Capítulo 29: O Regimento de Sichuan integra-se ao Novo Sétimo Exército, todos renovam seu arsenal
— Como isso cheira bem! Este sabonete é maravilhoso.
— Quem poderia discordar? Que sensação incrível!
— Faz quase meio ano que não tomamos um banho de verdade. Hoje, finalmente, podemos nos lavar como gente.
No tanque à esquerda, centenas de soldados de Sichuan, com corpos magros e ossudos como esqueletos, transformavam a água límpida em um líquido cor de piche. Após o primeiro ensaboamento, eles seguiam para o segundo tanque, enquanto o primeiro era esvaziado. A água escoava, água fresca era trazida, e, após uma rápida limpeza, o ralo era fechado, aguardando o próximo grupo.
Como todos tiveram os cabelos raspados, não restou esconderijo para piolhos ou pulgas. Após a limpeza, formaram uma fila para a área de desinfecção, onde receberam uma camada de pó antisséptico, seguindo então para a próxima etapa: escovar os dentes — algo que, exceto para os oficiais mais abastados, nunca havia feito parte da realidade daqueles soldados.
Seguraram as escovas e, sob orientação, começaram a esfregá-las na boca.
— Esta espuma é doce!
*Pá!*
— Isso é para escovar os dentes, seu idiota, não é para comer!
Como não provavam açúcar durante o ano todo, muitos acabaram engolindo a espuma com sabor de hortelã. Zhang Lixian observava seus homens com uma ponta de desamparo, sentindo-se um pouco envergonhado. Ainda assim, era compreensível; a vida que levavam era, muitas vezes, inferior à de um camponês comum.
Depois de limpos e vestidos, todos ficaram paralisados diante dos calçados novos.
— Minha nossa! São sapatos de lona com sola de borracha! Que coisa boa!
Um veterano de Sichuan, que entendia um pouco mais das coisas, pegou o par com reverência.
— Que sapatos são esses? — perguntou Gouwazi, confuso.
— Um par desses custa pelo menos oito yuans. Você poderia vender sua própria alma e ainda não teria dinheiro para comprar um!
Oito yuans podiam comprar trinta quilos de carne de porco. Como disse o veterano, nem vendendo o rapaz ele conseguiria o valor.
— Tsc, tsc! Dois pares para cada um! Incrível, simplesmente incrível! — comentavam os soldados, maravilhados.
Muitos, porém, esconderam os sapatos e voltaram a calçar suas sandálias de palha. Para eles, aqueles calçados eram valiosos demais. O fato de terem recebido até uma camisa de baixo era algo que jamais tinham ousado imaginar. Ter dois pares de sapatos novos, então, era um luxo que não se sentiam à vontade para exibir.
Quando todos saíram, Nan Beichen estranhou ver que metade dos homens ainda usava sandálias de palha.
— Intendente! — chamou Nan Beichen.
O intendente prontamente se apresentou.
— O que está acontecendo? Não há sapatos para todos? — Após desbloquear o manual da indústria leve, roupas e sapatos eram o de menos para Nan Beichen. Ver metade de seus homens descalços o deixou irritado.
— Comandante, não é falta de suprimentos. É que eles decidiram guardar os sapatos como relíquias e não os calçaram — explicou o intendente.
Ao ouvir isso, Nan Beichen chamou por Zhang Lixian.
— Zhang Lixian, venha aqui!
Ele correu em direção a Nan Beichen.
— Comandante! — saudou, batendo continência.
— Olhe para eles. Consegue identificar o problema? — Nan Beichen apontou para os soldados, mantendo a expressão inalterada.
Zhang Lixian observou com atenção, notou as sandálias de palha e compreendeu imediatamente.
— Perdoe-me, comandante. Eles viveram na miséria por tanto tempo que têm medo. Vou resolver isso agora!
Ele caminhou até os soldados, pisou com força sobre as sandálias de palha de um deles.
— Ai! — exclamou o soldado, contorcendo-se de dor.
Fez o mesmo com outro.
— Ai! — a mesma reação de dor.
Vendo que não funcionava, pegou um pedaço de madeira e desferiu um golpe firme nas panturrilhas dos homens.
— Seus idiotas vergonhosos, tirem essas sandálias e coloquem os calçados novos! — ordenou com rispidez.
Os soldados, apressados, calçaram os sapatos de borracha e voltaram à formação. Eram todos homens subnutridos e magros; com aquele físico, como poderiam enfrentar os invasores japoneses? Os veteranos diziam que eram necessários três ou quatro deles para enfrentar um único japonês, e não era exagero.
No início da guerra, os japoneses comiam arroz e carne à vontade. Treinavam diariamente. Pergunte-se, então: o que se pode esperar de um grupo de homens esqueléticos, que comiam uma refeição rala por dia, composta de bananas cozidas em água salgada, acelga, sopa de arroz e ervas selvagens, sem saber o gosto de carne por meses a fio? O soldo, quando existia, atrasava meio ano.
O pouco que chegava às mãos dos soldados era irrisório. Imagine um homem forte e bem nutrido enfrentando três ou quatro famintos e esqueléticos. O desfecho era previsível.
Nos filmes, os soldados aparecem fortes e saudáveis, sem qualquer sinal de desnutrição. Tantas produções sobre a resistência ao Japão fazem parecer que derrotar o inimigo era tão simples quanto abater galinhas. Devemos honrar a história, mas não podemos ser ingênuos como nas produções fantasiosas. Achar que matar o inimigo é fácil é um desrespeito profundo aos verdadeiros heróis.
E as histórias sobre as unidades de espadas largas? Se ainda houvesse um veterano dessas unidades vivo para dar uma entrevista, provavelmente diria: "Que se dane quem inventou essas histórias! Se tivéssemos armas e munição, quem, em sã consciência, usaria uma espada para enfrentar o inimigo?". Também dizem que os japoneses descarregavam as armas antes de usar a baioneta — pura balela. Se houvesse distância e oportunidade, eles disparavam. Ninguém brinca com a própria vida. Além disso, as espadas eram mais curtas que os fuzis com baionetas e muito pesadas, exigindo uma força que os soldados famintos não tinham.
Após a troca de uniformes, todos foram levados ao refeitório para uma refeição reforçada. Ao entrarem, os soldados de Sichuan finalmente entenderam o que era uma comida de verdade.
— É tudo para nós? — perguntaram, olhando maravilhados para as grandes bacias de carne.
— Não sei... — responderam, mas ao verem os primeiros da fila recebendo carne, a emoção tomou conta.
— É para nós mesmo! — exclamaram, salivando.
Cada um recebeu duas porções de carne, uma de vegetais e uma tigela de sopa de ovos. Aquilo era um banquete superior a qualquer ceia de Ano Novo que já tivessem experimentado. Eles tiveram sorte de chegar ao Sétimo Exército; em qualquer outra unidade, jamais teriam um tratamento como aquele.