Capítulo cento e dez: A primeira chantagem nuclear
Página (1/3)
Um homem pode optar por não portar uma arma, mas jamais pode estar desarmado; essa mentalidade é exatamente o retrato real do presidente Truman neste momento.
Ele até sentia um pouco de arrependimento por como a Conferência de Potsdam havia transcorrido tão tranquilamente, resolvendo a maioria das questões, deixando-o sem espaço para agir, dissipando por completo sua ansiedade anterior de que a União Soviética abrisse uma frente contra o Japão.
Mas, sendo um evento de tamanha magnitude, a Conferência de Potsdam ocupava as manchetes de jornais de todas as nações diariamente, com o progresso sendo acompanhado mundialmente; tudo o que precisava ser discutido já fora tratado, e agora ele nada podia fazer.
Para garantir a entrada da União Soviética na guerra, os Estados Unidos, assim como a Grã-Bretanha, haviam traído os interesses de diversos países em benefício soviético.
Embora agora possuísse a bomba atômica, sentindo-se seguro e confiante, enfrentar diretamente Stalin diante do mundo inteiro ainda representava um risco político enorme.
Especialmente naquele momento, os Estados Unidos precisavam demonstrar uma superioridade moral em relação às outras nações para conquistar corações e mentes, assumir a hegemonia mundial das mãos da Inglaterra e França, e, de quebra, conter a União Soviética.
O pensamento era simples, mas realizar tudo isso exigia tempo e ajustes delicados, sendo imprescindível o consenso interno e o apoio da opinião pública. Truman, como presidente, não desejava que sua imagem inicial na mídia mundial fosse a de alguém frio e implacável.
Truman ainda era jovem; se fosse um líder do século XXI, certamente não teria tantas preocupações.
Por diversas razões, ele não podia revogar as decisões anteriores, mas ainda assim queria encontrar um momento para dar uma lição em Stalin. Seu olhar por trás das lentes revelava um ardor quase juvenil.
Antes da conferência, ao encontrar Stalin e Churchill, Truman demonstrava tanta empolgação quanto uma criança diante de seu ídolo, esquecendo-se de que ele próprio era um dos três grandes.
Agora, com a inédita arma nuclear em mãos, Truman sentia que poderia recomeçar o jogo.
Página (2/3)
Afinal, Potsdam estava na zona soviética da Alemanha, e durante a conferência a maior parte dos suprimentos vinha da União Soviética; Stalin pessoalmente ofereceu vários jantares oficiais para Churchill e Truman, embora depois o representante britânico fosse substituído pelo novo primeiro-ministro Atlee.
Com os temas praticamente encerrados, a tensão entre os representantes diminuiu, e os banquetes soviéticos se tornaram ainda mais frequentes, como se celebrassem a iminente vitória.
À noite, o Palácio Cecilienhof estava iluminado, com os três grandes – Stalin, Truman e Atlee – acompanhados do conselheiro britânico Churchill, enquanto o salão se enchia de luzes e música. Diplomatas de Estados Unidos, Grã-Bretanha e União Soviética brindavam entre si, mostrando amizade e unidade após dias de negociações.
Allan Wilson não poupou esforços para aproveitar a fartura, afinal os suprimentos vinham do inimigo soviético. Com o olhar lateral, percebeu Forsythe no meio dos soviéticos.
Embora já tivesse mais de trinta anos, Forsythe continuava destacando-se, quase solitária entre a multidão, o que afastava alguns diplomatas americanos incautos.
“Ah, os americanos! Mesmo perdendo um lugar habitado só por gorilas, não duvido que eles tentem uma comunicação interespécies”, murmurou Allan para Aiford, que riu discretamente.
“Allan, por que você não tenta?” provocou Aiford, “Para mostrar aos caipiras americanos que os cavalheiros do Império Britânico são completamente diferentes.”
Allan lançou um olhar profundo ao provocador britânico, desejando secretamente que ele tivesse um cargo na embaixada inglesa na França, mas ergueu a postura e se dirigiu aos soviéticos. “Prezada senhora, você é fascinante. Já vi vários americanos encontrarem dificuldades com você.”
Forsythe não queria lhe dar atenção, mas em um evento assim não podia ser rude. Sorriu e conversou com ele de maneira superficial, enquanto Aiford e os britânicos riam e o incentivavam.
Do outro lado, Truman aproveitou a oportunidade para sua primeira chantagem presidencial, tendo como alvo Stalin, figura de enorme prestígio mundial. Escolheu um tema e, fingindo mistério, não conseguia esconder o orgulho ao dizer: “Respeitado marechal, vou lhe contar um segredo: criamos uma bomba nova, incomum, com um poder destrutivo inimaginável.”
Ao mencionar o posto militar de Stalin e fazer tal declaração, o rosto do líder soviético não mudou, embora soubesse da verdade sobre o sucesso do teste nuclear. Com sinceridade, respondeu: “Ela deveria ser usada contra os japoneses, para acabar com a guerra o quanto antes.”
Página (3/3)
Truman hesitou, sorriu amargamente e olhou para Churchill; talvez Stalin não soubesse o real poder da bomba, então como esperar surpresa dele?
“Dois tolos!”, um lampejo de desprezo cruzou os olhos de Stalin. Embora mantivesse a compostura, tinha certeza de que Truman acabara de chantageá-lo. Ao notar que o americano já não o tratava com o mesmo respeito do início da conferência, compreendeu que os EUA haviam mudado – e agradecia que a ofensiva soviética contra o Japão já tivesse começado.
Enquanto os líderes duelavam, Allan Wilson, ainda circundando Forsythe, alheio a tudo, dizia: “Acredito que a amizade entre nossos países continuará forte. Miss Forsythe, você conhece bem a Grã-Bretanha?”
“A atriz Vivien Leigh é muito conhecida na União Soviética”, Forsythe pensou por um momento e pareceu se lembrar de algo. “Se eu tivesse a chance de conhecê-la, certamente ficaria muito animada.”
Antes da guerra, Vivien Leigh e Laurence Olivier protagonizaram “A Dama de Hamilton”, um filme muito elogiado nos Estados Unidos e também bem-sucedido na União Soviética, que Forsythe já havia visto.
Não era à toa que ela era ministra da Cultura; no fundo, falava sempre de sua área. Allan concordou com um aceno: “Se algum dia a senhora vier à Grã-Bretanha, acredito que Vivien Leigh também adoraria conhecê-la. Isso poderia ser uma alegria para nossos países.”
Os dois conversavam animadamente, ignorando que a primeira chantagem nuclear da história humana já havia ocorrido; se Allan soubesse, talvez não se arrependesse de não ter presenciado tal momento. A bomba não necessariamente o faria se submeter, assim como a representante soviética também não. Portanto, a fórmula seria: uma bomba nuclear equivale a uma representante soviética.
A Conferência de Potsdam estava chegando ao fim, e as delegações de Reino Unido, Estados Unidos e União Soviética começaram a redigir a declaração oficial, que seria anunciada em alguns dias.