O Feitiço do Patrono e Sectumsempra
Jon demonstrava um grande interesse pelo Feitiço do Patrono, uma arte defensiva de nível avançado.
Esse feitiço parecia ter limitações consideráveis, causando ameaças significativas apenas a criaturas como os dementadores, sem ser capaz de destruí-los por completo. Contudo, em grande parte dos cenários de combate, o Patrono podia oferecer um auxílio imenso aos bruxos.
Ele não era de forma alguma uma entidade ilusória, mas sim um ser real, materializado a partir de emoções puramente positivas.
Além disso, nos conflitos que se aproximavam, os dementadores certamente permaneceriam firmemente ao lado de Voldemort; portanto, quanto mais cedo aprendesse esse encantamento, mais vantajoso seria.
Lupin não se opôs a ensinar o Feitiço do Patrono a Jon; apenas sentiu certa surpresa por um garoto que acabara de concluir o segundo ano já demonstrar interesse por uma magia defensiva tão avançada.
Contudo, sabendo que o menino diante de si possuía talento e maturidade muito além de sua idade, Lupin não recusou. Desde o início das férias de verão, passou a reservar um tempo para receber Jon em sua sala, instruindo-o nos fundamentos do Feitiço do Patrono.
A capacidade pedagógica de Lupin era irrepreensível, sem mencionar que o Feitiço do Patrono constituía sua maior especialidade.
Durante os três anos em que permaneceu infiltrado em Azkaban, ele ensinara mais de trente bruxos prisioneiros no local a conjurarem com sucesso seus próprios Patronos, o que finalmente lhes permitira escapar daquela situação desesperadora.
Portanto, no que dizia respeito a esse feitiço, ele dispunha de um sistema de ensino rigoroso e estruturado.
— Na verdade, se tivéssemos um dementador para nos auxiliar nas aulas, permitindo que você experimentasse essa sensação em primeira mão, sua velocidade de aprendizado seria consideravelmente maior — comentou Lupin, com seu rosto perpetuamente pálido exibindo uma expressão de total seriedade, como sempre mantinha ao lecionar. — Contudo, não nos encontramos em uma situação de extrema urgência no momento, de modo que não precisamos apressar o ritmo.
— Vamos, faça uma demonstração para mim, Jon. Quero ver o quanto você progrediu na prática deste feitiço ao longo desta semana.
Jon sacou sua varinha e, seguindo as instruções de Lupin, tentou executar o Feitiço do Patrono.
— *Expecto Patronum.*
O movimento da varinha e a enunciação do encantamento ocorreram em um único fluxo contínuo, evidenciando a frequência com que havia treinado.
No entanto, a ponta de sua varinha emitiu apenas um tênue fio prateado, sem qualquer outra reação subsequente. Apesar disso, Lupin já exibia um semblante de surpresa, elogiando em seguida:
— O gesto foi executado com precisão impecável, e a pronúncia saiu exata.
Jon, contudo, franziu o cenho, fitando a varinha em sua mão.
— Então por que o feitiço simplesmente não funciona?
— Porque o Feitiço del Patrono difere profundamente de outras magias — explicou Lupin. — Esta arte demanda um controle emocional extraordinário. Por mais corretos que sejam os movimentos e a entonação, se a emoção subjacente for insuficiente, o encanto jamais se concretizará.
Jon refletiu por um momento:
— Como posso intensificar minhas emoções?
— Isso é algo que cabe a você discernir — respondeu Lupin, fitando-o com atenção. — Você precisa compreender qual é a sua verdadeira felicidade. Inúmeras situações podem gerar alegria e contentamento, mas, como cada indivíduo é único, a exigência em relação a essa emoção também varia.
— Por exemplo, quando ensinei o Feitiço del Patrono aos bruxos adultos em Azkaban, a felicidade deles na época era algo simples: resumiam-se aos dias anteriores à sua chegada à ilha. Cada dia antes do aprisionamento era imensamente feliz para eles, pois o desespero imposto pelos dementadores deixava marcas indeléveis para o resto da vida. É por isso que afirmo que a assistência de um dementador tornaria o aprendizado do Patrono infinitamente mais fácil.
— Mas, como você não dispõe dessa condição agora, precisa tentar por conta própria, descobrindo o que realmente lhe traz felicidade e prazer. A verdadeira dificuldade em aprender o Feitiço del Patrono reside justamente nisso, Jon, visto que os sentimentos humanos são sutis e difíceis de capturar. É árduo avaliar a intensidade da própria alegria ou determinar qual lembrança é capaz de condensar perfeitamente a esperança e o júbilo.
Jon compreendia perfeitamente as palavras de Lupin. O Feitiço do Patrono constituía um encanto estritamente pessoal; bruxos das trevas, de corações corrompidos e sombrios, jamais conseguiriam dominá-lo, pois a fonte de sua suposta alegria era inerentemente nefasta.
Sentimentos derivados do assassinato, da tortura e da opressão jamais poderiam evocar o mais puro dos Patronos.
Aquilo não era algo que se aprendia meramente com base em talento nato; dependia sobretudo de o próprio Jon compreender a si mesmo, de descobrir o momento exato em que experimentava uma alegria genuína e os motivos por trás dela.
A tarefa não se revelava nada simples, e Jon realizou inúmeras tentativas.
Ele recordou a sensação de quando foi aceito na universidade em sua vida anterior, e também experimentou resgatar as emoções do período em que estudava Oclusão e a magia dos anéis com Slughorn. No entanto, os resultados foram mínimos: para não falar de um Patrono completo, os reflexos prateados que conseguia evocar na ponta da varinha limitavam-se a três ou quatro tênues faíscas.
Apesar da estagnação no Feitiço do Patrono, Jon progredia de maneira vertiginosa em outro encanto: a maldição *Sectumsempra*.
Ele vinha praticando essa magia há quase meio mês e já havia utilizado uma velha carteira escolar como alvo experimental. O *Sectumsempra* que conjurava era capaz de deixar um sulco de quase meio centímetro de profundidade na madeira; se aplicado em pontos vitais do corpo humano, seria plenamente suficiente para causar ferimentos fatais.
Quanto ao Feitiço de Apagamento de Memória, seus efeitos não podiam ser observados de forma direta. Essa espécie de magia não devia ser empregada levianamente em pessoas, impedindo que Jon medisse o avanço de seu treinamento. Contudo, ao testá-lo em rãs de laboratório, conseguia fazer com que o anfíbio ficasse totalmente desorientado, a ponto de acreditar ser um peixe e debater-se desajeitadamente no chão com as quatro patas.
O tempo das férias de verão transcorreu gradualmente dessa maneira.
Nenhum incidente ocorreu a bordo da carruagem, como se todas as conjecturas mencionadas anteriormente por Dumbledore a Jon não passassem de meras fantasias.
Com a chegada do mês de agosto, os dois professores encarregados de receber os novos alunos em Hogwarts, Lílian e McGonagall, abandonaram o castelo. Guiando-se pelos nomes e informações contidos no Livro de Admissão que Jon trouxera de volta para a carruagem, partiram à procura de todas as crianças de onze anos que atingiam a idade escolar e possuíam talentos mágicos latentes.
O alvo restringia-se exclusivamente a estudantes de origem trouxa; no caso de crianças mestiças ou de sangue puro, a menos que proviessem de famílias cujos antecedentes fossem inteiramente conhecidos e confiáveis, elas não realizavam abordagens diretas.
Da mesma forma que Dumbledore conseguira permitir que Jon se infiltrasse no castelo, Voldemort certamente seria capaz de conceber um meio para que crianças em idade escolar ingressassem na carruagem.
Nesse ano, o recrutamento conduzido por Lílian e McGonagall decorreu com extrema suavidade. Na ausência do Livro de Admissão e da Pena de Aceitação, seria uma tarefa hercúlea para o castelo de Hogwarts sequer distinguir se uma criança bruxa em idade escolar possuía ou não aptidão mágica, para não mencionar a empreitada de encontrá-las entre as famílias de trouxas, o equivalente a procurar uma agulha num palheiro.
Os frutos que Jon colhera no ano anterior, arriscando a própria vida, começavam a manifestar-se, passo a passo, no interior da carruagem.