Capítulo 147: A favela do porto
Lu Chen não estendeu a mão para ajudar o velho mordomo, nem respondeu. Apenas virou-se, pegou um linguado grego à francesa na mesa de jantar, espetou um pedaço com o garfo e colocou-o inteiro na boca.
O velho mordomo manteve-se na postura de reverência. O salão estava terrivelmente silencioso, quebrado apenas pelo som do jovem a mastigar. Os mestiços mais próximos, dotados de uma audição excecional, conseguiam até ouvir o som das espinhas a serem esmagadas.
Assim que Lu Chen engoliu o peixe inteiro, Milalav entregou-lhe um guardanapo. Ele limpou os lábios com elegância: "Vou salvá-la, mas não por causa da vossa 'etiqueta', nem porque ela é a patriarca da família Laurent. Vou apenas para salvar uma rapariga indefesa."
Em seguida, jogou o guardanapo no prato de prata de um criado e virou-se para Milalav: "Vamos."
Não havia qualquer informação útil a extrair da boca da gente da família Laurent.
Só quando o jovem e a rapariga saíram do salão é que todos sentiram a opressão invisível dissipar-se, embora o velho mordomo ainda mantivesse a pose de continência.
No meio da multidão, um jovem sorriu e falou baixinho: "Digno de ser o nível S. Esta sensação de opressão está a fazer-me ansiar pelos dias após a entrada na escola."
"Este comissário Lu... será mesmo humano? Ele nem sequer estava a apuntar para nós, então porque é que me sinto com vontade de tremer?"
A companheira do jovem ao lado deu um gole na sua bebida, e só então o tremor do seu corpo cessou.
O jovem da família Beowulf olhou para a companheira ao seu lado e sorriu: "Porque a sua fala espiritual é *Setsuna*. Talvez seja o único mestiço no mundo cuja velocidade não fica atrás da do diretor Angel. Ele entrar neste salão equivale a termos todos uma lâmina encostada à garganta, por isso, quando ele se zanga, sentes-te sufocada."
"Julie, olha para esta gente. Vestem fatos caros feitos à medida e vestidos de noite, brindam com elegância e pensam que já detêm o poder, mas mal sabem que a verdadeira tirania pode despedaçá-los num único pensamento."
O jovem olhou com desprezo para os mestiços que se iam acalmando gradualmente no salão, e depois dirigiu o olhar para a saída.
Lu Chen e o diretor Angel eram os extremos de velocidade neste mundo. Aquele poder de dar a vida ou a morte à distância de um palmo era a verdadeira tirania!
Ele suspirou levemente, pensando que esta era a nova suprema divindade entre os mestiços. Em comparação, as tradições da sua própria família pareciam um pouco insignificantes.
***
Lu Chen e Milalav saíram do castelo e dirigiram-se ao parque de estacionamento.
"Afinal, o mundo dos mestiços é ainda mais ridículo do que eu imaginava."
Lu Chen soltou um riso irónico. Tinham perdido bastante tempo; já passava das onze horas.
Tirou o telemóvel e enviou uma mensagem a Erii, que costumava acordar cedo.
"Estás a falar daquelas pessoas que apenas se embriagam com dinheiro e poder, esquecendo-se de que a ameaça dos dragões nunca desapareceu?"
Milalav abriu a porta do carro e sentou-se ao volante (quem bebe não conduz, a não ser que também se seja um mestiço de nível A).
Lu Chen entrou no carro, abanou a cabeça e disse: "Ninguém ali levou a sério a segurança daquela rapariga."
Milalav sorriu e retorquiu: "Mas o nosso presidente sabe ter compaixão pelas belas donzelas. Se eu fosse a Elizabeth, talvez me apaixonasse por ti se ouvisse aquelas palavras."
No entanto, Lu Chen acenou com a mão: "Eu só disse palavras bonitas. No fundo, eu e o diretor estarmos empenhados em salvá-la também se deve a desejos egoístas."
Lu Chen pensou que Milalav não devia dizer coisas daquelas à toa; mal Erii acabasse de se lavar, ele ainda ia fazer uma chamada de vídeo com ela.
"Então, para onde vamos a seguir? Ficamos por aqui hoje e voltamos para o hotel para descansar?"
Perguntou Milalav. Tinham estado a correr para investigar desde que saíram do avião, mas não tinham conseguido nada.
Bem, não se podia dizer que não tinham conseguido nada; pelo menos agora tinham confirmado a atitude da família Laurent, que provavelmente não prestaria muita ajuda neste assunto.
"Não, ainda há coisas por investigar. Milalav, conheces bem Nantes?"
Lu Chen recusou a proposta da outra. Assuntos de resgate deviam ser resolvidos o mais rapidamente possível; se se arrastassem demasiado, mesmo que encontrassem pistas, estas podiam cortar-se a meio do caminho.
"Isso depende a que aspeto te referes."
Milalav não se atreveu a garantir com confiança. Ela não tinha crescido em Nantes; apenas tinha vindo passar férias ali algumas vezes.
"Procura as zonas degradadas, os sítios onde se reúnem os marginais e os sem-abrigo. Não me venhas dizer que a segurança em França é ótima e que não existem sítios desses; eu já pesquisei sobre Nantes."
Quando faltavam pistas materiais seguras, por muito baixa que fosse a probabilidade, só lhes restava tentar encontrar testemunhas oculares.
O desaparecimento da conselheira Elizabeth ocorrera às duas da manhã. A essa hora, a maioria das pessoas já estava a dormir em casa, e apenas os sem-abrigo e os pequenos marginais vagueavam pelas ruas.
"Isto... embora lamente, a verdade é que não sei muito bem. Mais vale usar o poder de Norma."
Milalav sentiu-se um pouco constrangida, mas concordou que a sugestão de Lu Chen estava certa. O departamento de execução investigara muita coisa no dia anterior, mas ainda não tinha começado a procurar "testemunhas oculares".
E a pesquisa de informações a que Lu Chen se referia dizia respeito à história da cidade. Desde Nantes até ao porto de Saint-Jean-de-Luz, as cidades nas redondezas tinham uma rica "cultura piscatória e insular", com piratas a desaparecerem apenas em meados do século passado — imagine-se como seria a segurança pública por ali na altura.
Hoje, após cinco ou seis décadas de desenvolvimento, aquela antiga cidade de piratas transformara-se numa próspera cidade turística, tendo inclusivamente sido eleita a cidade europeia mais habitável, mas isso não significava que a segurança fosse necessariamente perfeita.
Aliás, independentemente do local ou do grau de desenvolvimento de uma cidade, há sempre um lado sombrio debaixo da superfície.
A pobreza e a fome nunca tinham desaparecido.
Apesar de ser uma missão não registada, o departamento de execução da academia ainda dispunha de uma equipa profissional pronta a prestar apoio técnico aos seus comissários de elite a qualquer momento.
Em menos de três minutos, Milalav recebeu no telemóvel os vários antros de reunião de marginais na cidade de Nantes. Quanto ao motivo de não os terem enviado diretamente a Lu Chen... era evidente que a equipa do departamento de execução achava que esse trabalho de guia devia ser entregue ao motorista.
Com o rugido do motor, a besta cinzento-escura entrou pela noite dentro, atravessando o mundo deslumbrante dos néons até acolher gradualmente a profunda tranquilidade da noite escura.
Milalav conduzia de forma selvagem, e as suas capacidades de condução eram, na perspetiva de Lu Chen, muito mais tranquilizadoras do que as da irmã Lutetia. Em menos de vinte minutos, tinham percorrido quase quarenta quilómetros, chegando à zona sul de Nantes, perto do porto.
Casas velhas e devolutas ostentavam marcas verde-acinzentadas, vestígios do musgo que se tinha desprendido. Perto do mar, o ar era sempre mais húmido, provocando uma sensação de abafamento mesmo no inverno.
Além daquelas casas baixas e degradadas, viam-se ocasionalmente contentores tortos e tendas que enfunavam ao sabor do vento.
Perto do porto, a maioria dos habitantes eram operários que trabalhavam no cais, com empregos árduos e salários baixos. Com o custo de habitação em Nantes, nem sequer se atreviam a alugar uma casa, quanto mais suportar as despesas diárias de transporte se morassem longe.
Assim, estes operários ou juntavam-se para alugar em conjunto aquelas casas velhas e degradadas, ou, sendo ainda mais frugais, procuravam contentores vazios retidos no porto devido a "vários problemas", transportavam-nos em conjunto e davam-lhes uma limpeza ligeira para servirem de habitação.
Nantes não tinha bairros de lata oficiais, mas tinha-os na prática; eles próprios não se classificavam como pobres, mas na realidade eram-no.
O vento do mar soprava de uma ponta à outra da rua, carregando o odor salgado da água salgada e um leve cheiro a mofo. Nas profundezas dos becos, viam-se por todo o lado dejetos nojentos e lixo espalhado.
Naquele momento, em cada contentor e tenda, podia haver pessoas amontoadas a consumir estupefacientes. Os operários queixavam-se durante o dia do esforço que era ganhar dinheiro, e os sem-abrigo lamentavam a injustiça do destino, mas à noite consolavam-se com substâncias para iniciar o seu "deleite" raro e as suas belas ilusões.
A existência de tais grupos atraía naturalmente aqueles que lhes "vendiam" os produtos. Os chamados "senhores locais" tinham informadores por toda a parte, vagueando pelas ruas da cidade a todas as horas e rondando ainda mais pela calada da noite, havendo quem fosse ao cais do rio Loire realizar grandes transações.
Conforme as indicações do mapa, Milalav e Lu Chen deram várias voltas por ruas estreitas antes de pararem finalmente em frente a um beco.
Dizia-se que aquele beco pertencia a uma organização com algum "renome" nas imediações. Organização era um termo grandioso; na verdade, não passavam de pequenos peixes da ralé. As máfias francesas podiam ser famosas, mas comparadas com a terra natal do irmão Caesar, não passavam de brincadeira de crianças.
Nantes tinha de facto organizações subterrâneas organizadas, mas o departamento de execução "temporariamente" desaconselhara Lu Chen a arranjar sarilhos ali, pois esperavam facilitar a limpeza posterior e receavam que ir logo atrás dos chefes principais pusesse o inimigo em alerta — máfias disciplinadas eliminavam os subordinados com muita rapidez.
"Parece que a festa deles ainda não começou esta noite."
Lu Chen olhou de relance para o beco e viu várias pessoas agachadas nos cantos a levantarem-se, erguendo com ar ameaçador tacos de basebol, vergalhões de ferro e outros objetos do chão.
Alguns vestiam-se de forma limpa, outros pareciam mais desalinhados, mas, fossem quais fossem, aos olhos de Lu Chen pareciam todos um bocado fora de moda, com correntes ao pescoço que brilhavam de forma pirosa sob a luz da fogueira.
"Começo a duvidar do vosso sentido de moda em França."
Lu Chen sorriu. Já tinha estado em missão no Reino Unido duas vezes: uma com Abel, e outra, por coincidência, em Birmingham, onde aproveitou para ajudar os comissários a lidar com uma transação com os Peaky Blinders.
Bem, o processo não tinha corrido muito bem.
Aquelas pessoas a rebolarem pelo chão a pedir piedade pareciam patéticas, mas a forma como tinham começado, de fato, a soprar o fumo dos cigarros na cara dele, fora deveras impressionante.
Milalav sentiu-se um pouco embaraçada com o comentário de Lu Chen, mas não podia defender aquelas pessoas nem afirmar que a maior máfia do país tinha muito estilo; afinal, ela não pertencia ao submundo.
"Ei, o carro é fixe."
Um homem negro de blusão de cabedal e correntes de metal adiantou-se, sendo alto e corpulento, seguido por mais de uma dezena de indivíduos com sorrisos maliciosos.
"O que é que ele disse?"
Lu Chen não entendia francês.
"Ele disse que o carro é fixe."
Traduziu Milalav.
"Uau, um Lamborghini."
Os olhos do negro encabeçado iluminaram-se. Ao ver Milalav no lugar do condutor, soltou um silvo e disse aos companheiros a rir: "Esta miúda é boa."
Mas, à medida que se aproximava, os seus passos abrandaram. Através da luz refletida pelos faróis na parede, ele conseguiu ver a silhueta completa do veículo. Lucas era considerado o líder daquele grupo e já tinha visto algumas máquinas no mundo.
Uma regra muito importante para quem vivia na base da pirâmide era saber quem se podia provocar e quem não se devia tocar, caso contrário a vida durava pouco.
Ele vagamente lembrava-se de ter visto aquele carro num salão automóvel online; esquecera-se do preço, mas sabia que quem conduzia aquilo era intocável para eles — por muito livres que estivessem esta noite, no dia seguinte podiam acabar no fundo da baía.
"Ei, Lucas, eu quero ser o segundo."
Outro homem negro, mais baixo, balançava a corrente que tinha na mão, fazendo um gesto obsceno com a bacia, enquanto o resto da corja se desfazia em gargalhadas.
O chefe negro chamado Lucas encontrava-se numa posição difícil. Se recuasse agora, nunca mais conseguiria erguer a cabeça no círculo do porto, especialmente após ter recebido uma mensagem do chefe Rorpen, a qual julgara ser uma brincadeira, mas que afinal parecia trazer visitas inesperadas naquela noite.
Ele pensara que se tratava apenas de dar uma lição a um jovem comum, mas nunca imaginou que o alvo conduzisse um supercarro. De repente, sentiu-se empurrado por uma gigantesca mão invisível em direção a um abismo, mas não ousava virar-se, temendo que essa mesma mão lhe esmagasse o crânio.
"Ei, miúdo, disse-te para saíres do carro, és surdo ou quê? Ora bolas, deixem-me repetir em inglês: sai dessa merda de carro."
Alguém com uma expressão que julgava intimidatória batia com o vergalhão de ferro contra a parede.
"Ora, este miúdo deve estar assustado. Vejam o que ele está a fazer de cabeça baixa, estará a enviar uma mensagem para a mamã o vir salvar? Ei, miúda, vou fazer-te sentir o que é um verdadeiro homem."
Alguém apontava a rir para Lu Chen, que mantinha a cabeça baixa.
Enquanto escrevia a mensagem de volta, Lu Chen sorriu para Milalav: "Parece que precisamos de dar a conhecer o nosso propósito a esta gente."
Ele não percebia muito bem o que dizia a algazarra daquele grupo, mas pelas feições conseguia adivinhar a intenção. Desapertou o primeiro botão da camisa, afrouxou o colarinho, puxou a gravata para baixo e preparou-se para despir o seu novo e caro fato.
Contudo, Milalav estendeu a mão, agarrou na gola lateral da roupa de Lu Chen e disse em mandarim: "Deixa comigo."
Em seguida, abriu a porta do carro, pousou os saltos altos no chão e caminhou com elegância para o exterior.
"Uau, ei, miúdo, a tua miúda abandonou-te."
Aquela gente não entendia mandarim e supôs apenas que o jovem casal tinha ficado amedrontado.
Milalav mantinha uma expressão impassível enquanto olhava para a corja que rodeava o veículo. Aqueles indivíduos sentiram de repente um arrepio e recuaram involuntariamente dois passos.
De acordo com o Tratado de Abraham, os mestiços não podiam expor a sua fala espiritual à frente de pessoas comuns nem acender os olhos dourados, mas ela também era uma elite que já tinha combatido mortos-vivos. Uma vez manifestada a sua intenção homicida, aqueles marginais cobardes ficaram logo inseguros.
Milalav considerava que o presidente da Sociedade do Coração de Leão ter de dar uma lição àquele tipo de arraia-miúda era uma autêntica perda de estatuto.
"Diz-me, Lucas, tenho ideia de que o ar desta miúda é estranho... não será ela uma guarda-costas?"
Alguém começou a desconfiar, pensando melhor e concluindo que normalmente eram os homens que conduziam para levar as raparigas a dar uma volta.
Na verdade, Lucas estava a tremer de medo. Tinha muita vontade de dizer que vinham apenas dar um passeio e que não tinham intenções nenhumas, mas assim que se lembrava do conteúdo daquela mensagem, um calafrio percorria-lhe a espinha.
Tinha de avançar com coragem!
Afinal de contas, tratava-se apenas de uma rapariga. Mesmo que fosse uma guarda-costas profissional, um grupo de homens feitos não conseguiria lidar com ela?
Se assim fosse, mais valia desistirem de viver no porto.