Capítulo vinte: A donzela desamparada
No interior da horta, Su Yi olhava para a mulher à sua frente, cujo rosto transbordava pavor. Por fim, seu coração amoleceu e a enxada, que antes pressionava a desconhecida com firmeza, foi levantada lentamente.
A mulher, cujo corpo estava inteiramente coberto de lama, pareceu perceber a hesitação de Su Yi. No entanto, sem qualquer intenção de gratidão, ela se virou bruscamente, tentando fugir imediatamente. Ao observar a direção de sua fuga, notou-se um buraco estreito, semelhante a uma toca de cão; era por ali que ela havia invadido a propriedade.
Contudo, apesar de sua reação ágil, a mulher não tinha mais condições de escapar. Além do ferimento visível que Su Yi lhe causara anteriormente, ela havia torcido o pé ao tropeçar, o que a imobilizou completamente. Percebendo que não conseguiria fugir, um lampejo de desespero tomou conta de seus olhos. Ela encarava Su Yi com tamanho pavor que parecia um cordeiro prestes ao abate.
Embora Su Yi não se considerasse um homem benevolente, ao deparar-se com aquele olhar tão puro e aterrorizado, não pôde deixar de sentir compaixão. Talvez qualquer pessoa com um pingo de consciência se comovesse diante de olhos tão límpidos e cheios de medo.
Su Yi baixou a enxada e aproximou-se para conversar.
— Quem é você? Seus pés estão feridos, não tente resistir. Deixe-me ver o seu ferimento.
Su Yi esforçava-se para suavizar o tom de voz enquanto se aproximava para examinar a lesão. Mas, para a mulher, tomada por um terror profundo, aquelas palavras eram inaudíveis. No momento em que Su Yi chegou perto, ela não teve outra opção a não ser avançar contra ele, cravando os dentes com força em seu braço.
Instantaneamente, Su Yi sentiu o braço adormecer, seguido por uma dor lancinante. Por reflexo, ele ergueu a outra mão e desferiu um golpe na cabeça da criatura coberta de lama. O impacto de um adulto, movido pela dor súbita, foi demais para ela. A mulher soltou um grito estranho e desmaiou, caindo sobre a terra úmida. Su Yi olhou para o próprio braço, agora manchado de sangue, onde a pele fora rompida pela mordida.
Embora a dor no braço fosse intensa, Su Yi não sentia ódio pela mulher; via nela apenas um ser miserável. Após ela perder a consciência, ele se levantou com dificuldade e a carregou. A mulher era pequena e delicada, e o transporte não ofereceu qualquer resistência.
Depois de retirá-la da horta, Su Yi preparou um balde de água quente e uma tigela de sopa de macarrão; era tudo o que ele podia fazer. O mundo estava repleto de mendigos, e ele mal conseguia cuidar de si mesmo. Se acolhesse todos, em breve estaria na mesma situação que eles.
Feito isso, Su Yi voltou a atenção para o ferimento e começou a limpá-lo com cuidado. Ele ouvira dizer que, às vezes, feridas poderiam infeccionar e levar à morte. Embora não acreditasse que aquele caso fosse tão grave, a origem desconhecida da mulher e seu estado lamacento o preocupavam, exigindo uma desinfecção rigorosa.
À sua frente estava um pote de aguardente forte, comprado por curiosidade. Para Su Yi, que conhecia as bebidas destiladas de seu tempo de origem, aquele licor, embora considerado excelente pelos padrões locais, deixava a desejar no sabor, mas servia perfeitamente como antisséptico.
Preparando-se psicologicamente, ele iniciou a desinfecção. Contudo, subestimou a dor. No momento em que o álcool tocou a carne viva, um grito de agonia escapou-lhe. A mão que segurava o pote perdeu o controle e o deixou cair. Com um estrondo, o vaso se estilhaçou e o aroma do álcool se espalhou pelo ar.
Talvez pelo grito de Su Yi ou pelo aroma tentador, a mulher que ele havia nocauteado começou a abrir os olhos lentamente. Ao ver a comida diante de si e, mais ao longe, o homem que a perseguira expressando uma agonia terrível, ela associou a cena às memórias de antes de desmaiar e foi tomada por um novo pavor.
Temendo o que aquele homem, que parecia sofrer tanto, poderia lhe fazer caso caísse novamente em suas mãos, o medo voltou a brilhar em seus olhos. Su Yi, percebendo o pavor da mulher apesar de sua própria agonia, tentou confortá-la:
— Não tenha medo, não sou um homem mau. Há uma tigela de sopa aí para você. Se estiver com fome, pode comer.
Apesar de a expressão de Su Yi ser feroz devido à dor, fazendo-o parecer tudo menos alguém bondoso, a mulher não se importou. Assim que ouviu o convite, começou a devorar a sopa como se estivesse preparando-se para um banquete antes da morte.
Durante esse tempo, Su Yi não a observou, ocupando-se em recolher os cacos do pote e aproveitar o restante do álcool. Desta vez, preparado para a dor, conseguiu suportar o processo. Após limpar o ferimento, ele o enfaixou com uma gaze, pois, na Dinastia Tang, onde a medicina era rudimentar, qualquer arranhão poderia ser fatal.
Como Su Yi não tentou ocultar seus movimentos, a mulher, ao compreender a razão daquela expressão de dor, pareceu acalmar-se. Quando a última gota da sopa foi engolida, ela finalmente falou:
— Tem... tem mais?