Capítulo trinta e oito: A galinha que canta ao amanhecer

Grande Tang: No início, chocando Wu Zetian No pequeno sobrado, o vento de leste soprou na noite passada. 2317 palavras 2026-07-30 01:37:59

Ao amanhecer, com o primeiro canto do galo, os portões de Chang'an se abriram. O movimento na estrada oficial nos arredores da cidade começou a aumentar, com muitos viajantes indo e vindo.

Logo cedo, na casa de chá situada nos limites da cidade, via-se uma jovem de vestes simples, porém impecavelmente limpas e arrumadas, absorta em seus livros. Aquela cena causava estranheza a quem passava. Embora o reinado de Zhenguan sob a dinastia Tang trouxesse ares de abertura cosmopolita, onde a presença pública das mulheres já não era um tabu absoluto, ver uma jovem dedicada aos estudos ao romper da alvorada era algo inédito.

"Uma mulher, afinal. Não pode prestar os exames imperiais, de que lhe serve tanto estudo?" pensavam muitos.

Movidos pela curiosidade e pelo cansaço após a longa caminhada, vários viajantes paravam na casa de chá para descansar e tomar uma xícara de chá. Em meio às conversas, descobriam que a jovem, chamada Fuxue, era uma serva adotada pelo proprietário do estabelecimento. O dono, um homem letrado que se vira obrigado a abrir o negócio por necessidade, dedicava-se a cuidar da moça, ensinando-a a ler e escrever enquanto ela o ajudava com as tarefas diárias.

Ao saberem disso, os estudiosos que viajavam para a capital ou os intelectuais que se gabavam de seu próprio talento sentiam-se subitamente curiosos. Passaram então a testar o conhecimento da jovem.

— Moça, sabe o que significa a expressão "dançar ao som do galo"? — perguntou um estudante em trajes simples.

Apesar da simplicidade de suas vestes, a jovem respondeu com um sorriso gentil e um olhar atento:
— O senhor refere-se ao General Zu Ti, que treinava o manejo da espada ainda na juventude, ao ouvir o canto do galo? O General Zu Ti é um grande herói das nossas terras centrais, que tantas vezes defendeu o povo contra invasores. Para mim, ele é um verdadeiro herói!

A resposta, clara e lúcida, arrancou aplausos dos intelectuais presentes, que não esperavam tamanha erudição de uma menina tão jovem. Animados, cada vez mais pessoas começaram a atuar como seus professores improvisados.

— Moça, conhece o poema sobre os salgueiros que dançam com o vento? — perguntava um.
— E as "Dezoito Canções da Flauta Bárbarica", já ouviu falar? — indagava outro.

As perguntas sucediam-se, todas imbuídas de um espírito de camaradagem. Vendo a dedicação da moça, os estudantes, que também aspiravam ao sucesso acadêmico, sentiam-se inspirados a não negligenciar seus próprios estudos. Fuxue, por sua vez, respondia com seriedade, enquanto o dono da casa, Su Yi, sorria servindo mais chá aos clientes. Quando encontrava um clássico que desconhecia, a jovem não tentava fingir ou sentir vergonha; com a humildade própria de quem busca o saber, ela simplesmente perguntava, e os estudiosos, encantados com sua polidez, prontamente lhe explicavam.

A casa de chá fervilhava em um ambiente harmonioso. Contudo, uma pergunta abrupta, como um trovão em céu limpo, interrompeu a calmaria e atraiu todos os olhares:
— Moça, conhece a máxima sobre "a galinha que canta como o galo ao amanhecer"?

O silêncio caiu sobre o recinto. O clima, antes festivo, tornou-se pesado. Tanto os estudiosos humildes quanto os de famílias abastadas lançaram olhares de reprovação em direção ao autor da pergunta: um homem de meia-idade, de aparência distinta e altiva, sentado em um canto reservado. Ele mantinha um sorriso sarcástico, aguardando a reação de Fuxue.

Antes que ela pudesse responder, alguém se adiantou:
— Quem é o senhor? Tanta leitura para usar uma expressão tão maldosa e mesquinha?

A expressão "a galinha que canta como o galo" provém do *Livro dos Documentos* e, metaforicamente, sugere que o governo ou a ascensão de uma mulher traria a ruína à família e ao Estado. O próprio homem estava, claramente, insinuando que, por ser mulher, Fuxue não deveria se ocupar de livros.

Fuxue não conhecia a origem da expressão, mas, ao notar a tensão no ambiente, percebeu o insulto. Sem se deixar abalar — pois não devia nada àquele estranho e sequer compreendia a profundidade da ofensa — ela apenas fez uma leve reverência, com um rosto sereno:
— Peço perdão ao senhor. Como estudo há pouco tempo, desconheço tal ditado e lamento ter causado tal desapontamento. Com licença.

Ela se preparava para se retirar, mas o homem, implacável, insistiu:
— Se não conhece o significado, por que foge? Acaso o que vi antes — a moça a estudar ao amanhecer — não passava de uma encenação?

A agressividade do homem despertou a indignação de todos. Os estudantes levantaram-se, cercando-o:
— Vê-se que o senhor é um letrado, mas por que tanta amargura para com uma jovem? Em tempos de paz, que mal há em uma mulher ler para cultivar o espírito? Se o senhor se sente no direito de julgar, talvez se considere importante demais. Pela sua idade e por esses trajes simples, imagino que nunca tenha passado nos exames imperiais. Passou a vida estudando e, sem obter sucesso, agora, na velhice, dedica-se a humilhar os outros?