Capítulo 139: Preparativos para a Partida
"Não pode me deixar sangrando e chorando!", murmurou Alan Wilson ao ouvido de Isabella Polkina. "Minha querida, hoje à noite vou cuidar de você como merece."
Para realizar sua ambição de matar dois coelhos com uma cajadada só, Alan Wilson sentiu que não era hora de economizar energias. A idade lhe dava o capital para se expandir, e sua posição como membro da zona de ocupação britânica lhe proporcionava a satisfação espiritual.
Será que este era o tratamento reservado aos vencedores? Assim como as forças americanas no Japão, após lutar arduamente pelo país por tantos anos, seria possível que o desembarque servisse apenas para demonstrar que o farol da humanidade não prejudicaria ninguém?
Mesmo com um corpo no auge, não se pode realizar trabalhos físicos a noite toda. Talvez pelo consentimento obtido de Isabella Polkina, Alan Wilson estava hoje particularmente vigoroso.
Em momentos de lazer, conversou com Isabella Polkina sobre a rendição do Japão: "Imagino que, com a bomba atômica nas mãos, os americanos não permitirão que o restante do território japonês caia nas mãos dos soviéticos. O poder naval soviético ainda é um pouco fraco. Sem considerar a bomba, apenas o exército soviético aliado à marinha do Império Britânico teriam autoridade para negociar com os americanos. Mas, de qualquer forma, isso é bom."
"Os soviéticos são tão poderosos assim? Nós, alemães, quase conquistamos Moscou", perguntou Isabella Polkina, traçando círculos no peito de Alan Wilson com a ponta dos dedos, sem demonstrar segundas intenções.
"Vocês, alemães, estavam muito longe disso. Aquilo não era um problema que se resolvia apenas com Moscou", Alan Wilson pensou que a dragoon estava sendo teimosa. Mas, pensando bem, se a Alemanha tivesse se tornado a potência vencedora, será que as duas jovens dragoons precisariam ser aproveitadas por ele?
Talvez fossem os alemães que estivessem exibindo seu poder na Inglaterra. Considerando o sentimento nacional da mulher, Alan Wilson não expressou seus pensamentos, apenas indicou que a Alemanha não estava tão perto da vitória quanto alguns imaginavam.
Mudando de assunto, Alan Wilson comentou sobre o status de Hokkaido, observando que, sendo a área agrícola do Japão, se caísse em mãos soviéticas, as vulnerabilidades do país seriam ainda mais evidentes. Com a ilha de Honshu ocupada pelos americanos, o futuro do Japão seria difícil.
Na verdade, a situação da Alemanha era semelhante, embora não tão óbvia. O Japão, ao perder Hokkaido, ficaria com pouco mais de duzentos mil quilômetros quadrados, assim como a Alemanha Ocidental após a fusão das zonas de ocupação britânica, americana e francesa.
Tanto o Japão quanto a Alemanha nesta linha temporal já haviam passado por uma "redução de peso". A diferença é que, na Alemanha, a base industrial e os recursos estavam concentrados, enquanto no Japão, uma grande parte dos escassos recursos do território nacional estava em Hokkaido.
Assim, quando os Estados Unidos iniciassem a transferência industrial, os japoneses teriam que trabalhar ainda mais arduamente do que na história, arcando com custos implícitos adicionais. Seria necessário um esforço muito maior para alcançar o mesmo efeito de ascensão histórica.
Hokkaido era rica em minérios, possuindo as maiores reservas de carvão do Japão; suas reservas e produção representavam mais da metade do total nacional. Os escassos recursos petrolíferos também estavam lá, assim como importantes depósitos de enxofre.
Com Hokkaido, o Japão teoricamente ainda teria alguns recursos; sem ela, nem em teoria. A dependência de importações de alimentos, carvão e enxofre só se tornaria mais grave.
As fragilidades do Japão seriam acentuadas, o que tornaria mais fácil para os americanos "abater o porco" quando sentissem que ele estava gordo o suficiente. Mesmo que o Japão quisesse ascender, teria que se esforçar muito mais.
Contudo, para o Império Britânico, isso não era necessariamente algo ruim. A Malásia Britânica, após o precedente da Índia Britânica, talvez pudesse recuperar alguma vantagem competitiva e dividir um pouco dos dividendos da transferência industrial.
O alto comissário da Índia Britânica trabalhava para esse objetivo. O arrogante Lorde Mountbatten, na questão da rendição japonesa, não conseguia superar a aura de protagonista do "Imperador MacArthur".
Mas, sob o conselho de Sir Barron, logo encontraram um alvo a ameaçar: a Tailândia, que mantinha uma relação ambígua com o Japão. A Índia Britânica enviou uma equipe de negociação a Banguecoque para decidir sobre uma conversa construtiva a respeito do papel inglório da Tailândia durante a guerra.
Para a Índia Britânica, a Tailândia era um estado vassalo do Japão. Mesmo que não fosse a relação entre Alemanha e Áustria, era como a de Finlândia e Alemanha. Até a Finlândia teve que ceder territórios aos soviéticos; não seria aceitável que a Tailândia saísse ilesa.
Apenas devolver os territórios obtidos das colônias britânicas e francesas durante a guerra não era suficiente, não teria efeito punitivo. A delegação britânica já havia deixado claro ao partir que era necessário obter o Istmo de Kra.
A parte sul da Tailândia fica entre o Oceano Índico e o Pacífico, com o ponto mais estreito tendo apenas pouco mais de dez quilômetros. Ao sul, encontra-se o Estreito de Malaca, conhecido como a "encruzilhada marítima", por onde passa quase um quarto do comércio livre mundial atualmente; é, sem dúvida, uma via dourada.
A independência da Tailândia foi resultado da clemência britânica e francesa, mas a Tailândia não apenas não demonstrou gratidão, como apoiou o Japão durante a guerra, prejudicando os interesses do Império Britânico.
Com os Estados Unidos já considerando o Japão como sua propriedade exclusiva, o Império Britânico mudou decisivamente o foco para a Tailândia, preparando uma série de condições rigorosas, cujo objetivo final era o Istmo de Kra.
A delegação britânica chegou a Banguecoque e, antes mesmo de começar a extorsão, recebeu um telegrama de preocupação de Sir Barron.
Ao receber o telegrama de Alan Wilson, Sir Barron já tinha conhecimento da parcela dos lucros do tabaco preparada pelo excelente funcionário público da Índia Britânica para ele. Com o apoio dos governadores das dezessete províncias da Índia Britânica, que também receberiam suas partes, ele expressou preocupação com o papel do governo tailandês na Segunda Guerra Mundial.
Nesse assunto, também era possível obter ajuda da França, que retornava à Ásia. Durante a guerra, aproveitando que a França estava ocupada na Europa, a Tailândia exigiu a devolução de territórios originais e, em memorandos subsequentes, declarou que, se as colônias francesas no Sudeste Asiático se desintegrassem, a Tailândia poderia anexar o Laos e o Camboja.
Essas exigências foram rejeitadas pela França. As tropas de ambos os lados entraram em atrito constante na fronteira e, finalmente, entraram em confronto aberto.
Acredita-se que os franceses, cheios de ressentimento, ainda não esqueceram a humilhação sofrida pela Tailândia durante a guerra. Até a Tailândia se atrevia a exibir seu poder militar diante da França?
Além da França, a Grã-Bretanha também podia obter ajuda de uma grande potência asiática, já que o exército tailandês também havia atacado o vizinho do norte durante a guerra.
Ao encontrar os representantes do governo tailandês, a delegação britânica declarou diretamente que o exército imperial, com os indianos como força principal, estava pronto para punir a Tailândia pelas provocações e conflitos contra os três países (Grã-Bretanha, França e China) durante a guerra.
Ao mesmo tempo, indicaram que nem mesmo os americanos poderiam justificar os crimes da Tailândia neste momento. Não era apenas uma questão do Império Britânico, mas envolvia três membros importantes dos Aliados.
Alan Wilson, é claro, estava fazendo o possível para ajudar seus colegas da Índia Britânica. No telegrama, sugeriu focar na família real. Ele tinha um certo conhecimento sobre a Tailândia e sabia que o país já estava buscando o apoio dos americanos.
No entanto, as ações britânicas foram rápidas. Muitas rendições no Sudeste Asiático ainda não haviam terminado, e os americanos não poderiam causar problemas aos britânicos e aos franceses, cujas tropas de vanguarda já haviam chegado à Ásia.
Além disso, embora os tailandeses jogassem a responsabilidade sobre os militares, Alan Wilson sabia que o alvo mais fácil de ameaçar era a família real tailandesa. Havia uma opinião pública na Tailândia sobre a "morte do décimo rei", e usar isso para ameaçar a família real poderia trazer efeitos inesperados.
Circulava na Tailândia uma lenda famosa, derivada de uma maldição, que dizia que a linhagem dos reis tailandeses não passaria da décima geração, significando que a dinastia Chakri terminaria antes do décimo monarca.
A chegada da delegação britânica a Banguecoque foi logo notificada pelos americanos locais aos seus superiores e a Washington. Os diplomatas americanos em Banguecoque, inicialmente, não tomaram medidas.
Eles pretendiam observar quais eram os objetivos dos britânicos. Uma ocupação total da Tailândia, transformando-a em outra colônia britânica ou dividida entre britânicos e franceses, certamente encontraria resistência dos Estados Unidos.
Mas os americanos também sabiam que, desta vez, os britânicos estavam agressivos e aparentemente preparados. Entrar em conflito com eles por causa da Tailândia não seria sensato neste momento, já que muitas cerimônias de rendição ainda estavam em curso no Sudeste Asiático.
Diante de vários fatores, os diplomatas americanos em Banguecoque optaram por observar e esperar o desenrolar dos fatos.
Logo em seguida, a notícia de que os britânicos, em nome dos três membros importantes dos Aliados — Grã-Bretanha, França e China —, exigiam que a Tailândia explicasse suas ações hostis durante a guerra, espalhou-se por toda Banguecoque.
Toda a Tailândia esperava que os Estados Unidos interviessem, mas a embaixada americana estava ocupada enviando telegramas.
Devido à sensibilidade do momento, os britânicos, que não obtiveram benefícios do Japão, não desistiriam facilmente, e o assunto envolvia outras duas nações. Era preciso esperar a resposta de Washington.
Para obter o Istmo de Kra, Alan Wilson havia feito o seu melhor. Em Bona, ele recebeu um telegrama do Ministério das Relações Exteriores enviado por Alexander Cadogan, informando que a Conferência de Recuperação Econômica Europeia, a ser realizada em Bruxelas, estava marcada para 14 de setembro, orientando-o a se preparar e decidir o momento de sua chegada.
A nominal Conferência de Recuperação Econômica Europeia nada mais era do que um encontro de nações coloniais europeias para discutir estratégias pós-guerra. Alan Wilson sabia disso perfeitamente. E era melhor assim; era preferível a que cada nação colonial agisse por conta própria. Muitas coisas poderiam ser tratadas durante a conferência.
Com a próxima etapa de trabalho definida, Alan Wilson preparou-se para partir novamente e perguntou a Isabella Polkina: "E então, Anna aceitou?"