que realmente possuía capacidade para ameaçar as colônias britânicas, e de fato já estava agindo nesse sentido. Eis o pensamento real de Alan Wilson: em relação às colônias, os Estados Unidos eram o inimigo mais concreto no momento.

— Minha bela senhora, se eu fosse a União Soviética, daria agora à Inglaterra uma trégua. Os soviéticos devem compreender que o Reino Unido, assim como eles, saiu danificado desta guerra. — Depois de um longo silêncio, Alan Wilson finalmente começou a agir nos bastidores.

Chantagens abertas eram tarefa dos diplomatas como Eifel, não dele. Sem grandes alternativas, Alan Wilson só podia recorrer à honestidade para fazer os soviéticos compreenderem a situação presente.

— O Reino Unido possui vastíssimas colônias! — O sorriso devastador de Forçeva permanecia inalterado enquanto ela falava em tom melodioso. — Eu supunha que, após trezentos anos de império colonial, vocês seriam muito mais firmes.

— Mas, ao contrário de soviéticos e americanos, a Grã-Bretanha não tem uma pátria poderosa. — Alan Wilson fitou os olhos de Forçeva. Em outras circunstâncias, talvez aquele fosse o início de um romance, mesmo que ela já tivesse trinta e cinco anos; continuava encantadora e exercia uma atração letal sobre os homens.

Mas agora não era o caso. O que fizera na Jugoslávia, embora tivesse beneficiado os soviéticos, fora pelo bem do Império Britânico: queria que os americanos se desgastassem mais enfrentando os russos. Como britânico, Alan Wilson só era leal ao seu império; jamais pensara em servir, como os famosos "Cinco de Cambridge", à causa da libertação mundial.

Forçeva também não contestou. Não era diplomata de carreira, e sua presença ali, como a de Alan Wilson, passava despercebida. Por isso, cada palavra dele era cuidadosamente analisada por ela, pesando sua sinceridade.

Quando Alan Wilson trouxe à tona a questão das fronteiras entre Polônia e Alemanha, Forçeva finalmente rebateu pela primeira vez: — Há cinco anos, o Reino Unido já havia aceitado a ocupação soviética da Polônia oriental, que aliás fora sempre parte do antigo Império Russo. Só abrimos mão temporariamente por causa da guerra. Senhor Alan, usar agora a mudança de fronteiras como argumento é insustentável. A Linha Curzon leva o nome do vosso ministro das Relações Exteriores. Não se esqueceu tão rápido, não é?

Como poderia saber? Alan Wilson se irritava internamente: por que os britânicos desenhavam linhas arbitrárias por todo lado? Na condição de comissário na Índia Britânica, jamais atuara na Europa. Como saberia dos detalhes locais?

Vinte e cinco anos antes, quando o Exército Vermelho soviético repeliu as tropas polonesas, Curzon, representando o governo britânico, sugeriu que a União Soviética negociasse o cessar-fogo com base naquela linha. Na conferência internacional de Spa, poloneses e soviéticos aceitaram a Linha Curzon como fronteira. Porém, após a contraofensiva polonesa, Varsóvia recusou.

— Piłsudski foi um idiota. Não fomos nós, britânicos, que incentivamos o ataque à Rússia Soviética. Quanto à Polônia, nossa menção à fronteira era apenas de passagem. Acredito que a União Soviética se interessará por outro tema, não? — Alan Wilson passou rapidamente pelo tópico da Polônia e da Alemanha, oferecendo novas condições.

— Ah, é mesmo? — Os grandes olhos de Forçeva brilharam, e ela perguntou em tom consultivo: — Um império antigo como o vosso deve ter muito o que compartilhar.

— Sem dúvida, sem dúvida! — Alan Wilson repetiu, lisonjeando-se e estendendo os dedos. — Para a União Soviética, trata-se de ganhos extras. Senhorita Forçeva, há um governo polonês no exílio em Londres neste momento.

Os olhos de Forçeva se iluminaram. Sabia, claro, desse fato. Embora a Polônia já tivesse sido barganhada pela Grã-Bretanha em favor dos soviéticos nos acordos sobre a Polônia e a Grécia, a existência do governo polonês no exílio era um risco.

Alan Wilson também sabia disso. Após a campanha da Polônia, o país foi totalmente ocupado. Os militares que escaparam juraram lealdade ao governo no exílio e participaram de várias batalhas; soldados poloneses organizaram na antiga fronteira o chamado Estado Secreto Polaco, resistindo às tropas alemãs.

No pós-guerra, a Polônia foi ocupada pelo Exército Vermelho. Como o governo no exílio, o Estado Secreto Polaco e os soviéticos quase não dialogaram, os russos instalaram em Varsóvia um governo aliado, impedindo o retorno do governo exilado.

O governo polonês no exílio resistiu até o fracasso soviético na Guerra Fria, só então regressando à Polônia. Devido a essa história, a Polônia tornou-se a ponta de lança antirrussa no Leste Europeu. Só que, diferente da Segunda Guerra, agora seu novo protetor era os Estados Unidos.

— O governo polonês no exílio mantém forte influência sobre as tropas polonesas fora do país; há cerca de cento e cinquenta mil soldados leais. — Alan Wilson mudou então o tom, alertando Forçeva: — Ouvi dizer que, num lugar chamado Katyn, foram encontrados muitos cadáveres de oficiais poloneses. Quem os matou, não cabe a mim julgar.

— Foram os alemães, tentando nos incriminar! — Forçeva franziu o cenho e rebateu com firmeza e indignação.

— Quem matou não é o essencial; o problema é quem acredita nisso. O governo polonês no exílio já é fortemente antirrusso. Se parte dele usar esse fato para unificar sua base, haverá problema. — Alan Wilson, com distanciamento, analisava: — Um governo em exílio fora do controle soviético impede qualquer estabilidade na Polônia, não concorda?

— Além dos mais de cem mil soldados sob seu comando, há ainda o ressentimento da guerra soviético-polonesa, e, indo mais longe, as três partilhas da Polônia. São muitas, inúmeras questões pendentes.

Forçeva apertava a testa, sentindo, mesmo sem ouvir diretamente do "Pai dos Povos", a importância da Polônia para ele.