Capítulo 42: Levando melões
Página (1/3)
Depois de arrancarem algumas pedras de sal, os quatro as carregaram nas costas e seguiram diretamente para o lago.
O lago era enorme, estendendo-se entre a planície e as altas montanhas. Ye Xiaojin caminhou pela margem, da extremidade da planície até o lado das montanhas. A água passava do verde ao negro.
Água límpida é rasa; água verde é profunda; água negra é um abismo.
A região próxima às montanhas era um verdadeiro abismo, e a profundidade da água era evidente. Ye Xiaojin finalmente se sentiu tranquila. Mesmo que não chovesse por um ano inteiro, aquele lago ainda teria água suficiente para os moradores da aldeia.
Ao voltar para a parte rasa, Ye Xiaojin disse aos três homens:
— Querem se lavar e se arrumar aqui na margem? Eu vou ficar de vigia ali.
Como Xiao Moyé poderia não saber o que ela pretendia?
— Vá primeiro.
Então apontou para longe e disse aos dois acompanhantes:
— Vão buscar lenha seca.
Os dois entenderam. Recolheram lenha, fizeram uma fogueira e se afastaram um pouco. Só pararam quando tiveram certeza de que não conseguiriam ver o que acontecia à margem do lago; depois, desembainharam as espadas e ficaram atentos, vigiando os arredores.
Xiao Moyé apoiou alguns galhos grossos e compridos, formando uma armação junto à margem. Tirou o manto externo, estendeu-o sobre a estrutura e, em pouco tempo, improvisou um biombo simples.
Virando-se de costas, sentou-se numa pedra à beira do lago.
— Lave primeiro a saia externa e jogue-a para cá. Eu a secarei para você.
Ao ouvi-lo, Ye Xiaojin lavou a saia na água e a lançou em sua direção. Só então entrou no lago. Na área rasa, aquecida pelo sol, a temperatura estava agradável. Ela esfregou cuidadosamente o corpo até se livrar da sensação pegajosa e, depois, soltou os cabelos para lavá-los.
Era raro ter a oportunidade de tomar um banho. Ela ainda queria nadar um pouco, mas percebeu que a saia que Xiao Moyé estava secando já devia estar pronta. Pensando que eles também deveriam estar sofrendo com o calor e certamente desejavam se lavar, chamou-o para que jogasse as roupas para ela. Trocou a roupa molhada, saiu do lago e deixou que os homens fossem se lavar.
Ao vê-la se aproximar, Xiao Moyé virou-se depressa e foi em direção à água. Havia uma vermelhidão suspeita nas pontas de suas orelhas. Ele sabia muito bem que, sob a saia externa dela, não havia absolutamente nada. Sua garganta ficou seca. Recuou para a área profunda do lago; só a água fria seria capaz de ajudá-lo.
Ye Xiaojin secou a roupa de baixo e, ao perceber que ele ainda não havia saído da água, trocou de roupa atrás do biombo improvisado. Depois, prendeu os cabelos de qualquer jeito no alto da cabeça.
Mesmo dentro do lago, Xiao Moyé, dotado de sentidos aguçados, sabia o que ela estava fazendo. O calor em seu corpo voltou a aumentar e, sem alternativa, ele permaneceu mais tempo imerso na água fria.
Ye Xiaojin nada sabia disso. Depois de arrumar os cabelos, vendo que ele ainda não havia terminado, tirou um pouco de carne de seu espaço, passou temperos e colocou-a para assar sobre o fogo. Desde que haviam acordado, ninguém ainda tinha tomado café da manhã.
Quando a carne estava meio assada, Xiao Moyé finalmente voltou. Suas roupas, porém, estavam secas. Ela ficou atônita por um instante, até ouvi-lo dizer:
— Sequei-as com a força interior.
Seus olhos brilhavam como estrelas. Ela ergueu o polegar.
— Impressionante.
A força interior dos antigos era realmente algo extraordinário. Pena que a antiga dona daquele corpo não tivesse aprendido a usá-la.
Entregou-lhe a carne assada que segurava e pegou o manto externo que ele deixara sobre a armação. Lavou-o na margem do lago, tornou a colocá-lo para secar e só então voltou para perto da fogueira.
Página (1/3)
Página (2/3)
Nos dois últimos dias, aquele manto servira para protegê-la do sol durante o dia e como cobertor à noite. Ela realmente precisava lavá-lo muito bem.
Xiao Moyé rasgou um pedaço da carne assada e entregou-o a ela. Depois, arrancou outro pedaço para si e assobiou na direção distante. Jinbao e o outro acompanhante vieram correndo.
Ele enfiou a carne que segurava nas mãos de Jinbao e disse aos dois:
— Depois de comerem, apaguem o fogo e vão se lavar.
Em seguida, puxou Ye Xiaojin pela manga em direção às árvores distantes. Tinham acabado de tomar banho e já estavam assando junto à fogueira; quase voltavam a ficar cobertos de suor e pegajosidade.
Depois que os quatro terminaram de se lavar e arrumar, seguiram na direção da aldeia.
Ao passarem pela plantação de melancias, viram que restavam apenas ervas daninhas e terra enlameada. Jinbao ficou furioso, pulando de raiva enquanto xingava, rangendo os dentes:
— Malditos sejam! Os animais dessas montanhas viraram espíritos ou o quê? Devastaram tudo tão completamente que nem sobrou uma única trepadeira! Eu ainda queria saber se conseguiríamos levar algumas melancias para casa...
— Fui eu que as tirei de lá.
Ye Xiaojin sorriu para ele e falou sem pressa.
Diante daquele sorriso radiante, Jinbao sentiu um calafrio inexplicável. Ela era linda, e seu sorriso ainda mais, mas por que aquele sorriso lhe causava tanto medo?
As palavras que ainda não terminara ficaram presas na garganta. Depois de dar um soluço, ele conseguiu perguntar:
— Ahn... princesa consorte, foi... foi a senhora quem mandou levá-las?
Xiao Moyé o repreendeu friamente:
— Você jogou as regras da residência principesca no estômago de um cachorro? Por que o senhor precisa prestar contas a você?
Jinbao baixou a cabeça às pressas, apavorado.
— Jinbao não ousa.
Aquele casal era assustador da mesma maneira.
— Já que tem tanto tempo livre, vá caçar mais animais para levar para casa.
Ao ouvir a ordem do senhor, Jinbao prontamente a cumpriu e partiu. Ye Yi fez uma saudação aos dois e também foi atrás dele.
Ye Xiaojin lançou a Xiao Moyé um sorriso agradecido. Com aquela intervenção, quando chegassem em casa e ela tirasse melancias do espaço, Jinbao não voltaria a fazer perguntas.
Na ida, como carregavam as presas e seria difícil avançar, os quatro haviam se contido e não caçado nada. Na volta, porém, nenhum deles ficou parado. Só pararam quando já não conseguiam carregar mais nada; Jinbao e Ye Yi estavam cobertos de animais pendurados pelo corpo.
Ye Xiaojin ainda escondeu alguns dentro do espaço. Xiao Moyé carregava com uma das mãos um estúpido cervo-d’água, enquanto ela própria conseguira, como desejava, abraçar uma cabra viva, fêmea e leiteira. Finalmente teriam leite de cabra para ajudar o avô a recuperar a saúde.
A princípio, ela também pensara em capturar algumas galinhas-d’angola das montanhas para criá-las em casa e recolher seus ovos. Mas, vendo que em casa mal havia comida suficiente para uma refeição, seria ainda mais impossível retirar grãos naquele momento para alimentar galinhas.
Com uma cabra leiteira, tudo ficaria mais fácil. Bastaria que Ye Er trouxesse diariamente, ao retornar das montanhas, algumas ervas que a cabra pudesse comer, e assim teriam leite à disposição.
Página (2/3)
Página (3/3)
Quando os quatro retornaram à aldeia, carregados de despojos, o céu ainda não havia escurecido. Era inevitável que os moradores os vissem, mas nenhum dos quatro deu importância.
Embora Ye Hong tivesse sido avisado antecipadamente por Ye Xiaojin de que talvez passassem a noite nas montanhas, eles haviam ficado fora por duas noites seguidas. Apesar de saber que Xiao Moyé e os outros estavam ao lado dela para protegê-la, ele continuara muito preocupado. Agora, ao vê-los voltar sãos e salvos, finalmente se tranquilizou.
Com uma mina de sal que permitia refinar sal, Ye Xiaojin já não precisava economizar o sal que recebera anteriormente como recompensa do sistema. Pediu a Ye Yi e aos outros que limpassem e preparassem os animais caçados. O que não conseguissem comer, deveriam esfregar com sal e transformar em carne curada, deixando-a secar ao ar.
Ela pegou algumas melancias e entregou-as ao velho Zhuang, pedindo que as cortasse para refrescar todos. Depois, foi ao quarto do avô e colocou dezenas de melancias debaixo da cama. Embora Ye Hong se lembrasse de a neta ter dito que um taoísta lhe dera um espaço, ainda assim ficou profundamente chocado ao vê-la tirar tantas melancias do nada.
— Pequena Bao, jamais mostre esse tesouro diante de outras pessoas.
A riqueza desperta a cobiça. Ele advertiu a neta com severidade.
Ye Xiaojin não ousou dizer que Xiao Moyé já havia descoberto o segredo. Apenas assentiu obedientemente.
Depois de retirar dezenas de melancias, o espaço voltou a ficar mais folgado, e ela aproveitou para guardar às escondidas um pouco de carne fresca.
Kang’an levou à senhora Wang as roupas que ela havia terminado de costurar. Depois de deixá-las, quis ajudar a preparar os animais selvagens, mas Ye Xiaojin não permitiu.
Entregou-lhe duas melancias: uma para que levasse para casa e outra para que entregasse à família de Xibao.
A menina partiu alegremente.
Como os outros ainda estavam limpando os animais e o jantar não havia sido preparado, Ye Xiaojin colocou novamente a cesta nas costas e foi até a casa do chefe da aldeia.
Quando chegou, a família do chefe estava jantando. Ao vê-la levar melancias, todos ficaram radiantes. Naquele ano de seca, até beber água era difícil; quem poderia esperar comer melancia? Apenas Ye Xiaojin tinha capacidade para encontrar melancias nas montanhas.
Como chegara durante a refeição, ela não permaneceu por muito tempo. Deixou as melancias e saiu.
— Ouvi dizer que ela e o marido voltaram com os acompanhantes trazendo uma enorme quantidade de animais caçados. Por que ela só distribuiu melancias e não dividiu também um pouco da carne? No começo, não ficou decidido que todas as presas seriam repartidas igualmente? — disse Zhang, esposa de Li Yun.
— Exatamente. Também ouvi dizer que ela pediu à avó de Kang’an e à viúva Zhang que costurassem roupas, pagando três quilos de grãos a cada família. Eu e minhas cunhadas também sabemos costurar. E, se nosso trabalho não for bom o bastante, a mamãe certamente sabe; a habilidade dela não é inferior à da viúva Zhang. Por que não nos chamou para fazer o serviço? — acrescentou Li Mei, a filha mais nova.
Ao ver a cunhada concordar, Zhang se animou ainda mais:
— Hum! Há pessoas que se esquecem de quem as ajudou. Nem se lembram de que, no começo, quando ela era apenas uma menina insignificante, ninguém na aldeia sequer a conhecia. Se não fosse pelo apoio do sogro, os moradores jamais teriam obedecido a ela ou aceitado acompanhá-la às montanhas. Agora todos precisam ouvi-la para tudo, e quem ainda se lembra de que o sogro é o chefe da aldeia?
— Insolente!
O chefe da aldeia berrou e bateu com força os hashis que segurava sobre a mesa.
Página (3/3)