Capítulo 36: Pesadelo
A idosa, ao ouvir aquilo, assentiu concordando, mas hesitou antes de dizer: "Xiaojin, será que posso deixar Cui'e trabalhar comigo? Ela é jovem, rápida, e seu bordado é o melhor do vilarejo. Dividirei o pagamento com ela."
Ela não era tola a ponto de querer distribuir os mantimentos sem motivo, mas temia não ser ágil o bastante e acabar prejudicando os planos de Xiaojin. Além disso, Cui'e era, depois da família Ye, quem mais cuidava deles.
Zhang Cui'e, ou a "Viúva Zhang", como era conhecida, não era alguém que Ye Xiaojin conhecesse bem. Notou-a apenas porque a jovem era muito dedicada aos seus exercícios diários. Com pouco mais de vinte anos, viúva e mãe de uma criança, não demonstrava tristeza; estava sempre sorridente, sendo uma pessoa aberta e eficiente. Ye Xiaojin simpatizava com ela, então assentiu: "Está bem. Depois de terminar, cada uma receberá três quilos de grãos como pagamento. Vamos encontrá-la agora e depois mediremos o tamanho para o vovô e os outros."
Dito isso, sem esperar que a Vovó Wang dissesse mais nada, puxou-a em direção à casa de Zhang Cui'e.
Ao ouvir a proposta, Cui'e aceitou prontamente, pegou a fita métrica e acompanhou as duas até a casa dos Ye. Ye Xiaojin gostava daquela presteza.
Após tirar as medidas dos dois idosos, mediu Ye Yi e Ye San. Como Zhaocai e Ye Er não estavam, e tinham porte semelhante ao de Ye Yi, usariam as medidas deste como referência.
Jinbao, observando tudo pela janela, lançou um olhar melancólico ao seu mestre. Sua bagagem fora perdida durante a luta contra os homens de preto, e agora ele só tinha a roupa do corpo.
"Que falta de compostura. Quando voltarmos à capital, eu farei dez ou oito conjuntos para você", disse Xiao Moye, lançando-lhe um olhar severo. Ele não via que ele mesmo, o mestre, também não tinha nada? Aquela mulher, por outro lado, era gentil demais com seus subordinados.
Ye Xiaojin não se importou com o que o par mestre-serviço pensava. Vendo que Zhang Cui'e tirava as medidas com eficiência e calculava o tecido, ela hesitou, depois buscou o rolo de algodão fino que pretendia usar para fazer suas próprias roupas íntimas e seguiu novamente para a casa da Vovó Wang.
Ela ainda não se acostumara com as roupas dos antigos, especialmente as íntimas, que lhe davam uma sensação de insegurança. Antes, com a Vovó Wang, ficava sem jeito de pedir que a idosa costurasse algo tão pessoal, mas com a prática e desinibida Zhang Cui'e, não pretendia mais se sacrificar. Podia até matar alguém com uma faca, mas usar agulha e linha para costurar... ah, isso era outro assunto.
Ao ver o desenho, os olhos de Zhang Cui'e brilharam: "Senhorita Ye, que engenhosidade." Enquanto falava, suas mãos não paravam; pegou o tecido e começou a cortar de acordo com as medidas.
Após o jantar, Ye Xiaojin saiu novamente. Queria esperar que Xiao Moye estivesse dormindo para voltar; a calada da noite era ideal para conversas, e se ele perguntasse sobre o dia, teria como despistá-lo.
Chegou à casa de Cui'e, onde uma luz de vela iluminava o ambiente. Era uma vela que o falecido marido de Cui'e trouxera de uma expedição; ela nunca tivera coragem de usá-la, mas hoje decidira acendê-la.
Cui'e costurava justamente a peça íntima de Ye Xiaojin. Sua filha de três ou quatro anos, Xiaomi, brincava com um cachorrinho de barro, sentada quietinha ao lado. Ao ver alguém entrar, sorriu timidamente, observando com olhos curiosos e brilhantes aquela pessoa que se vestia como o papai, mas era mais bonita que a mamãe.
Ye Xiaojin não tinha experiência com crianças pequenas, então as duas ficaram se encarando, trocando sorrisos em um ciclo interminável.
Cui'e riu e a socorreu: "Está quase pronto. Se eu me apressar hoje, amanhã de manhã terminarei tudo, e à tarde já podemos começar aquelas mochilas."
"Não tenha pressa, não se canse", disse Xiaojin, embora, se não fosse pelo desejo de evitar Xiao Moye naquela noite, teria pedido que ela descansasse para poupar os olhos e a vela.
"Não se preocupe, estou acostumada. Mas aquela sua mochila, que ideia brilhante! É muito mais prática que os cestos de vime. Em tempos de fartura, se fosse vendida em uma loja, certamente custaria uma fortuna. Ah, que pena..." Cui'e suspirou. Ela costumava bordar para lojas de roupas e nunca vira algo tão inovador. Sabia que todos iriam adorar, mas, com a fome reinando, quem teria dinheiro para aquilo?
Quem fala não pensa, mas quem ouve, sim. Ye Xiaojin estava justamente preocupada em encontrar trabalho para o pessoal. Se não vendia durante a seca, poderia vender na capital ou no sul. Pensando nisso, pegou um torrão de terra e desenhou alguns modelos de bolsa na mesa: "Irmã Cui'e, veja, você conseguiria fazer algo assim?"
Cui'e examinou cada um e assentiu com convicção: "Consigo."
"Irmã Cui'e, pelo que você conhece, quantas pessoas no vilarejo conseguiriam fazer essas bolsas?"
Cui'e nem precisou pensar: "Toda mulher aqui aprende a costurar com a mãe desde pequena. A habilidade varia, mas todas conseguiriam costurar algo assim. Se falarmos de um bordado mais refinado, talvez umas doze ou treze."
Ye Xiaojin tocou o próprio nariz, consciente de que a dona original do corpo não fazia parte desse grupo. Cui'e percebeu o deslize e mudou de assunto rapidamente.
Conversaram sobre outras coisas, e só quando a peça íntima ficou pronta é que Ye Xiaojin voltou para casa. A luz já estava apagada e, na penumbra, viu que Xiao Moye dormia com os olhos fechados. Ela se lavou silenciosamente, subiu na cama e deitou-se na extremidade.
Contudo, aquela noite não foi tranquila.
Em seu sonho, uma mulher de rosto indistinto esmagava seu crânio com uma cítara. O sangue escorria pela testa, e a mulher, insatisfeita, pegava uma vassoura atrás da porta para espancá-la impiedosamente.
O cenário mudou: uma estação de trem ao amanhecer, quase vazia. Um homem e uma mulher a escondiam dentro de um saco de ráfia, dizendo para não fazer barulho, que era uma brincadeira de esconde-esconde. Ela obedecia, sem soltar um pio, até que, ouvindo os passos deles se afastarem, não aguentou e gritou: "Papai, mamãe, estou com medo!"
Como resposta, recebeu socos e pontapés.
A dor no sonho era vívida. Ela só conseguia tapar a boca e chorar baixo. Tinha seis anos e sabia que não era brincadeira; eles não a queriam mais, tinham a deixado ali, naquela estação, presa no saco. Sentia tristeza, medo, desespero. O calor abafado do saco a fazia suar, e ela esperava, desesperada, pela asfixia...
Xiao Moye não estava dormindo. De olhos fechados, sentia os movimentos dela no quarto até que ela se deitou ao seu lado. Sua mente ainda estava cheia daquela melodia suave que ela cantarolara.
Até que a pessoa ao lado começou a murmurar e soluçar.
O treinamento nas artes marciais desde a infância lhe dera uma excelente visão noturna. Ele viu aquela que, durante o dia, mantinha uma postura tão firme, agora encolhida, tremendo, com o rosto pálido banhado em lágrimas, repetindo sem parar: "Estou com medo, estou com medo..."
Nunca a vira assim. Assustado, sentou-se rapidamente e tentou tocar seu rosto para despertá-la: "Acorde, rápido, acorde! Ye Xiaojin, acorde..."
A voz do homem foi interrompida bruscamente, seguida por um som pesado de algo caindo no chão e um gemido abafado de dor.