Capítulo Cento e Vinte e Nove: A Mansão Hügel
A região industrial do Ruhr caracteriza-se, primordialmente, por ser um complexo industrial altamente concentrado, com uma estrutura departamental complexa e interligações estreitas, tendo como núcleo a mineração de carvão, a siderurgia, a indústria química e a construção mecânica.
A indústria do Ruhr constituiu a base material que permitiu à Alemanha desencadear as duas guerras mundiais. Somando-se a isso a sua localização geográfica e a conveniência do transporte fluvial e terrestre, a região tornou-se o triângulo de ouro mais desenvolvido da economia europeia.
Este também é o trunfo para a futura ascensão da Alemanha Ocidental. Embora a Alemanha tenha perdido a Prússia Oriental, sua terra natal histórica, enquanto o Ruhr permanecer, o país continuará sendo uma potência respeitável no continente europeu. O Ruhr é, de fato, o coração da Alemanha; Dortmund, Essen e Duisburg formam a espinha dorsal e o centro vital da nação. Para sobreviver e prosperar, o segredo reside em como despertar o potencial desta região.
Neste ponto, a Grã-Bretanha detém uma vantagem sobre os Estados Unidos e a União Soviética. Não havia um motivo especial para Alan Wilson levar Mihailovich para visitar o magnata das armas. Se houvesse algum interesse pessoal, seria o de aprofundar a imagem de força do Império Britânico na mente do interlocutor antes que ele partisse da Europa.
Uma vez na África, o mundo seria outro, e a memória da Europa limitar-se-ia a este período de deslocamento. Reforçar a imagem da grandeza britânica nestes refugiados poderia trazer benefícios úteis.
— Sr. Mihailovich, quase me esquecia: se conseguir obter mantimentos na Rodésia, Londres ficará certamente imensamente grata, e o apoio a vocês, refugiados, tornar-se-á muito mais natural. — Ao sair da prisão onde o magnata das armas estava detido, Alan Wilson olhou para o relógio e continuou: — A metrópole deseja encerrar o sistema de racionamento o mais cedo possível. É claro que, na zona de ocupação britânica, isso poderá demorar um pouco mais, mas se puderem ajudar Londres a superar as dificuldades, acredito que, aos olhos da capital, o valor de vocês será ainda maior.
Alan Wilson recordava que a Rodésia, sendo uma colônia britânica, possuía terras férteis e um clima favorável, o que levou muitos brancos a se estabelecerem lá, cultivando terras e estabelecendo grandes propriedades agrícolas. Os abundantes produtos agrícolas renderam ao Zimbábue a reputação de "cesta de pão da África" e "celeiro da África". Como as estações no hemisfério sul são opostas às do norte, a ida de Mihailovich e seu grupo para a Rodésia permitiria que chegassem a tempo da época de plantio.
O que era necessário era apenas organização. Alan Wilson acreditava que um grupo de refugiados que já possuía uma estrutura armada não careceria de disciplina; produzir, no mínimo, era muito mais fácil do que guerrear. Isso nem exigiria ajuda direta da Grã-Bretanha ou da zona ocupada; a Rodésia não ficava longe da África do Sul, e a produção de máquinas agrícolas na África do Sul seria uma tarefa simples. O atual governador sul-africano era Nicolaas Jacobus de Wet. O Império Britânico ainda mantinha controle sobre a África do Sul naquela época, e ele acreditava que o governador não recusaria tal oportunidade.
Mihailovich, já acostumado com a forma de agir de Wilson, aceitou prontamente a proposta, após ouvir os elogios exagerados sobre a Rodésia. O fato de os britânicos terem um pedido o tranquilizava; o que mais o preocuparia seria se os britânicos estivessem fazendo caridade sem esperar nada em troca, pois isso indicaria que ele estava em apuros.
Em seguida, ambos foram visitar a fábrica da família Krupp, onde já havia especialistas inspecionando as linhas de produção não danificadas.
Nos dias que se seguiram, Alan Wilson levou Mihailovich para visitar diversas empresas que haviam sido lacradas. Simultaneamente, coordenou com os funcionários públicos britânicos que supervisionavam essas unidades para determinar quais linhas de produção voltadas para o bem-estar civil poderiam ser reativadas.
Por fim, portando a carta escrita pelo magnata das armas, Alan Wilson convocou os representantes das grandes empresas do Ruhr — especialmente aquelas cujos líderes ainda não haviam sido detidos — para uma reunião na Villa Hügel, a sede da família Krupp em Essen.
Naturalmente, isso foi feito após o consentimento de Londres. Após o encontro, ele redigiu um relatório detalhado sobre o processo para ser submetido à revisão das autoridades britânicas. Londres também estava ciente de que a recuperação econômica da zona de ocupação dependia da colaboração dessas empresas alemãs de renome. Antes de partir, Alan Wilson já havia recebido autorização para negociar com os dirigentes dessas companhias. Entre os presentes, estava até mesmo um representante da Rheinmetall, embora a fábrica de armamentos da empresa em Düsseldorf já tivesse sido lacrada pelos britânicos.
— A guerra acabou! — Alan Wilson iniciou a conversa com esta frase. O primeiro sentido era literal; o segundo, que o vencedor era evidente. A Grã-Bretanha era a vitoriosa, enquanto a Alemanha havia sido derrotada de forma ainda mais catastrófica do que na Primeira Guerra Mundial, com todo o seu território ocupado.
Observando as expressões sutis dos líderes empresariais, Alan Wilson apresentou a carta do magnata das armas. Enquanto eles liam a versão em inglês, ele explicou: — O Sr. Alfred encontra-se atualmente detido em Düsseldorf. Ah, e a linha de produção da Rheinmetall em Düsseldorf também foi lacrada e paralisada. Peço desculpas pela indiscrição.
— A situação atual da Alemanha é terrível. Posso ser direto: a curto prazo, não haverá um governo central alemão, pois os franceses se opõem firmemente a isso. Segundo informações que recebemos de Paris, a posição francesa é direta: desejam que a Alemanha retorne a um estado de confederação frouxa, como nos tempos do Sacro Império Romano-Germânico.
O rosto de alguns representantes alemães tornou-se lívido. A história da Alemanha divide-se em dois períodos: antes e depois da unificação. Sobre o primeiro, como disse o Chanceler de Ferro Bismarck: "É a tragédia da Alemanha ter como vizinha uma França agressiva; durante oitocentos anos, a França invadiu a Alemanha inúmeras vezes, causando-lhe sofrimentos profundos". Quanto ao período após a unificação, este coincidia perfeitamente com o sentimento francês em 1945: "Após a unificação, a Alemanha demonstrou uma agressividade extrema, invadindo a França três vezes em um século. Tal nação agressiva não deveria existir neste mundo."
Ao ouvirem que os franceses eram contra um governo central alemão, os representantes presentes sentiram-se naturalmente indignados. Esqueceram-se do século de invasões alemãs à França e focaram apenas nos oitocentos anos de humilhações francesas aos germânicos. A história é uma conta complexa e nem sempre justa com todas as nações. Se a Índia Britânica não tivesse quatrocentos milhões de habitantes, mas apenas quarenta milhões, o Império Britânico teria mudado a demografia do sul da Ásia em dois séculos; será que teriam chegado ao ponto de a elite local exigir independência?
Após usar os franceses para instigar o ressentimento e provocar a antipatia dos dignitários alemães, Alan Wilson mudou o tom: — Contudo, o nosso Império Britânico não pensa assim. A filosofia europeia que a Grã-Bretanha persegue há novecentos anos é o equilíbrio; apenas com o equilíbrio a guerra não eclodirá. É claro que certas nações ambiciosas sempre rotularam esta política de equilíbrio com desdém.
— Na verdade, o Império Britânico nunca tentou conter a Alemanha. Até hoje, Londres considera a Alemanha o fiel da balança europeia e opõe-se fortemente a essa vingança e humilhação intermináveis. No entanto, somos apenas uma das potências ocupantes. Existem ainda os americanos, distantes nas Américas e indiferentes aos pensamentos alemães, e os soviéticos, que guardam um ódio profundo. Entre as quatro potências ocupantes, o que a Grã-Bretanha pode fazer é muito limitado.
— Agradecemos muito os esforços britânicos. Comissário Alan, pode ser direto: o que querem que façamos? — Após uma breve troca de ideias entre os representantes, o engenheiro-chefe da Rheinmetall, Wagner, tomou a palavra. — Os britânicos querem que nos submetamos... que ajudem os administradores britânicos a restaurar a produção na zona ocupada?
— Para sermos precisos, no setor civil! — Alan Wilson ficou satisfeito com a resposta de Wagner, mas não deixou de completar: — Os franceses estão muito vigilantes contra qualquer tentativa alemã de reativar a indústria bélica, e esse também não é o objetivo britânico. Nosso propósito é a reconciliação, para que a Europa não volte a sofrer uma guerra e para evitar o ressentimento causado pela situação em que a Alemanha caiu após a Primeira Guerra Mundial.
Quanto a fomentar a Alemanha para resistir à pressão soviética, ele não precisava mencionar; as relações entre os dois grandes blocos da Guerra Fria ainda eram aceitáveis, e ambos precisavam de um tempo para se recuperar.
— Restaurar a produção tornou-se a prioridade imediata! A rapidez com que a zona de ocupação recuperará a prosperidade depende de as empresas aqui representadas darem o exemplo.
— Podemos encontrar uma maneira de retomar a produção? — perguntou o representante da Mercedes-Benz.
— Certamente, mas com a condição de que as fábricas que retomarem a produção tenham representantes britânicos em suas instalações. — Alan Wilson transmitiu as instruções recebidas por telegrama de Londres. — Os processos de produção devem ser transparentes para os representantes britânicos, incluindo, mas não se limitando a, ajustes de pessoal, extração de matérias-primas e logística de transporte.
— Precisamos de um tempo para discutir. — O engenheiro-chefe Wagner, da Rheinmetall, falou em nome de todas as empresas presentes. — Acredito que esta exigência não seja excessiva.
— Não é excessiva de forma alguma. Ficarei na Villa Hügel aguardando notícias nos próximos dias. — Alan Wilson apontou para a sede da família Krupp, onde se encontravam. — Espero receber boas notícias.
Assim que os representantes partiram, Alan Wilson utilizou rapidamente o telégrafo para enviar mensagens a Hamburgo, Hannover e Londres, relatando a reunião. A possibilidade de controlar o Ruhr dependia de os representantes alemães compreenderem a situação.
Enquanto aguardava, ouviu o rádio para passar o tempo. Uma transmissão anunciou: "O Japão anunciou formalmente a rendição incondicional..."
— Que pena. Onde está o Bushido? Onde está a vitória espiritual? — Alan Wilson exclamou com desdém. — Por que não continuaram lutando?