Capítulo Cento e Dezenove: O Ex-Secretário do Gabinete
Com o fim da guerra, a Grã-Bretanha precisava retomar sua produção, especialmente após a ascensão do primeiro-ministro Edward Heath. Sem inimigos externos, os funcionários públicos passaram a ser vistos com ressentimento. Eles não realizavam trabalhos exaustivos, recebiam salários garantidos e, em um momento de contenção de gastos, destacavam-se negativamente em relação aos cidadãos britânicos que estavam recomeçando suas vidas.
Com o tempo, era provável que o primeiro-ministro considerasse demissões, e Edward Bridges precisava, antes disso, demonstrar que havia muito trabalho a ser feito, justificando a necessidade dos funcionários públicos. Em tempos difíceis, o primeiro-ministro buscava economizar, mas o secretário do gabinete sempre desejava ter o maior número possível de pessoas sob seu comando. Essa foi a razão pela qual Bridges ficou tão preocupado ao ouvir o primeiro-ministro cogitar abandonar a Índia Britânica.
As colônias eram importantes para o primeiro-ministro do Império Britânico, mas ainda mais para o secretário do gabinete. Este, porém, não podia se opor às políticas do primeiro-ministro, apenas tentar minimizar os impactos negativos, preferencialmente fazendo com que o próprio primeiro-ministro desistisse da ideia.
Numa noite, Edward Bridges marcou um encontro com um convidado e, quando este chegou, mostrou uma rara expressão de apreensão. “Sir Maurice, o que devo fazer? Este problema é dez vezes mais complicado do que o que você enfrentou em 1919. Ao menos, na última guerra, seu primeiro-ministro não pensou em abandonar as colônias, não é?”
“Com certeza não!” Sir Maurice Hankey sorriu, observando o estado aflito de Bridges. “Parece que o novo primeiro-ministro o deixou perdido, não é?”
Durante a Primeira Guerra Mundial, Maurice Hankey foi secretário do Conselho de Defesa do Império e diretor do Gabinete de Guerra. Ele moldou o sistema de funcionários públicos do Império Britânico e permaneceu como chefe dos funcionários por 22 anos até se aposentar em 1938, quando Bridges assumiu o cargo.
Tudo o que Bridges possuía atualmente fora construído por Hankey. Após se aposentar, Hankey ingressou no Partido Conservador e, com a eclosão da Segunda Guerra Mundial, tornou-se ministro sem pasta no gabinete de Neville Chamberlain.
Frente ao criador do atual gabinete, Bridges não escondia suas preocupações. Apesar de Hankey ser agora um político, sua experiência como secretário do gabinete o tornava imune a segredos sobre as dificuldades dos funcionários públicos. Ele assentiu: “Se abandonarmos a Índia Britânica, cem mil funcionários terão que retornar à Grã-Bretanha, a menos que encontremos um destino para realocá-los.”
“Ah, a situação é realmente grave,” Hankey murmurou, ciente da gravidade. “A base do Império está desmoronando. Qual é sua estratégia?”
“Hoje, com base no telegrama do Marechal Montgomery, solicitei ao primeiro-ministro o envio de funcionários públicos para organizar as administrações civis na zona ocupada pela Grã-Bretanha na Alemanha,” Bridges explicou, enquanto Hankey levantava quatro dedos, reconhecendo prontamente: “Sim, apresentei um plano em quatro etapas, para transferir dois mil funcionários de vários departamentos imediatamente para a Alemanha.”
“Excelente. Neste momento, todos os funcionários públicos do Império deveriam reconhecer a crise iminente e agir com eficiência,” Hankey concordou. “Ouvi também o primeiro-ministro mencionar a criação de um sistema duplo e coordenado entre a zona britânica na Alemanha e a Índia Britânica. Foi ideia sua?”
“Se até Sir Maurice acha uma boa ideia, não há razão para preocupação,” Bridges respirou aliviado, evitando uma resposta direta. Apesar de aposentado e agora político, Hankey ainda presidia o Conselho Consultivo das Colônias e tinha grande influência nos assuntos coloniais. “Se o primeiro-ministro vier a consultá-lo...”
“Apoiarei a sugestão!” Hankey levantou as sobrancelhas. “Na verdade, todos sabemos que a prosperidade do Império Britânico depende das colônias. Podemos abrir mão delas se o custo for muito alto, mas precisamos evitar repetir o que aconteceu na América do Norte. Devemos provar que, sem o controle britânico, as colônias enfrentarão problemas: caos, fome, conflitos religiosos, massacres étnicos. Se esse cenário se concretizar, teremos a responsabilidade de continuar administrando esses povos atrasados, antes que se tornem ingovernáveis.”
“Ah, realmente seria uma tragédia,” Bridges brindou com Hankey, com um estalo de copos. “Mas isso deve ocorrer naturalmente. Precisamos encontrar alguém que pareça inofensivo e que não tenha longa experiência no sistema público. Coincidentemente, encontrei um candidato assim...”
No distante Berlim, Allen Wilson espirrou duas vezes sem motivo, olhando surpreso para Mihailović. Ele sabia que forçar tantas pessoas a deixarem a Europa não seria fácil para elas. Mas, por enquanto, não havia alternativa.
“Não podemos ficar na Europa?” Mihailović perguntou, com olhar sombrio. “Somos europeus. Como podemos ir para a África, conviver com um povo negro?”
“Senhor Mihailović, já que você está liderando esse grupo que eu estou ajudando, não percebe que os americanos não querem recebê-los? Até o General Patton, que autorizou sua passagem, foi destituído,” Wilson respondeu com compaixão. “Todos sabem que os Estados Unidos não foram afetados pela guerra, mas é um país construído pelo esforço de seus cidadãos. Eles não querem imigrantes, especialmente não pessoas sem recursos.”
Wilson suspirou profundamente. Os EUA ainda não estavam abertos a receber imigrantes, a não ser que fossem qualificados e ricos. E os homens de Mihailović, além de suas habilidades militares, não tinham mais nada a oferecer.
“Mas a África?” Mihailović sentiu um aperto no peito só de pensar em deixar sua terra. Ele cogitou até levar os refugiados de volta à Iugoslávia para lutar contra Tito — qualquer coisa seria melhor do que ir para a África.
“O que há de errado com a África?” Wilson retrucou, incomodado. “Você não sabe onde está a Rodésia, para onde o Império Britânico quer enviá-los? A terra e os recursos são abundantes. Cada um de vocês pode receber cem acres para ser um feliz fazendeiro. Isso é impensável na Iugoslávia. Veja a situação lá: um país, duas línguas escritas, três idiomas falados, quatro religiões e cinco grupos étnicos — sérvios, croatas, eslovenos, macedônios e montenegrinos. Talvez aqueles que ficaram para trás na Iugoslávia venham a invejá-los no futuro.”