Capítulo 34: Vou aproveitar a vida

Eu Sou a Senhoria no Apocalipse Entusiasmo pelos livros de lazer 2230 palavras 2026-07-30 01:20:16

Su Tao imediatamente deixou de lado o comportamento rude e perguntou com cortesia e polidez:

— Com licença, o senhor seria o Sr. Mei?

Zhuang Wan ficou boquiaberta com a rapidez da mudança de atitude dela.

O velhinho junto à janela ouviu a voz e virou-se lentamente. Foi então que Su Tao e Zhuang Wan perceberam que ele estava em uma cadeira de rodas. A cadeira, coberta de ferrugem, parecia pouco flexível e emitiu um rangido estridente ao girar.

O idoso tinha as têmporas grisalhas e uma aparência cadavérica. O casaco largo e puído tornava sua figura ainda mais frágil, e os óculos que sustentava sobre a ponte do nariz tinham uma das lentes quebrada, um sinal claro de que não estava sendo bem cuidado.

Ele ajeitou os óculos, curvou-se para olhar para as duas e perguntou com dúvida:

— Quem são vocês?

Su Tao aproximou-se, agachou-se para ficar na altura dos olhos do velho e disse educadamente:

— Sr. Mei, viemos de Taoyang. Gostaríamos de pedir sua ajuda para planejar o uso do solo em Taoyang e realizar alguns projetos de design espacial para a nossa comunidade.

Ao ouvir isso, Mei Hongyi tentou girar a cadeira de rodas de volta, como se não quisesse vê-las.

— Quem as mandou aqui? Por acaso não lhes disseram que os meus projetos são utopias? Neste mundo, nada disso pode ser realizado.

Su Tao segurou firme o braço da cadeira de rodas e disse com seriedade:

— Eu vi suas obras, por isso vim procurá-lo. Taoyang precisa de um designer como o senhor. Sr. Mei, não se apresse em recusar. Que tal se eu o levasse para conhecer Taoyang? Se você achar que o lugar é digno do seu olhar, por que não se instalar lá? Eu cuidarei da sua acomodação e da sua vida dali em diante.

Mei Hongyi tirou os óculos e, com seus olhos turvos, olhou para ela, soltando um riso:

— Pequena, você pretende cuidar de mim até o meu fim?

Su Tao respondeu com sinceridade:

— Se o senhor estiver disposto, sim.

Mei Hongyi começou a rir alto:

— Então vamos. Meus ossos velhos ainda servem para alguma coisa. Como você se chama, pequena?

— Su Tao. Tao de pêssego.

— Muito bem, menina Tao. Vou finalmente ter um pouco de paz.

Guan Zining, que tinha saído para encontrar um lugar onde estacionar, chegou naquele momento e, junto com Zhuang Wan, ajudou a colocar o senhor no veículo. Su Tao, por sua vez, ficou para trás para ajudar a recolher a bagagem.

Os pertences do velho eram escassos; ele não tinha sequer uma muda de roupa. O que pôde levar resumia-se aos seus materiais de desenho e a uma pilha de projetos "utópicos".

Su Tao pegou um dos papéis ao acaso. O desenho detalhado à mão esboçava o canto de um parque, com bancos em estilo de canteiro, árvores plantadas para fazer sombra e, ao longe, uma fonte com esculturas onde crianças brincavam com a água...

Havia também o plano de uma escola, com áreas de ensino, dormitórios, uma pista de atletismo larga e impecável, e campos esportivos com todos os equipamentos necessários...

Esse era o mundo que habitava o coração do Sr. Mei. E também o dela.

Ao ver o idoso sendo levado, Tan Fangchun aumentou o tom de voz e gritou:

— Ei, ei, ei! O que vocês estão fazendo?

Su Tao respondeu:

— Ele não consegue pagar o que deve, por isso vamos levá-lo conosco. Se você estiver disposta a quitar a dívida, nós o deixamos ficar.

Como Tan Fangchun iria querer pagar a dívida do velho? Ela respondeu prontamente:

— O que ele deve não é problema meu. Se quer levá-lo, leve-o de uma vez.

Dizendo isso, com medo de que Su Tao a obrigasse a pagar, ela entrou em casa e bateu a porta com força.

Zhuang Wan admirou a cena, sussurrando:

— Você é mesmo incrível. Essa mulher é pura ganância; se ela soubesse que o Sr. Mei vai para Taoyang, seria capaz de fazer um escândalo para tirar proveito e não deixá-lo ir.

Mei Hongyi sorria, sem saber se tinha ouvido ou não.

Guan Zining, vendo o entusiasmo do velho, pensou que ele era apenas mais uma pessoa corrompida pelos doces discursos de Su Tao. Isso a deixou ainda mais decidida: ela não se deixaria levar por essa mulher. Manteria distância de qualquer "doce" que ela oferecesse e resistiria com firmeza.

Após acomodar o senhor no banco de trás, Su Tao tirou uma marmita da mochila:

— Já passou da hora de comer, e não há muito por perto. Vamos comer esta marmita por enquanto, e mais tarde eu as levo para um restaurante.

Guan Zining, ao receber a comida, hesitou por um momento, mas acabou abrindo e comendo. *Na próxima refeição, eu resisto*, pensou.

Su Tao, temendo que o Sr. Mei tivesse dificuldade para mastigar devido à idade, amoleceu o arroz da marmita com um pouco de água quente e separou os legumes mais macios para misturar, entregando-lhe a porção.

Mei Hongyi olhou para a tigela de arroz e perguntou:

— É arroz branco?

Su Tao assentiu.

Mei Hongyi ficou paralisado por um instante e começou a comer devagar, uma pequena colherada por vez. Entre uma garfada e outra, ele começou a divagar:

— O sabor de vinte anos atrás... Será que ainda existe algum lugar onde se cultiva arroz?

— Lembro-me de que, quando criança, os campos de arroz da minha família eram enormes. Minha mãe tinha de gritar bem alto do outro lado da plantação, e o som ecoava longamente pelas margens do campo.

— Correr de um lado ao outro do campo me deixava sem fôlego. Nada como hoje, em que mal podemos esticar o braço sem nos preocupar se estamos invadindo o espaço do vizinho.

As três jovens presentes nunca tinham visto campos de arroz tão vastos e mal conseguiam imaginar a cena. Era assim o mundo antes do apocalipse? Tão livre e sem restrições?

Mei Hongyi comia com satisfação, como uma criança grande.

Após a refeição simples, Guan Zining continuou dirigindo, sob a estrita ordem de Su Tao de ir devagar por causa do idoso.

Mei Hongyi olhou pela janela, semicerrando os olhos:

— Vinte anos... não há como voltar atrás.

Su Tao seguiu o seu olhar e viu dois prédios em ruínas, prestes a desabar, com roupas penduradas nas janelas. Ao olhar para baixo, percebeu que aquele local devia ter sido a entrada de um parque, expropriado após o fim do mundo para a construção de prédios que abrigassem mais pessoas.

Ela se lembrou dos desenhos de parque do Sr. Mei. De fato, não havia como voltar atrás.

— Se não podemos voltar, vamos construir um novo — disse ela, de repente.

Mei Hongyi estremeceu e, então, começou a rir:

— Menina Tao, você é jovem, mas tem uma ambição grande. Neste apocalipse, onde haveria tanta terra?

Su Tao respondeu:

— Logo haverá um terreno precisando de seus planos. Vamos fazer exatamente como você imaginou.

Mei Hongyi não se convenceu:

— Que pretensão. Você tem poder para decidir isso?

Su Tao respondeu com firmeza:

— Eu tenho. O senhor pode colocar as mãos à obra. Somos iguais, todos nós queremos um lar confortável, seguro e com um ambiente agradável, não queremos?

Mei Hongyi sentiu que, além dos olhos estarem turvos, sua audição devia estar falhando. Como ele poderia ouvir, neste mundo, uma jovem nascida no apocalipse dizer que queria um lar confortável, e não apenas um cubículo para amontoar pessoas?

Mas ele desejava que essa falha auditiva continuasse:

— Sim.

Su Tao abriu um sorriso que, naquele dia de abril, iluminou a decadência do fim do mundo.