Capítulo Cento e Trinta: A Empresa Mercedes-Benz

Funcionário público britânico Montanha Verde e Pinheiro de Ferro 3436 palavras 2026-04-01 14:48:30

O rádio continuava a cumprir seu dever, transmitindo o decreto de rendição do Imperador japonês: "Considerando a situação mundial e o estado atual do nosso Império, desejamos adotar medidas extraordinárias para resolver a crise. Notificamos os nossos súditos de que ordenamos ao governo imperial que comunique aos Estados Unidos, Reino Unido, China e União Soviética a nossa aceitação da declaração conjunta..."

Pá! Allan Wilson, aquele crítico de poltrona, enfureceu-se e, sem hesitar, desligou o aparelho — um item de luxo na Alemanha daquela época. Aquilo não era o espírito do Bushido; deveria haver uma batalha decisiva em solo pátrio, a morte de cem milhões.

Uma vez que o Japão se rendesse, os Estados Unidos teriam energia de sobra para ditar regras na Europa! Quando Mark, assistente do oficial de ligação, entrou na Villa Hügel, encontrou seu superior com o rosto rígido, encarando o rádio com hostilidade.

Diferente das Américas, mergulhadas em celebrações, a reação na Europa foi muito mais contida. Londres não tinha impressões especiais sobre o distante Oriente e limitou-se a publicar uma nota oficial. Quanto aos funcionários britânicos e militares já em serviço na zona de ocupação, não tinham tempo para reagir à rendição japonesa. A reconstrução era mais difícil do que o imaginado.

"Oficial de ligação, é um telegrama do Vice-Secretário." Mark entregou o documento, confuso com a atitude do chefe. Se ele soubesse a verdadeira reação de Allan Wilson à rendição, ficaria ainda mais perplexo.

"O telegrama de Tim?" Allan Wilson perguntou. Ao ver Mark assentir, ele o pegou. Era de Tim Bland, o Vice-Secretário da zona de ocupação britânica, tratando da inspeção e avaliação da área, além de outros assuntos e dificuldades temporárias.

O principal desafio era a escassez de mão de obra. Na verdade, a zona britânica era a que menos sofria com isso, pois o Marechal Montgomery rapidamente libertou os soldados alemães capturados, criando uma força auxiliar para a ocupação britânica. Já os prisioneiros na zona francesa estavam sendo usados na reconstrução da França, e os da zona americana permaneciam confinados nos campos do Reno.

Mesmo assim, perante as vastas ruínas da guerra, a Alemanha — cuja estrutura populacional estava danificada — sofria com a falta de trabalhadores, e a zona britânica não era exceção. O desequilíbrio demográfico alemão foi, inclusive, a razão pela qual a futura Alemanha Ocidental precisaria recorrer à imigração turca.

Contudo, embora o governo alemão pudesse fazê-lo futuramente, a Grã-Bretanha não poderia tomar essa decisão por eles. Se o fizesse, caso surgissem conflitos entre imigrantes e cidadãos locais, o Reino Unido se tornaria o alvo do ressentimento alemão. Foi por isso que, anteriormente, quando os refugiados de Mihailovich chegaram à zona britânica, nenhum oficial de alto escalão, nem mesmo Allan Wilson, cogitou mantê-los.

"A escassez de mão de obra é temporária. Creio que o Vice-Secretário já tenha uma solução: mobilizar as mulheres alemãs para o trabalho e suprir a falta de homens. Ele me enviou o telegrama apenas por cortesia, para que eu concordasse", respondeu Allan Wilson após ler o documento. "Eu, naturalmente, concordo. A igualdade de gênero é importante; inclusive, quando estive em Hong Kong, ouvi um ditado que dizia que as mulheres sustentam metade do céu."

"Então, oficial, responderei ao Vice-Secretário desta forma", disse Mark, compreendendo. "Na verdade, manter aqueles iugoslavos aliviaria o problema, já que havia muitos homens entre os refugiados."

"Como estrangeiros, não podemos propor uma solução que gere tanto ódio. É claro, se os alemães quiserem comer lixo por conta própria, podemos ficar do lado aplaudindo e assistindo ao espetáculo", disse Allan Wilson, balançando a cabeça. "Acredito que as mulheres alemãs são capazes de realizar a reconstrução. As alemãs são robustas e não ficam atrás dos homens."

A rendição japonesa não permitiu a Allan Wilson um minuto de descanso. Na Villa Hügel, ele mantinha uma aparência de calma, enquanto por dentro estava ansioso, aguardando uma resposta dos representantes das empresas alemãs. Durante a espera, enviar telegramas tornou-se sua rotina; muitos eram apenas reformulações dos anteriores, especialmente os enviados para Nova Déli, lembrando o Sir Baron de não esquecer o Istmo de Kra e os prisioneiros de guerra japoneses.

Finalmente, a Villa Hügel recebeu o primeiro representante de empresa a retornar: Schuler, da Mercedes-Benz. Allan Wilson ficou radiante e encontrou-se imediatamente com ele. Se não fosse pelo fato de representar a potência ocupante, ele teria perguntado logo de cara o que a empresa havia decidido.

"O senhor Wilhelm Gieseler pediu-me que expressasse, em seu nome, gratidão pelos esforços do senhor Allan em salvar as empresas alemãs", disse Schuler após sentar-se. "Também trouxe um presente excelente. Como as ferrovias ainda não foram recuperadas e as estradas estão em más condições, acredito que o oficial Allan deve estar exausto de tanto correr pela região do Ruhr. O mais importante é que desperdiçar tempo é vergonhoso, por isso sei que vai adorar este presente. Não sei se o senhor poderia vir comigo lá fora para ver."

Wilhelm Gieseler era o presidente do conselho da Mercedes-Benz — ou melhor, o ex-presidente. Ao contrário do chefe da família Krupp, ele teve a sorte de a Mercedes, que fabricava caminhões militares, não ser tão visada e, até aquele momento, não ter sido presa.

Suborno? Um carro? Allan Wilson sentiu um ânimo renovado. Mas apenas um carro? Parecia pouco. Ele comentou: "Isso não seria apropriado, não é? Posso usar o carro militar."

"Oficial, o senhor saberá quando vir", disse Schuler, que já havia percebido a ganância do oficial britânico. De fato, todos os funcionários britânicos na zona de ocupação eram gananciosos, variando apenas o grau.

Ao levar Allan Wilson para o gramado da villa, Schuler removeu a lona, revelando um Mercedes que, em 1945, era o auge do luxo. O carro possuía uma beleza musculosa, com uma carroceria em preto puro e brilhante. Era claramente uma peça rara.

As palavras de Schuler confirmaram a suspeita de Allan Wilson: "O oficial já ouviu falar do Mercedes 770K blindado?"

"Já ouvi falar, mas isto é..." Allan Wilson gaguejou, apontando para o carro. Desde a juventude, ele conhecia a fama do 770K. Hitler, um fã fervoroso da Mercedes, escrevera em suas cartas da prisão que seu maior desejo era ter um carro da marca.

"Não esperava que o oficial tivesse tanto conhecimento sobre a Alemanha. Creio que agora entendo por que o senhor é o responsável por apoiar nossas empresas", disse Schuler, mudando o tom. "Infelizmente, foram produzidos apenas dezessete exemplares do 770K blindado, presenteados a altos funcionários alemães e chefes de Estado estrangeiros. Deve haver um em Moscou agora. Nós não temos mais nenhum."

"Este que está à sua frente é o Mercedes 770K-2 blindado, do qual foram produzidas oitenta e oito unidades. Equipado com o mesmo motor e compressor mecânico, produz 230 cavalos de potência a 3.200 rotações. Possui placas de aço blindadas nas portas e pneus com borracha reforçada com fios de aço. Há compartimentos ocultos para pistolas de defesa pessoal", explicou Schuler. "Mesmo deste modelo, a Mercedes só possui um agora. Com a linha de produção parada, não haverá outros. Não sei se o oficial Allan gosta do presente."

"Este presente é valioso demais", disse Allan Wilson, desviando o olhar, embora com um tom pouco convincente.

Schuler percebeu a hesitação e mudou a abordagem: "É apenas um espólio de guerra. O exército americano tem um dos carros de Hitler e o usa como transporte. Não há nada de mais nisso."

"É mesmo?", Allan Wilson engoliu em seco. Se bem conservado, daqui a algumas décadas, não valeria milhões de dólares? Aquilo não era um carro; era um monte de ouro.

"Este é um presente pessoal da Mercedes para o representante da zona de ocupação, para demonstrar nossa determinação em cooperar com os britânicos e reconstruir a economia alemã. Por favor, não entenda mal, senhor Allan", disse Schuler, abrindo a porta do veículo. "É para celebrar a amizade anglo-germânica."

Allan Wilson, já dominado pela ganância, aceitou facilmente a oferta. Ele realmente precisava de um transporte para suas correrias pela região do Ruhr em nome do Império Britânico.

"Eu entendo perfeitamente, e a Mercedes está muito disposta a participar da reconstrução", disse Allan, controlando seu desejo. "Se houver dificuldades, pode expô-las diretamente."

"Com um oficial tão compreensivo na zona, acredito que a economia alemã se recuperará em breve", elogiou Schuler. "A Mercedes deseja retomar a produção automobilística."

"Isso não é possível", respondeu Allan Wilson, sendo direto apesar do suborno. "As coisas devem ser feitas passo a passo. Qualquer pressa seria contraproducente."

Schuler franziu a testa, mas Allan continuou: "A atividade deve ser retomada gradualmente. Comecem com reparos automotivos. Se a Mercedes puder oferecer facilidades para o conserto dos veículos das forças de ocupação britânicas, acredito que o dia da retomada total não estará longe. Comecem pela base."