Capítulo 54: A Pequena Estratégia do Jovem Mestre Liang
Na tarde do dia seguinte, Liang Yuchen ligou para dizer que o trabalho estava muito agitado e que talvez não pudesse ir.
Qin Buyu respondeu com um simples "entendido" e não pensou muito no assunto.
Às nove da noite, como ele ainda não havia aparecido, ela levou os dois pequenos para o quarto para dormir.
Próximo às dez horas, contudo, foi despertada pelo toque do telefone em meio ao sono. Apressou-se em colocá-lo no silencioso e correu até a porta do quarto para atender.
— Onde vocês estão?
Qin Buyu achou a pergunta bastante estranha. Ela e as crianças estavam na casa do avô, e ele sabia muito bem disso.
Ainda assim, respondeu em tom gentil:
— Na casa do vovô.
— Eu ainda não vi as crianças hoje! — O tom dele ao telefone fez com que Qin Buyu sentisse como se ele estivesse sofrendo alguma injustiça. — Por que você não as trouxe para cá?
— Eu... você também não me pediu para ir — pensou ela, mas respondeu em voz alta: — Hoje eles já pegaram no sono. Quer que eu os leve amanhã?
— Não, quero vê-los hoje à noite. Se não os ver, não consigo pregar o olho.
Qin Buyu ficou sem palavras. Já lhe dissera que as crianças estavam dormindo, e ele ainda insistia em um pedido tão absurdo. Além do mais, se queria tanto vê-las, bastava vir até ali; para que inventar de ligar?
Como ela demorava a responder, Liang Yuchen tornou a falar:
— Posso ir até aí agora, mas ir e voltar é muito cansativo, e preciso acordar cedo amanhã.
E daí?
O que ele quis dizer com isso? Se estava cansado, era só pedir ao motorista que o levasse e trouxesse; ela não entendia o porquê de ele ter ligado especificamente para lhe dizer aquilo.
Antes que pudesse retrucar, ouviu-o dizer do outro lado:
— Já dispensei o Lao Ding por hoje.
Qin Buyu pensou em sugerir que ele usasse o motorista do avô, mas logo julgou inadequado. O avô já devia estar dormindo, e requisitar o motorista dele sem avisar seria uma falta de educação. Sem contar que o motorista do avô também já deveria ter encerrado o expediente.
Os dois permaneceram em um impasse ao telefone, o silêncio tão denso que conseguiam ouvir a respiração um do outro.
Quando Qin Buyu já não sabia mais o que fazer, Liang Yuchen soltou mais uma:
— Mas posso me ajeitar no sofá por uma noite. Vou embora assim que clarear, o vovô nem vai ficar sabendo. Só preciso que você seja bondosa e me abra a porta.
Ora vejam só, era a isso que ele queria chegar.
O que Qin Buyu podia fazer? Não deixá-lo vir parecia falta de coração; deixá-lo vir equivalia a concordar tacitamente em hospedá-lo ali. De um jeito ou de outro, a culpa acabaria recaindo sobre ela.
— Não vou acordar as crianças — prosseguiu Liang Yuchen. — É que simplesmente não consigo dormir sem dar uma olhada nelas. É claro, se você não concordar, paciência. No máximo, tomo alguns comprimidos para dormir.
Ao ouvir que ele precisaria recorrer a remédios para conseguir o repouso, Qin Buyu perdeu a firmeza e apressou-se em responder:
— Então me ligue quando chegar que eu abro a porta.
— Combinado! — A empolgação na voz dele do outro lado era tamanha que até uma pessoa surda conseguiria perceber.
Meia hora depois, Qin Buyu recebeu a ligação dele, desceu para abrir a porta e os dois subiram sorrateiramente, feito agentes secretos, até entrarem no quarto.
Niannian e En'en dormiam profundamente, sem a menor ideia de que o pai deles, o distinto jovem mestre Liang, usava a desculpa de visitá-los para ter um encontro furtivo com a mãe no meio da noite.
Desempenhar o papel de mera comparsa em sonhos parecia não causar prejuízo algum.
Liang Yuchen permaneceu de pé junto à cama por um instante, virou-se e viu Qin Buyu estática e sem jeito à porta, então perguntou em voz baixa:
— Por que você não entra?
Nesse momento, Qin Buyu já se arrependia amargamente de tê-lo deixado entrar.
Na residência anterior, pelo menos ele dormia no escritório e não dividia o mesmo aposento com ela; agora, ao fugir para a casa do avô, acabou por se ver dividindo o mesmo teto.
Sabendo perfeitamente que fora alvo de uma armação dele, ela não tinha a menor saída e ainda acabara por recebê-lo de portas abertas.
Chegados a esse ponto, faltava-lhe coragem para expulsá-lo, e ela ainda sentia pena por ele ter vindo de tão longe àquela hora só para ver os filhos. Hesitou um pouco e propôs:
— Quer saber? Eu durmo no sofá. Você dorme com as crianças.
— De jeito nenhum, nem tomei banho, estou suado — respondeu Liang Yuchen. — Eu durmo no sofá, não vou incomodar vocês.
Dito isso, lançou um olhar para as roupas dela.
Qin Buyu usava um pijama, mas, sabendo que ele viria, trocara-se às pressas por uma blusa de manga comprida, totalmente coberta do pescoço para baixo.
— Então... por que você não vai tomar um banho primeiro?
Com ele em pé ao lado da cama, como ela teria coragem de se deitar para dormir?
Percebendo talvez o embaraço dela, Liang Yuchen não acrescentou mais nada e seguiu obedientemente para o banheiro com roupas limpas.
Quando Liang Yuchen retornou, encontrou Qin Buyu deitada na beirada da cama, virada de costas para ele.
— Já dormiu? — perguntou ele em tom suave.
Naturalmente, ela não estava dormindo, mas permaneceu imóvel, fingindo um sono profundo.
Liang Yuchen começou a falar sozinho:
— Eu queria te avisar que amanhã vou viajar a trabalho para outra cidade e devo ficar fora por cerca de uma semana.
Ao saber da viagem, seus nervos, até então retesados, relaxaram um pouco; pelo menos nos dias seguintes não precisaria temer que ele recorresse àquela mesma artimanha para dividir o quarto com ela.
Logo em seguida, porém, sentiu um leve aperto no peito. Se as crianças ficassem uma semana sem vê-lo, certamente sentiriam muita falta, e isso a fez achar que o comportamento dele naquela noite era, afinal, compreensível.
Enredada nesses pensamentos desconexos, acabou por adormecer embalada pelo cansaço.
Ao despertar, notou que o sofá estava vazio e que Liang Yuchen já havia partido havia algum tempo.
Tudo aquilo parecia um sonho, até que, ao entrar no banheiro, deparou-se com as roupas usadas dele dentro do cesto de lavar.
A tia Li subiria logo mais para fazer a faxina e, se visse aquilo, a presença de Liang Yuchen ali na véspera viria à tona. Tomada por esse pensamento, e esquecendo-se da timidez, Qin Buyu separou as roupas dele, correu para o banheiro para lavá-las à mão, depois as levou escondidas para a lavanderia a fim de secá-las na secadora, dobrou-as com esmero e as trouxe de volta ao quarto. No entanto, ao cruzar com a tia Li, que subia as escadas naquele exato momento, escondeu apressadamente as peças atrás das costas.
Ainda bem que a tia Li vinha de cabeça baixa e não a viu.
Esgueirou-se para o quarto e, mal acabou de guardar a roupa de Liang Yuchen no armário, ouviu a voz da tia Li do lado de fora:
— Jovem senhora, o café está pronto, já pode se levantar.
Qin Buyu abriu a porta e respondeu, um tanto sem graça:
— Tia Li, eu já não sou mais a jovem senhora. De agora em diante, faça como o vovô e me chame apenas de Buyu.
— Está bem, está bem. E as crianças? — inquiriu a mulher.
— Ainda estão dormindo! — disse Qin Buyu em voz baixa. — Assim que acordarem, eu os levo para baixo. Peça para o vovô e para os avós começarem sem nós, não precisam nos esperar.
A tia Li assentiu e retirou-se escada abaixo.
Qin Buyu soltou um suspiro de alívio ao vê-la descer, mas, ao se virar, levou um enorme susto ao dar de cara com os dois pequenos, que haviam acabado de descer da cama e estavam parados diante dela.
Dando tapinhas no próprio peito, reclamou:
— Por que vocês dois acordam e nem dão um pio?
En'en fez um bico manhoso e murmurou:
— Mamãe, fiz xixi na cama.
Qin Buyu levou a mão à testa, contendo um suspiro. Aquela manhã prometia ser extremamente agitada.